Formaldeído pode ter sido a base da vida na Terra

Por , em 25.04.2011

O formaldeído, substância que a ciência usa para duas funções básicas, na maioria: os taxidermistas o usam para embalsamar animais e empalhá-los, e biólogos o usam na conservação de alguns materiais e amostras. Aqueles que o utilizam sempre devem tomar cuidado, porque é notoriamente tóxico. Mas a natureza é irônica, e pesquisas recentes de uma instituição científica em Washington D.C (EUA) indicam que o formaldeído é base dos elementos básicos que formaram a Terra.

Composto de oxigênio, carbono e hidrogênio, o formaldeído é uma molécula encontrada por todo o sistema solar. É encontrado, inclusive, em meteoritos que penetram na atmosfera terrestre, e levam o nome de “formaldeído interestelar”. Foram matérias resultantes destes meteoritos os focos de estudo da pesquisa em questão.

Basicamente, os cientistas simularam, em laboratório, uma reação química a partir de formaldeído em moldes nos quais esta reação poderia ter acontecido naturalmente. O resultado disso foi uma “miniatura” do que se imagina que tenham sido os processos químicos que deram origem ao planeta, a partir de hidrogênio, oxigênio e carbono. Isso leva o cientistas a formular uma teoria na qual o formaldeído seria a base da matéria do sistema solar. [msnbc]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

15 comentários

  • Keenia:

    Glauco, você diz ser estudioso e que lê vários autores que as pessoas desconhecem, entretanto você está confundindo a origem das espécies com a origem do universo. Darwin não tem nada haver com big bang ou criacionismo.

    • Glauco Fumado:

      É pq vc não conhece os ensinamentos do meu mentar McCanney.

  • Glauco:

    Para Glauco,
    É claro!

  • Para Glauco:

    Glauco você é meio lelé da cuca não?

  • Lucas:

    Eu intendi tudo o que Glauco disse, (eu tambem não sou cientista mas pesquiso bastante sobre curiosidasdes na internet, não tanto quanto o Glauco mas aprendo muitas coisas) o que eu não intendi, é por que o hypescience disse que foi com o formaldeído que o planeta surgiu.

  • Glauco:

    Mais uma vez: Ciência porca!

  • Glauco:

    Se a hipótese nebular estivesse correta, todos os planetas seguiriam a mesma trajetória (seja horária ou antihorária), estariam todos no plano do Sol (e não no plano de Júpiter), e estariam todos inclinados na mesma posição.

    Claro que não é isso o que acontece, basta ver que alguns planetas giram em direção contrária, tanto em rotação quanto em translação. Além disso, cada um apresenta uma inclinação diferente em relação a seus eixos. Claro que prá explicar essas diferenças, a nasa apela para “impactos planetários colossais”, justamente o jogo de bilhar que eles mesmos negam outras horas.

    Essa teoria é “misteriosa” pq não se encaixa nas observações e ninguém conseguiu encaixar nada aí nos últimos oitenta anos. Ou seja, é falsa. O Sistema Solar se formou por processo de captura, não por nebulosas rodantes…

  • Glauco:

    Cesar,
    Mais uma vez foi prá moderação pq usei uma palavra em caixa alta. Mas a resposta foi boa e instrutiva se tiver interesse.

  • Glauco:

    Cesar,
    Não fico sentado numa poltrona confortável com a boca aberta vendo a vida passar.

    Simplesmente leio livros de autores que você desconhece, mas com muito mais senso de noção do que os seus. Não sou cientista (na verdade sou “cientista da computação”), mas faço minhas próprias pesquisas (livros dos outros) prá não ficar igual a cego em tiroteio no meio de tanta teoria porca.

    Aí venho nesses sites prá ver se dá prá tirar alguma luz da cabeça de alguém… pq, prá mim, quem frequenta esse tipo de site tá buscando a verdade. Quem quiser aceite, dou sempre as fontes. A diferença é que o que eu digo pode ser comprovado por qualquer um com um pouco de esforço.

    “Como assim??”. Bem, não sei se vc acredita em OVNIS ou não, mas não importa, é só um exemplo. Os cientistas vivem buscando teorias para a existência ou não de seres extraterrestres, e cada vez mais a voz que soa do meio científico é que eles não existem ou que não podem nos visitar de forma alguma. Como sempre, arrogantemente, teorizando apenas com seus pontos de vista limitados. Mas como você diria isso prá alguém que já viu um OVNI gigante a poucos metros de distância?

    O resto deixo para sua consciência. Espero que sua intuição seja tão grande quanto seu intelecto.

  • Cesar:

    Lucas, o formaldeído está sendo investigado como um dos possíveis componentes que deram origem à vida no nosso planeta. A teoria mais aceita para a origem do planeta é chamada de hipótese nebular, que, resumindo, afirma que uma nebulosa entrou em processo de colapso gravitacional, criando uma estrela em seu centro e um disco de matéria em torno desta estrela, e este disco, chamado de “disco protoplanetário”, deu origem aos planetas. Ainda existem muitos mistérios para resolver na hipótese nebular, se você se interessar pelo assunto, é uma área de pesquisa fascinante, e você pode fazer descobertas importantíssimas, basta estudar e trabalhar.

  • Bruno Juncklaus:

    E é ÓBVIO que o Glauco sabe que isso é somente uma Teoria, né Glauco? 😀

  • Bruno Juncklaus:

    Não, segundo a TEORIA foi o processo químico que eles simularam(que utiliza o formaldeído) que deram origem ao planeta, juntamente com o hidrogenio, oxigenio e carbono.

    Formol *-*

  • Glauco:

    Mais uma pesquisa tentando provar como a vida se formou na Terra… e o pior é que essa ciência porca só sabe correr atrás de Darwin, não conseguem pensar em nada diferente.

    Ciência porca!!

  • Lucas:

    Desculpem o meu Português…

  • Lucas:

    “O resultado disso foi uma “miniatura” do que se imagina que tenham sido os processos químicos que deram origem ao planeta, a partir de hidrogênio, oxigênio e carbono.”
    Pora favor alguem me esplica foi o formaldeído q deu origen ao planeta e ou a origem da vida na terra?

Deixe seu comentário!