10 fatos incríveis sobre a Lua

Por , em 21.03.2011

Você sabe que a Lua é um pedaço da Terra? E que não há lado escuro também? Quer saber mais? Leia esse artigo e conheça 10 fatos incríveis sobre a Lua.

1. Ela se formou a partir da Terra

A Lua se formou depois de uma colisão – um objeto espacial do tamanho de Marte, aproximadamente, acertou a Terra há 4,6 bilhões de anos atrás (pouco depois do nascimento do Sol). Os detritos que saíram da Terra e desse objeto espacial passaram a orbitar o planeta e formaram a Lua.

2. É a Terra que faz a Lua girar

A Lua faz uma viagem orbital uma vez a cada mês (ou quase – 29,5 dias). Ela também surge um pouco mais tarde a cada dia do mês, em média 50 minutos – isso explica porque há alguns dias em que ela chega a aparecer enquanto o Sol ainda está no céu.

3. Não há um “lado escuro”

Ao contrário do que você pode ter ouvido por aí não há um lado escuro da Lua, mas só há um lado da Lua que nós não vemos da Terra. Logo, lado “escuro” quer dizer “oculto”. O satélite percorre sua órbita sempre mostrando seu mesmo lado para nós.

4. A gravidade por lá é bem mais fraca

O tamanho da Lua representa 27% do tamanho da Terra. Por isso, sua gravidade é 1/6 do que a do nosso planeta. Se você for à Lua não vai emagrecer de imediato, mas com certeza irá pesar bem menos.

5. A lua cheia pode variar de tamanho

Não, não é apenas quando você está apaixonado que a Lua parece mais bonita. Como ela não está sempre na mesma distância da Terra, ela pode parecer maior ou menor. Mas dificilmente você pode ver essa diferença de um dia para o outro.

6. A Lua foi “bombardeada”

Datando as crateras da Lua, cientistas descobriram que tanto ela quanto a Terra passaram por uma chuva pesada de meteoros há 4 bilhões de anos atrás.

7. A Lua não é redonda

Nem esférica. Na verdade ela tem o formato de um ovo. Ela parece redonda porque uma de suas pontas (a menor) está apontada diretamente para nós.

8. Terremotos na Lua

Acredita-se que os pequenos tremores de terra pelos quais a Lua passa sejam gerados pelo campo gravitacional da Terra. Alguns cientistas achavam que a Lua possuía um núcleo como o da Terra, de metal derretido, mas foi descoberto que o núcleo do satélite não é tão grande assim – logo, a hipótese restante é o campo gravitacional. Esses tremores deverão ser levados em consideração antes que a humanidade tente construir alguma base lunar.

9. A Lua rouba a energia da Terra

Por causa do efeito das marés, uma quantidade da energia rotacional da Terra é “roubada” pela Lua – a velocidade rotacional da Terra, então, é reduzida 1,5 milisegundos a cada século.

10. A Lua está se afastando de nós

De acordo com cálculos de cientistas, por absorver um pouco da energia rotacional da Terra, a Lua está se afastando 4 centímetros todos os anos. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 3,83 de 5)

69 comentários

  • Aninha *-*:

    Então quer dizer que é correto afirmar que o tempo está passando mais devagar ? (A Lua rouba a energia da Terra)

  • Rodrigo Medeiros:

    Não é por que a Lua é menor que a Terra que a gravidade é menor,mas sim pela sua massa.Quanto maior a distorção no espaço-tempo,maior é a gravidade.

    • Alberto Faria da Silva:

      Correto. Diria, pelo contrário: quanto maior a massa, maior a distorção do espaço-tempo (gravidade). Mas sei que foi exatamente isso que o Rodrigo quis dizer.

    • Rafael Modesto:

      Ou cara kkk, Da no mesmo!!! massa pra mim é igual a volume, tamanho ETC…. quer ser mostrar inteligente? assimmm, não dá.

    • Humberto Barbosa:

      O Rafael é que se fez de burro. Massa NÃO é a mesma coisa que volume!

  • Navathumini:

    ” a lua esta se afastando de nos”
    aie? entao quer dizer que os humanos do futuro nao terao lua nenhuma?

