Fórum internacional tenta salvar os tigres do mundo

Por , em 23.11.2010

Os tigres estão criticamente ameaçados de extinção. Apenas cerca de 3.200 ainda sobrevivem em estado selvagem, e esses números continuam a declinar nas florestas de 13 países asiáticos onde eles ainda caminham livremente. Apenas seis das nove subespécies reconhecidas de tigre ainda sobrevivem.

Apesar dos recentes esforços nacionais e internacionais para salvar os tigres, os grandes felinos estão desaparecendo fora de cativeiro. A destruição do habitat desempenha um papel importante, mas é a continuação do abate ilegal de tigres selvagens que tem um efeito devastador, especialmente nos últimos anos.

Agora, líderes mundiais (representantes de diversos governos), grupos de conservação e os principais doadores estão se preparando para uma conferência de quatro dias com o objetivo de encontrar uma estratégia global viável que salve os tigres da extinção.

O fórum é organizado pelo primeiro-ministro russo Vladimir Putin e pelo Banco Mundial em São Petersburgo. O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, é quem está por trás dessa iniciativa. Segundo ele, essa pode ser a última chance para o tigre.

Esse fórum marca o ponto culminante do projeto de Robert, e é a primeira vez que representantes dos 13 países que são habitat para o tigre se reunirão.

Associações criminosas vendem peles, ossos, garras e até carne de tigre em um mercado negro global florescente. A demanda por partes de tigre consideradas amuletos, ou vistosas coleções particulares, além de efeitos medicinais, nomeadamente tradicionais, continua forte.

Na última década, as autoridades em 11 dos 13 países apreenderam restos de mais de 1.069 tigres. Esses números não incluem o resto do mundo, ou ações ilegais que têm evitado a detecção. Diminuir a demanda por peças de tigre e educar o público tem sido uma meta consistente dos conservadores ao longo dos últimos dois anos.

Diversas celebridades têm ajudado na campanha, dando rostos e vozes famosas para a luta contra o tráfico de partes de tigre. O ator Leonardo DiCaprio foi um desses suportes. Porém, talvez o mais importante para o público nos países que são habitats de tigres é o herói de ação Jackie Chan. O nativo já estrelou vários anúncios de serviço público de alerta contra a compra de qualquer produto que afirme conter partes de tigre.

Além de apontar as contribuições de Hollywood, Zoellick elogiou o papel de Putin na reunião, e disse que o interesse ativo do primeiro-ministro russo agiu como um catalisador, trazendo outros líderes mundiais para a discussão. O premier chinês Wen Jiabao pode estar entre os chefes de Estado presentes na Cúpula.

No entanto, embora a vontade política ao mais alto nível deve ser aproveitada, é o envolvimento dos moradores locais dos países onde os tigres habitam que será a peça-chave mais importante para decidir o destino da espécie. Nenhum rosto famoso pode fazer qualquer coisa por eles. Somente se a população se conscientizar, é que o tigre terá uma chance. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • wilson ribeiro da silva junior:

    Com certeza é o animal mais majestoso, que ja existil na terra. Essa que habita um ser chamado de humano, mas como pode este ser chamado de humano, onde o mesmo não respeita nem o familiar da propria especie.Os indianos são um monte de sem cultura, que se vendem aos britanicos ridiculos para promover a caça do tigre, mesmo em parques preservados esta pratica ocorre durante a noite, aos britanicos, gringos ridiculos que jamais preservaram sua falna, tomara que morram de sede coma falta de agua na europa. Agora os chineses e japoneses, além de ser porcos fedidos, broxas e com testiculos minuscolos, ficam inventando remedios de tigres, dizendo ser afrodiziacos, estes filhos da puta tem que ser igual, aos robos que eles criam, eles não devem fazer nada mais do que tecnologia e componente eletronicos, o que eles somente sabem fazer. Agora os russos, tomaram que moram de tanto tomar vodka, ao invés de acabar com o habitat do tigre, que a anos atraz chegou somente a 50 da especie, na siberia. Quem realmente ama este animal deveria promover, um conselho entre todos interessados, e pensar não só na preservação do tigre em seu habitat natural, como também dos animais que são sua presa, mas também um projeto de adapatação do tigre e sua presa, em outros paises, como Africa e quem sabe exterma amazonia da america do sul.

  • Bruno:

    Nem Deus e nem calendário Maia que acaba com o mundo não, pior é que todos pagarão, assim como Jesus fez por nós!

  • ira:

    O humano continua a ser o ÚNICO PERNICIOSO PREDADOR terrestre
    pois ele caça ate por esporte,o que é bem diferente de um predador normal da vida no planeta que,mantem o equilibrio e a sobrevivencia de todas as espécies do mundo dito animal.

  • Nonja:

    Puts , que pena , é um animal maravilhoso…
    Ser humano é um lixo mesmo.

Deixe seu comentário!