Foto espacial: a belíssima nebulosa NGC 2170

Por , em 30.12.2010

A nebulosa NGC 2170 reflete a luz de suas estrelas vizinhas, formando essa belíssima paisagem.

Ela é encontrada na região da constelação Monoceros, próxima a uma gigante nuvem molecular formadora de estrelas, a Mon R2. Essa nuvem está muito próxima da nebulosa, apenas a 2400 anos luz de distância (o que é pouco em termos espaciais).

Essa bela paisagem tem 15 anos luz de largura. [Nasa]

• David:

E um cavalo!

• Alberto:

O reflexo se dá nas nuvens de material das nebulosas. Quandio existe poeira espacial, obscurece esta luz, prejudicando principalmente o azul e ultra violeta e não afeta o infravermelho. Assim uma estrela proxima pode ser vista mais vermelha que uma mais ditante e enganar o observador.

• cpuvirtual:

Que imagem, parabéns!

Não é por nada não, mas observem atentamente não a parte brilhante e bonita, mas o vazio, as partes escuras, vejo a estilização da cabeça de um bicho bem esquisito, que está olhando para o fotógrafo! kkkkk
    Não precisamos de naves espaciais para viajar pelo universo, as fotos já são pirantes, imaginem uma viagem de verdade!
    Muitos não estão psicologicamente preparados para isso, como eu que piraria na primeira lanchonete espacial!!!

Manerem no refrigerante e fiquem com Deus!

kkkkkkkk

• marilaine maia:

maravilhosa
    para mim seria extreamnete dificil fotografar uma estrela! imagina uma nebusolsa e com toda aquelas cores! olhando assim parece pequena mas não da para imaginar o tamanho dela.

linnnnnnnnnnnnnnnnnnnnda foto como conseguem né!!!

• Kaian:

Na verdade caro Alex é uma imagem surpreendente, pois é muito mais fácil fotografar o fundo de um oceano que uma belissima nebulosa e tal como é acima é abaixo e para sua informação, em uma das luas de Jupiter a NASA estuda a possibilidade de vida “subaquática”, pq ela é basicamente formada por agua e as condições fisicas são propícias a vida, microscópicas ou macroscópica.

• ALEX:

NÃO VI NADA DE SURPREEDENTE AI,NO FUNDO DO MAR EM NOSSO PLANETA TEM COISAS MAIS INTERESSANTES. JA DESCOBRIRAM OCEANOS COM VIDA MARINHA EM OUTRO PLANETA? ACHO Q NÃO NÉ? rsss Ja pensou,peixinhos marcianos? Se bem q os daqui ja parecem com anteninhas e tudo mais.

Nebulosa são estas “nuvens” de gás e poeira que há no espaço. Elas geralmente são o resultado de uma explosão de supernova, e podem também entrar em colapso e formar uma nova estrela. Acredita-se que o nosso Sistema Solar, tanto os planetas como o próprio Sol, formaram-se a partir de uma nebulosa que entrou em colapso.

• Anônimo:

As nebulosas podem ser uma explosão de estrela ou uma concentração de gases de uma explosão de estrelas.

• lucas ramos B.:

nossa, cada vez eu me supreendo ainda mais com essas imagens

• CARLOS ROBERTO:

O QUE É UMA NEBULOSA?
    MUITO LINDA AS IMAGENS APRESENTADAS GRATO PELAS INFORMAÇÕES.