Fóssil minúsculo pode pertencer a menor dinossauro do mundo

Por , em 20.06.2011

Um fóssil recém-descoberto pode pertencer ao menor dinossauro conhecido do mundo, um pássaro que viveu mais de 100 milhões de anos atrás e provavelmente não cresceu mais que 40 centímetros de comprimento.

O fóssil encontrado no sul do Reino Unido é de um osso do pescoço e tem meros 7,1 milímetros de comprimento, mas pertence a um dinossauro adulto que viveu no período Cretáceo, 145 a 100 milhões de anos atrás.

A vértebra carece de uma sutura neurocentral, uma linha semiaberta que não fecha até um dinossauro ser adulto, o que significa que ele não era mais jovem quando morreu.

Em detalhes, o osso pertence a um “maniraptoran”, um grupo de dinossauros terópodes que pode ter evoluído às aves modernas. Com apenas uma vértebra, é difícil para os pesquisadores dizer o que o pequeno dinossauro comia, ou quão comprido ele realmente era.

Mas o osso é suficiente para colocar o animal na disputa por menor dinossauro do mundo, título atualmente dado ao Anchiornis, outro pássaro que viveu no que hoje é a China 160 a 155 milhões de anos atrás.

Descobrir o tamanho do dinossauro a partir de um osso é complicado, e os cientistas usaram duas técnicas para poder pelo menos estimar seu comprimento.

O primeiro método envolveu a construção de um modelo digital do pescoço do dinossauro e, em seguida, o encaixe do pescoço em uma silhueta de um “maniraptoran” genérico. Essa técnica é mais arte do que ciência.

Uma abordagem ligeiramente mais matemática foi utilizada para fazer proporções entre pescoço e corpo de outros dinossauros relacionados para calcular o comprimento do novo animal. Ambos os métodos levaram a uma “estimativa” de cerca de 33 a 50 centímetros.

O novo dinossauro não tem um nome oficial, mas vai se chamar Ashdown maniraptorian em homenagem ao local onde foi encontrado.[LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

9 comentários

  • maria eduarda naomi toda:

    muito legal!

    vou ser paleontologa eu acho muito legal!

    • isah:

      muitoo legal
      vai ser otimo para o trabalho de ciancias
      vou montar um desses de argila
      espero tirrar um pelo de 10 kkkkkkk
      vai torcendo ai
      mais já deu para ver que em portugues não tiro nato boa kkkkk
      beijão no corção de vcs tchau

  • lucilia:

    Gostei muito do artigo. Dinossauro ou não, o que vale é a descoberta que poderá trazer novas luzes para a ciência dos pre-históricos.

  • marie:

    dinossauros são dinossauros, não eram répteis nem ‘lagartos’, tinham sangue quente e possivelmente uma das linhagens evoluiu até chegar nas aves modernas; chamar esse fóssil de ‘pássaro’ (pássaro = passeriforme) é absurdo. ele podia já pertencer a uma das espécies menores que começavam a desenvolver características das futuras aves modernas, mas ainda assim, era um dinossauro – que não é a mesma coisa que pterodáctilo.

  • Rossetti:

    Discordo com o comentário de Garrete.
    De fato o registro que temos e origem das aves remete ao archaeopteryx (+/- 150 mda), mas nao significa que tenha sido a primeira ave e sim o primeiro fossil encontrado que represente o voo.
    É possivel que as aves tenham surgido antes mesmo do arqueopteryx, portanto esse fossil pode ser de uma ave sim. Basta analisar um exemplar completo e verificar se as claviculas sâo fundidas e em forma de forquilha como verificado na anatomia do archaeopteryx.

    Arqueopterix é um registro fossil que pode ser substitutido, ele pode (e provavelmente)nâo representar a primeira ave. A ciência não trabalha com verdades absolutas e sim com modelos explicativos, paradigmas.

    Para saber mais sobre as aves veja o site http://www.netnature.wordpress.com la tem textos sobre a origem das aves e em breve um sobre o archaeopteryx.
    Abraço

  • vicente:

    concordo com o garret mais, a algum tempo atraz descobriram a possibilidade dos dinossauros poderem ser animais de sangue quente(diferente dos largatos).

  • Garrete Reis:

    Se voava, não era dinossauro, mas pterodáctilo. Dinossauros eram lagartos exclusivamente terrestres, não aquáticos ou voadores.

    • ShadowsAV:

      Não, pterodáctilo é mais um dos animais voadores, como gavião por exemplo. O gavião é uma ave, o pterodáctilo é um ‘Pterossauro’…

      Na verdade nem sabia disso, vi agora no Wikipédia, achava que era tudo dinossauro. Obrigado \o.

      Fontes:
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Pterossauro
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Pterodáctilo

    • Pablo Moreno:

      Errado Garrete, dinossauros também voavam.
      Os maniraptores como este descoberto e outros como o Microraptor gui eram da mesma família que o famoso Velociraptor e eram voadores.

      Existe uma grande diferença anatômica entre maniraptores e pterossauros.

Deixe seu comentário!