    • Ezio José:

      Mesmo quando ela pedir o divórcio e já distante ainda teremos notícias dela. A ciência está muito avançada.

    • Lucas Flicky:

      Na verdade, antes da Lua ir embora, vamos ter duas luas, tem um asteroidezinho que passa perto da Terra de tempos em tempos, por volta do ano 3000 o campo gravitacional da terra vai prender esse asteroide na nossa órbita, e assim teremos duas luas 🙂

    • Alberto Faria da Silva:

      Não é bem assim. A energia do sistema permanece. Enquanto a Lua se afasta, a Terra perde energia rotacional até que ambos os astros mostrem-se com a mesma face um para o outro. Haverá um ponto em que a transferência de energia rotacional se perderá, portanto, e ambos os astros manterão um centro gravitacional constante (que não estará nem na Lua nem na Terra). Na verdade, Terra e Lua perfazem um sistema binário, continuará assim até o final dos tempos.

    • Rafael Modesto:

      e os mares irão engolir as terras rsrsrsrsrs

  • TrueLogic:

    Pessoal me desculpem pelo equívoco…
    eu calculei usando 1km=1000cm, sendo 1km=10.000.

    Então a distância da lua em relação a terra daqui a 5 bilhões de anos (quando o sol chegar ao fim de sua vida) será de 1.900.000km.

    • Mazzarin:

      calculou errado de novo

      1km = 100.000cm

    • Thy Zancheta:

      PARA DE FAZER CALCULO NA MORAL hausahsuasha

    • Alberto Faria da Silva:

      Olha, a conta é fácil e não dá para esquecer. Dica: quilo, hecto e deca são prefixos gregos que significam, respectivamente, mil vezes, cem vezes e dez vezes alguma coisa. Da mesma forma são: mili, centi e deci que significam, respectivamente, a milésima parte de algo, a centésima parte e a décima parte. Se se sabe o significado desses prefixos, quando se pergunta quantos metros tem um quilômetro (lembrar: quilo + metro) já se sabe a resposta (1000), pois a própria palavra já está informando.

  • TrueLogic:

    Um fato interessante, quando o sol virar uma gigante vermelha daqui a 5 bilhões de anos a lua não escapará.

    Lua=afasta 3,8cm por ano X 5 bilhões=19 bilhões de cm ou 190.000km.
    Distância da terra até o sol= 150 milhões de km.

    Mesmo daqui a 5b de anos a lua ainda estará muito perto da terra em relação ao sol para ser consumida junto conosco.

    Nosso futuro: Poeira cósmica, que formará outras estrelas e planetas (quem sabe com vida…)

    • Nick:

      Já li sua correção, é correto que isso acontecerá, mas teremos a Lua muito mais distante daqui a 5 bilhões de anos, ou seja, poderá ser algo já não mais existente para nós, humanos, no fim de nosso planeta.

  • Barracuda:

    Thiago / 23.03.2011
    Andrew
    nossa missão aqui na terra é reconhecer a Deus e servi-lo com fé, e não estou falando de religião, os religiosos não agradam a Deus, pq fazem as coisas simplesmente para terem uma religião,fazem as coisas por obrigação, e acabam se esquecendo q Deus existe, n estou falando que quem vai a uma igreja desagrada a Deus, pelo contrário, na verdade o q importa é a intenção do seu coração…
    eu sei é difícil crer nisso, mas pergunte-se pq um milionário da um tiro na própria cabeça? pq as pessoas andam de um lado para outro ansiosas procurando algo pra fazer?
    são pessoas vazias de Deus, q tem um vazio existencial…questione-se pq existem milhares de religiões, ceitas, rituais e etc…
    pq nossa alma sente um vazio q só pode ser preenchido por Deus e está sempre a procura dele, e enquanto não o encontramos n temos paz…
    enfim sei q meu comentário pode causar muita polêmica, talvez possam vir até pessoas respondendo com certa agressividade….
    só queria falar um pouquinho de DEUS

    Vazio é o teu cérebro que não se conforma de quem não faz parte desse rebanho de zumbis servindo ao nada.

