Foto espacial: a lua Phobos, de Marte

Por , em 1.12.2010

Phobos é a maior das duas luas do planeta vermelho e a que tem a órbita mais próxima. Ela é a mais escura lua do Sistema Solar. Mas por que?

Há suspeitas de que ela seja um asteróide “capturado” pela órbita do planeta, feito de pedra escura e gelo. Phobos é uma lua muito irregular e cheia de crateras.

Se você estivesse em determinados lugares de Marte, poderia ver Phobos muito de perto, surgindo do horizonte e se pondo, como nosso Sol. Como a órbita de Phobos está diminuindo, estima-se que ela irá colidir com o planeta vermelho daqui a 50 milhões de anos. [Nasa]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,67 de 5)

14 comentários

  • crys:

    corrigindo(porquê não tem estrelas se imagina q fotos no espaço seria ainda mais limpa,pois não tem atmosfera para ofuscar)

  • giorgio:

    As vezes viajo lendo essa revistas de conspirações e ufos. Certa vez vi uma matéria onde eles mostraram fotos não sei se era de phobos ou deimos, e tinha umas manchas na superfície parecidas com caminhos feitos como se tivesse água ou quando fica a marca do vento na areia, depois eles mostrarm outras fotos na mesma posição porém passado algum tempo e a superfície já estava cmpletamente mudada, porém não tem como existir tais coisas nessas luas, pois as mesmas não tem atmosferas e tudo bem que pode ter mudado com um impacto, mas não é assim em um estalo de dedos, foi então que apareceu um cara (cientista) que disse que uma dessa luas poderia ser artificial e construída é claro por extraterrestres, na verdade esse cientista já havia falado sobre esse assunto antes de saírem essas fotos, inclusive tinha o depoimento de alguns militares vinculados a estes centro de pesquisas. Vocês podem achar locura da minha parte, mas sou mente aberta e leio tanto sobre coisas mais racionais e que fazem mais sentido para essa sociedade em que vivemos quanto essas teorias malucas que não são impossíveis mais com uma pequena probabilidade de acontecerem. Uma coisa é certa esses carinhas escondem muitas coisas de nós, vivemos em um mundo de mentiras…

  • alejandro:

    se algum dia os humanos chegarem a habitar o planeta marte, poderemos conhece-la de perto, talvez…..

  • lucas:

    IMAGINA SE A NOSSA LUA ESTIVESSE TÃO PERTO DA TERRA.QUANDO FOSSE LUA CHEIA NEM IA PRECISAR POSTE DE LUZ

  • lipp:

    Caro ed7x: se a nossa lua estivesse tao proxima da Terra quanto phobos esta de Marte, seria catastrófico. Primeiro, as mares subiriam e recuariam dezenas de metros e inevitavelmente, a lua se chocaria c a Terra. Seria realmente um belíssimo espetaculo, principalmente quando ela estivesse cheia. Mas extremamente inviavel.

  • ALEX:

    Lua? Isso ta parecendo mais um pedaço de rocha flutuante, um meteoro sei la.

  • joel machado:

    ED7X vc nunca foi a um planetario??? se isso ocorrer , a vida na terra seria impossivel ,pois nao sabes que a lua tem forte influencia nas mares , e como seria as estaçoes do ano??. que a lua fique aonde esta ,que ja e o suficiente.pense tambem nos namorados com a lua tao perto.

  • clarice:

    mais uma foto incrível pra minha “pasta” de fotos.
    Putz! 50 milhões de anos????? é muito tempo affffff

  • LIPP:

    Astro Venger!!! plagiou o comentario do link: http://www.solarviews.com/portug/phobos.htm… kkkkk… quanta originalidade!!!!!

  • astro venger:

    Fobos que significa(medo) recebeu o seu nome de um dos ajudantes do deus romano da guerra, Marte. Seu corpo escuro parece ser composto na superfície por material do tipo C. É semelhante aos asteróides do tipo C (condritos carbonáceos escuros) que existem na cintura exterior de asteróides.

  • LIPP:

    Phobos será muito útil para a futura colonizaçao de Marte pois será uma base antes de aterrizar no planeta vermelho. Acho um satélite fascinante.

  • Liel Pires Ribeiro:

    Death Space. Quem conhece?

  • Robson:

    Não sei pq eles tem dúvidas que isso seja um asteróide.

  • ed7x:

    imagina se pudesemos ver de perto a nossa lua daqui da terra? ia ser fantastico

Deixe seu comentário!