Tubarão antigo atacou uma lula antiga que comia um crustáceo: fóssil incrível

Por , em 16.05.2021

Uma equipe de pesquisadores descobriu um fóssil no qual uma criatura estava no processo de comer outra criatura que não foi consumida. Em seu artigo publicado no Swiss Journal of Palaeontology, o grupo descreve a descoberta do fóssil e o que aprenderam sobre o comportamento entre cefalópodes antigos e predadores vertebrados.

Ao longo de muitos anos, paleontólogos descobriram fósseis de criaturas que estavam interagindo no momento de sua morte — um desses tipos de interação envolve um predador capturando presas. Pesquisadores anteriores chamaram fósseis de criaturas pouco antes de serem consumidos de “pabulites” (latim para “sobras”). Neste novo esforço, os pesquisadores estudaram um antigo pabulito crustáceo que estava prestes a ser consumido por uma antiga criatura semelhante a lulas chamada belemnita.

Os fósseis foram descobertos por um colecionador amador que os encontrou em uma pedreira na Alemanha. Recentemente, um dos membros da equipe de pesquisa providenciou para que o Museu Estadual de História Natural de Stuttgart adquirisse os espécimes. Logo depois, uma equipe de pesquisa foi montada e o grupo começou a estudar o achado.

Taphocoenosis de um Passaloteuthis bisulcata com coroa de braço preservada e restos de sua presa, SMNS 70514, Toarcian Precoce, Zona de Tenuicostatum, Subzone Semicelatum, Ohmden, Alemanha. Crédito: Swiss Journal of Palaeontology (2021). DOI: 10.1186/s13358-021-00225-z

Ambos os espécimes ainda estavam embutidos no sedimento fossilizado — um era um belemnita, o outro um crustáceo do gênero Proeryon — tinha um corpo que lembra uma lagosta com garras longas e finas. O belemnita estava em excelentes condições, permitindo que os pesquisadores vissem que uma grande parte de seu corpo macio superior havia sido arrancada por um predador. O Proeryon, por outro lado, estava em péssimas condições, e os pesquisadores acreditam que estava em processo de fusão. Ambos os fósseis datam de aproximadamente 180 milhões de anos atrás.

Após um estudo cuidadoso do posicionamento dos dois fósseis, os pesquisadores concluíram que o belemnita estava em processo de morder o crustáceo. E enquanto isso, o belemnita foi mordido por um predador maior – possivelmente um tubarão antigo. A mordida, ao que parece, foi letal. O belemnita, com a pele de crustáceo ainda na boca, afundou e morreu. [Phys]