Foto espacial: a lua Phobos, de Marte

Por , em 1.12.2010

Phobos é a maior das duas luas do planeta vermelho e a que tem a órbita mais próxima. Ela é a mais escura lua do Sistema Solar. Mas por que?

Há suspeitas de que ela seja um asteróide “capturado” pela órbita do planeta, feito de pedra escura e gelo. Phobos é uma lua muito irregular e cheia de crateras.

Se você estivesse em determinados lugares de Marte, poderia ver Phobos muito de perto, surgindo do horizonte e se pondo, como nosso Sol. Como a órbita de Phobos está diminuindo, estima-se que ela irá colidir com o planeta vermelho daqui a 50 milhões de anos. [Nasa]

• crys:

corrigindo(porquê não tem estrelas se imagina q fotos no espaço seria ainda mais limpa,pois não tem atmosfera para ofuscar)

• giorgio:

As vezes viajo lendo essa revistas de conspirações e ufos. Certa vez vi uma matéria onde eles mostraram fotos não sei se era de phobos ou deimos, e tinha umas manchas na superfície parecidas com caminhos feitos como se tivesse água ou quando fica a marca do vento na areia, depois eles mostrarm outras fotos na mesma posição porém passado algum tempo e a superfície já estava cmpletamente mudada, porém não tem como existir tais coisas nessas luas, pois as mesmas não tem atmosferas e tudo bem que pode ter mudado com um impacto, mas não é assim em um estalo de dedos, foi então que apareceu um cara (cientista) que disse que uma dessa luas poderia ser artificial e construída é claro por extraterrestres, na verdade esse cientista já havia falado sobre esse assunto antes de saírem essas fotos, inclusive tinha o depoimento de alguns militares vinculados a estes centro de pesquisas. Vocês podem achar locura da minha parte, mas sou mente aberta e leio tanto sobre coisas mais racionais e que fazem mais sentido para essa sociedade em que vivemos quanto essas teorias malucas que não são impossíveis mais com uma pequena probabilidade de acontecerem. Uma coisa é certa esses carinhas escondem muitas coisas de nós, vivemos em um mundo de mentiras…

• alejandro:

se algum dia os humanos chegarem a habitar o planeta marte, poderemos conhece-la de perto, talvez…..

IMAGINA SE A NOSSA LUA ESTIVESSE TÃO PERTO DA TERRA.QUANDO FOSSE LUA CHEIA NEM IA PRECISAR POSTE DE LUZ

• lipp:

Caro ed7x: se a nossa lua estivesse tao proxima da Terra quanto phobos esta de Marte, seria catastrófico. Primeiro, as mares subiriam e recuariam dezenas de metros e inevitavelmente, a lua se chocaria c a Terra. Seria realmente um belíssimo espetaculo, principalmente quando ela estivesse cheia. Mas extremamente inviavel.

• ALEX:

Lua? Isso ta parecendo mais um pedaço de rocha flutuante, um meteoro sei la.

• joel machado:

ED7X vc nunca foi a um planetario??? se isso ocorrer , a vida na terra seria impossivel ,pois nao sabes que a lua tem forte influencia nas mares , e como seria as estaçoes do ano??. que a lua fique aonde esta ,que ja e o suficiente.pense tambem nos namorados com a lua tao perto.

mais uma foto incrível pra minha “pasta” de fotos.
    Putz! 50 milhões de anos????? é muito tempo affffff

• LIPP:

Astro Venger!!! plagiou o comentario do link: http://www.solarviews.com/portug/phobos.htm… kkkkk… quanta originalidade!!!!!

• astro venger:

Fobos que significa(medo) recebeu o seu nome de um dos ajudantes do deus romano da guerra, Marte. Seu corpo escuro parece ser composto na superfície por material do tipo C. É semelhante aos asteróides do tipo C (condritos carbonáceos escuros) que existem na cintura exterior de asteróides.

• LIPP:

Phobos será muito útil para a futura colonizaçao de Marte pois será uma base antes de aterrizar no planeta vermelho. Acho um satélite fascinante.

• Liel Pires Ribeiro:

Death Space. Quem conhece?

• Robson:

Não sei pq eles tem dúvidas que isso seja um asteróide.

• ed7x:

imagina se pudesemos ver de perto a nossa lua daqui da terra? ia ser fantastico