  • Barracuda:

    Outra vez esses idiotas que acreditam na teoria conspiratória da não ida do homem a lua?Será que essa gente não tem vergonha da própria ignorância?Ou será que nesse país isso é motivo de orgulho, a ponto de partilharem a mesma via internet?

    • Alberto Faria da Silva:

      Prezado, o homem foi a Lua, sim. E foram lá por 6 vezes entre 1969 e 1972 (se não me engano). Há diversas provas e não recorra a fatos inusitados como sombras que não são paralelas, fontes múltiplas de luz etc, pois tudo isso já foi refutado. Aliás, em plena guerra fria e com tecnologia semelhante, os soviéticos jamais fizeram caso disso. Caso eles tivessem a menor desconfiança, seriam os primeiros a desbancar dos americanos e estariam dando risadas do “fake lunar” até hoje.

    • Tiago Vieira da Rocha:

      Digo a mesma coisa Alberto. Como os soviéticos deixariam de expor os states? Não mesmo!!!

  • Glauco:

    Palhaçada.
    A Lua é muito mais antiga do que a Terra, os textos Vedas deixam isso bem claro. Ela abrigou toda uma espécie humana durante bilhões e bilhões de anos, e hoje é um planeta morto. Se ela tivesse se originado de um pedaço da Terra, sua constituição seria a mesma que a nossa, e sua densidade igual. Mas isso não acontece, e é lógico que as rochas que eles trouxeram da Lua no passado não são rochas lunares, mas sim meteoritos que caem lá a séculos sem fim.

    Nós viemos depois dela da mesma forma que os outros planetas e luas do Sistema Solar: éramos cometas.

    E ondas magnéticas NUNCA fariam um planeta ter terremoto. O imã mais poderoso da Terra nunca faria um vaso de flor se mover do lugar. Se a Lua não se esfriou totalmente a ponto de rios de lava moverem e causarem os tremores, e se ela NÃO POSSUI placas tectônicas, é óbvio que ela passou por algum cataclisma a pouco tempo, assim como a Terra. Se não fosse isso, a Terra e a Lua seriam um sistema planetário sem vulcões e sem terremotos, mas isso não é o que acontece.

    CIÊNCIA PORCA!!

    • Alberto Faria da Silva:

      Glauco, esqueça os textos vedas e se prenda à realidade moderna. Você já teve algum amigo veda, por acaso?

  • Ian:

    Por favor, Alguém traduza o que o Waldir Altieri tentou escrever…

  • Ricardo:

    Quando eu poderia imaginar que a lua é oval e não redonda.
    Vivendo e aprendendo!!!

  • Waldir Altieri:

    O Universo possui mecanismo que para n´~os é totalmente desconhecido e o home ainda está mu ito lento em novas descobertas a resepeito. Estes conhecimentos adquiridos é uma infinetima parte do que temos compondo o mundo. Outra Via Laxtea, outros plaentas qeu tem suas reações e determinadas por novos sistemas que não sabemos o que é.
    Mas estamos caminhando..,.isto é importante…

  • Antonio Luiz GARCia:

    Nhacaqueto/; Bem muitas vezes os comentarios enriquecem a materia.
    E o assunto fica fascinante ampliando o conhecimento do leitor e isto é bom ,.A materia em si não tem nada aver com religião e sim ciencia.E tu e mais alguns creio que terão de rever conceitos

  • claudemir da silva:

    interesante matéria

  • Nhacaqueto:

    Caro Genivaldo. Sinceramante adorei o seu ponto de vista e conte comigo nesta visao filosofica. Mas afinal, mesmo, porque o homem nao pisa pela segunda vez na Lua? Pisar ou imposivel pisar? Eis a questao.

  • willian:

    Na época, a corrida espacial não era para quem chegasse primeiro a Lua, e sim para quem verificasse primeiro com os próprios olhos algo que está lá a bilhões de anos.

  • FelipeBleichvel:

    é isso ai genivaldo!!!!!!!!hehehe

  • Leonardo:

    Legal

  • Livia’:

    essas fotos são d+ mais da medo!!

