Foto espacial – o aglomerado de estrelas globular 47 Tuc

Por , em 16.01.2011

O aglomerado de estrelas 47 Tucanae também é conhecido como NGC 104. Ele fica nos arredores dos limites da Via Láctea, juntamente com mais de 200 outros aglomerados globulares.

É o segundo mais brilhante aglomerado que conhecemos, perdendo apenas para Ômega Centauri. Fica a 13 mil anos-luz de distância da Terra e pode ser visto a olho nu, na direção da constelação de Tucano.

O aglomerado possui alguns milhões de estrelas e possui cerca de 120 anos luz de comprimento. É possível ver gigantes vermelhas ao redor do aglomerado. [Nasa]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

6 comentários

  • alejandro:

    ´´vidas em outros planetas´´. ce ta assistindo muito homens de preto, viu juliano……..

  • Juliano:

    Esse aglomerado é só um grão de areia no Universo. O aglomerado Ômega Centauri tem aprox. 10 milhões de estrelas em um espaço ínfemo (em escalas cósmicas, é claro!), a Via Láctea tem aprox. 200 bilhões de estrelas e é considerada uma galáxia pequena. Vcs nunca pararam para pensar que existem inúmeras galáxias, com suas bilhões de estrelas? imaginem quanta vida há nesse Universo e o homem pode nunca chegar a saber com certeza que existe!

  • Campos:

    math – Em minha opinião, o universo é infinito em crescimento. Isto é: está sempre crescendo. Uma vez iniciado, não para mais de crescer. Para maiores detalhes , veja “olhando o universo”.

  • hiago:

    Uma curiosidade sobre isto é que pela cor avermelhada das estrelas mostra que ainda são muito novas e por isso teremos tempo para podermos estudalas de forma que possamos entender a fisiologia de uma estrela quase que recenassida.
    A 120 nos luz de comprimento não é nem possivel imaginar quantas estrelas e possiveis planetas nesta tão importante aglomerado.

  • math:

    Até onde isso vai heen ?
    Seria o universo infinito de fato ?
    Ou o universo não é infinito , teria um local onde você chegaria e trombaria com uma parede gigante escrito FIM/NÃO ULTRAPASSE como num jogo.
    O que existia antes do “Big Bang”
    Quando morrermos será que algo dentro de nós continuara sea jornada eternamente.
    Crer em Deus nós faz menos Auto-confiáveis por confiar nosso futuro o futuro de nossas ações e reações a Deus.
    Será que fazemos parte de um jogo super revolucionário de outros seres.

    O futuro não existe , a resposta para essas questões também não.

  • Pensador:

    Fico maravilhado com estas belíssimas imagens. Fico imaginando a quantidade de planetas e as diversas formas de vida que podem existir nestes lugares do cosmo.

Deixe seu comentário!