Foto: ampla visão da Nebulosa do Casulo

Por , em 4.10.2011

Quando olhamos para esse campo celeste repleto de estrelas, que se espalha por três graus dentro da constelação do Cisne, nossos olhos são automaticamente atraídos para a Nebulosa do Casulo – a área vermelha que se diferencia na imagem.

A Nebulosa do Casulo é uma região compacta de formação de estrelas e possui uma longa cauda formada de nuvens de poeira interestelar obscurecidas. Catalogada como IC 5146, a nebulosa tem quase 15 anos-luz de largura e está localizada a aproximadamente 4 mil anos-luz de distância.

Como outras regiões de formação de estrelas, a nebulosa possui um brilho vermelho que surge a partir do hidrogênio que é excitado pelas jovens estrelas quentes e azuis. A estrela brilhante que está perto do centro da nebulosa tem, provavelmente, apenas algumas centenas de milhares de anos de idade, alimentando o brilho nebuloso.

Os longos e empoeirados filamentos de poeira que aparecem escuros nessa imagem feita em luz visível escondem outras estrelas em processo de formação, vistas apenas em comprimentos de onda infravermelha. [NASA]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • Amauri G. M.:

    Muito bonita, é uma Bela foto! ^^
    Fotos como essas, e essas estatísticas, servem para mostrar o quão inferiores ao universo nós somos… E o homem ainda perde tempo, querendo mostrar que tem poder sobre tudo e todos… Acaba por destruir a sí mesmo…

  • Roberto:

    Há uma música nacionalista que diz que o nosso céu tem mais estrelas, nós temos que olhar através de um telescópio e ver quanto são mínimas as estrelas que se pode ver a olho nú. Quase não há espaço “vazio” no céu, sempre haverá uma estrela, embora saibamos que as distâncias entre elas são imensas.

  • Jonatas:

    Bela nebulosa difusa, esses bersários de estrelas estão entre as mais belas formações que podemos encontrar nas galáxias. Essa Nebulosa do Casulo, se ver bem de perto, me parece muito com a nebulosa Trífide, não sei se não é a mesma…

Deixe seu comentário!