  • Thiago:

    Deus, teoria da ciência? n acredito q eu li isso

  • Cassio:

    Sempre tem um imbecil com essa besteira de que o homem nunca foi a lua quando aparece um artigo sobre nosso satélite natural. Ô Genivaldo, vai estudar coisa séria, vai. Causa vergonha ver um comentário estúpido como o seu.

  • Near:

    Genivaldo, embora eu ache que você não vá ler estes avisos, é necessário que lhe diga:
    Neutrinos realmente existem, porem não são reais. Além disso, você diz que, por ser apenas uma “teoria” que o homem chegou à Lua,tambem é uma teoria, segundo a ciência, a existencia de Deus.

    Não, não sou ateu, estou apenas mostrando que o homem chegou, sim, à Lua.

  • Jefferson:

    De certa forma o Genivaldo não tirou algumas coisas do nada.

    Concordo que mais da metade do que ele disse pra mim é loucura, mas o fato do ser humano não ter ido a lua é sim uma realidade. Porém, ele somente não teria ido na época da Guerra Fria, e conseguido o feito anos depois. Claro que são apenas suposições. A repeito deste fato existe um excelente texto para que vc mesmo tire suas conclusões: http://www.projetoockham.org/historia_lua_1.html
    Há bastante tempo também existe o vídeo do homem chegando a Lua, e de repente um pedaço do cenário cai e eles cortam a gravação…

    Que tem mta coisa que a sociedade não sabe, isto é obvio.
    Que a Terra tem seus milhões de anos contados para o fim, também não é novidade…

  • Fernanda:

    Me desculpa Genivaldo, mas você deve ser um alienígena… seus comentários são totalmente lunáticos…

  • Juliano:

    “O tamanho da Lua representa 27% do tamanho da Terra. Por isso, sua gravidade é 1/6 do que a do nosso planeta.”
    A gravidade não é maior ou menor pelo tamanho do astro, mas sim, pela massa. Uma Estrela de Nêutrons, por exemplo, tem em média 30Km de diâmetro, mas sua massa é bilhões de vezes maior que a da Terra, logo, sua gravidade tbm é bilhões de vezes maior que a da Terra.

    Nhacaqueto
    vc escreveu: “Tais mudanças nao descartam a possibilidade de que um “dia” (na escala de ano-luz)” ¬¬’
    Ano-luz não é uma medida de tempo, e sim de DISTÂNCIA! Ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano, e não o tempo que ela leva para percorrer uma certa distância!!!

  • Andrew:

    @Thiago

    Puxa como você é humilde! Tem uma fé muito bonita. Mas infelizmente eu não acredito em nenhum religião ou Deus, e não me sinto vazio ou infeliz como você afirma, na verdade depois que deixei de acreditar há muitoa anos atrás, me sinto bem mais livre e feliz.

    Você humildemente dar a entender que os problemas das pessoais das pessoas são falta de uma crença em um deus, mas se você for pesquisar um pouco, poderá constatar que essas pessoas nervosas.. que se matam.. roubam… que você generalizou, a maioria esmagadora é muito religiosa, e erroneamente as pessoas acham que são ateus. Ateu é uma classe de elite meu filho, realmente poucos tem capacidade intelectual (estou me achando, não?) e força suficiente para vencer o instinto básico da natureza humana de acreditar no sobrenatural.

    Gostaria que me respondesse, porque você acredita em um Deus? Qual a razão de sua crença? Porque ao que me consta, provavelmente em sua infância alguem te disse para acreditar em algum deus, possivelmente o deus Yahweh (Biblico). Assim como se você tivesse nascido na India, te diriam para acreditar no deus Brahma… assim como se tivesse nascido na Grécia tempos atrás, você acreditaria em Zeus, e acharia que todos que não acreditam em Zeus, como Sócrates, um dos mais famosos e inteligentes filósofos da antiguidade, são infelizes, vazios e responsáveis por tudo de ruim que acontece no mundo (Não é atoa que condenaram Sócrates vivo por questionar os Deuses deles). Então reitero minha pergunta, porque você acredita em um Deus?

