Fones para surdos

Por , em 1.06.2010

Parece falar das tranças dos carecas, mas a verdade é que pesquisadores estão estudando a possibilidade de fazer um fone para surdos, para que eles também possam aproveitar músicas.

Não, o fone não vai operar um milagre e fazer com que uma pessoa que não tem audição ouça algum som, mas usa o conceito da sinestesia: o usuário sente a música através de vibrações, do toque.

Em vez de ser usado nas orelhas, o aparelho seria usado como um colar, no pescoço – áreas mais sensíveis às vibrações. Além disso, ainda há um controle similar ao do volume, para que as vibrações possam ser aumentadas ou diminuídas.

Como a Cruch Gear, a fabricante dos fones revolucionários, acredita, algumas pessoas que não tenham problemas de audição também vão querer experimentar o aparelho. [Gizmodo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • zyzmo:

    e oculos para cego

  • Renato Bueno:

    No meio dos guitarristas existe uma lenda…
    Para quem não sabe, a guitarra eletrica, só faz “barulho” quando ligada a um amplificador, o som da guitarra desligada é muito baixo.

    A lenda é que: Se usarmos da maneira certa, uma cama (essa que você dorme) pode virar um amplificador, mesmo se a guitarra estiver desligada…

    A lenda é em parte verdadeira, por que a vibração das cordas da guitarra vão passar pela estrutura da cama e vão chegar ao seu corpo, uma vez no seu corpo o som vai passar pelos musculos, pele e ossos…
    O som é amplificado, mas só para quem está deitado na cama…

    É estranho pensar em som saindo de objetos, mas até já ouvi um programa de radio que foi captado pelas linhas de alta tensão e amplificados com a ajuda de arcos voltaicos em uma árvore perto da linha…

    Sei, parece maluquice, mas veja bem, você é estranho, mas o universo é BIZARRO.

  • Leandro R:

    tá, daki uns dias lançam um kit com microfones para mudos…

  • Ale:

    Eu experimentaria. Uma vez coloquei meu celular na boca pra segurá-lo enquanto guardava algo na mala. Resultado… som bem mais nítido já que além da caixa nasal ser ligada a boca e ouvido, a vibração vem diferente…
    Se isso for bom será que simularia, por exemplo a vibração de um show? : )

Deixe seu comentário!