Ouça o som de anéis de árvore em um toca-discos

Por , em 30.09.2014

O artista Bartholomäus Traubeck criou uma vitrola personalizada capaz de “tocar” fatias transversais de troncos de árvore.

O resultado é a música “Years” (em português, “Anos”), uma gravação de áudio dos anéis de árvores sendo lidos por um computador e transformados em música, de forma parecida com uma agulha de toca-discos lendo os sulcos de um LP.

Mas, calma: os anéis de árvores não estão realmente sendo tocados, no sentido musical da coisa. Eles estão na verdade sendo “interpretados”, “traduzidos” para a linguagem da música. Ainda assim, a canção de fato varia de acordo com cada nova peça de madeira colocada sobre o prato giratório.

O toca-discos usa uma câmera PlayStation Eye e um motor de passo para capturar dados dos anéis e retransmiti-los para um computador. Um programa chamado Ableton Live então transforma esses dados em uma música de piano.

O resultado é um pouco macabro, ou até misterioso, não é mesmo? Daria uma boa trilha sonora para um filme de suspense. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Cesar Grossmann:

    Quantos aqui sabem o que é um toca-discos ou que as músicas dos Beatles eram distribuídas em discos para serem ouvidas em um?

Deixe seu comentário!