  • Nhacaqueto:

    Assumindo-se que a Lua está-se afastando da Terra (cerca de 4 cm/ano), é uma prova evidente de que o universo está em constante transformação (ou evolução se quizermos). Tais mudanças nao descartam a possibilidade de que um “dia” (na escala de ano-luz) a vida deixe de existir na Terra uma vez que da nossa querida Lua, depende também a biodiversidade. O problema que se coloca então, é se devemos-nos questionar sobre o propalado Fim do Mundo.

  • Ezio José:

    A lua gira em torno de si própria conluindo assim seu movimento de rotação. Em virtude de seu lento movimento e rotação em relação ao movimento de translação que percorre em torno da Terras sòmente uma de sua faxe fica voltada para nossa observação. Os dois movimentos paralelamente dão-se em 29,5 dias aproximadamente.
    Quando a face escura da Lua, existe sim. Quando a Lua está na fase Nova o lado visível para nós torna-se escuro e quando ela está Cheia acontece o contrário.

  • Thiago:

    Andrew
    nossa missão aqui na terra é reconhecer a Deus e servi-lo com fé, e não estou falando de religião, os religiosos não agradam a Deus, pq fazem as coisas simplesmente para terem uma religião,fazem as coisas por obrigação, e acabam se esquecendo q Deus existe, n estou falando que quem vai a uma igreja desagrada a Deus, pelo contrário, na verdade o q importa é a intenção do seu coração…
    eu sei é difícil crer nisso, mas pergunte-se pq um milionário da um tiro na própria cabeça? pq as pessoas andam de um lado para outro ansiosas procurando algo pra fazer?
    são pessoas vazias de Deus, q tem um vazio existencial…questione-se pq existem milhares de religiões, ceitas, rituais e etc…
    pq nossa alma sente um vazio q só pode ser preenchido por Deus e está sempre a procura dele, e enquanto não o encontramos n temos paz…
    enfim sei q meu comentário pode causar muita polêmica, talvez possam vir até pessoas respondendo com certa agressividade….
    só queria falar um pouquinho de DEUS

  • Andrew:

    @Neusa

    O que seria dos apaixonados sem a Lua para compor poemas e pensar no seu amor?

    Mas função.. função mesmo… nada de extraordinario… mas afinal o que importa? Qual a função dos planetas então? Qual a função da vida? Qual a função dos humanos? Nenhuma…

  • Neusa:

    Afinal qual a função dos satélites naturais no universo e pra nós aqui no planeta?

  • anderea:

    genivaldo n deu um comentario nada esperto… bom igual tiago digo CHATO! ja sabia de todos![2] (n clicken em ruim vcs n tem motivos pra fazer isto! mais aposto q vão fazer ne….)

  • lucas:

    muito irado estas fotos e estes comentarios muito bom

  • Jim Alves:

    “É uma cultura a parte que adquirimos para os nossos conhecimentos”?????????????????????????????????????
    QUE BESTEIRA É ESSA, VAELSON???????????????????????

  • Paulo Moura:

    Cara, o Hype devia fazer uma lista “Os dez comentários mais bizarros do Hypescience”. Certamente o Genivaldo estaria em uma boa colocação…

  • edu:

    Genivaldo malucão… Tá vendo muito filminho no youtube… Acorda pra vida meu filho.

  • Marcelo:

    A força gravitacional da Terra gera pequenos tremores na Lua, isso por que como nosso satélite é menor, e por consequencia sua força gravitacional reduzida, fica mais sujeita a influência da gravidade da Terra. O que também explica a forma achatada de nosso satélite.

  • Ian:

    Genivaldo andou usando DORGAS d+…

  • Genivaldo:

    As dúvidas que os cientistas ainda tem é só pelo fato mentiroso pois nunca o homem foi até lua e as verdades que temos são os satélites e robôs que lá chegaram transmitindo até agora informes e fotos do solo lunar, havendo algo extranho na lua não é repassada para a sociedade pois o interesse são das autoridades políticas e militares, relatos de cientistas sinceros falam que tudo foi uma mentira americana devida a guerra fria, explica os cientistas que existe um campo de energia tão poderosa e mortal além do campo gravitacional da terra que tais raios mataria os astronautas pois tais energias de neutrinos atravessão os trajes e não temos escudos nas naves para evitar tal banho de energia cósmica, as filmagens e fotos dos astronautas forão feitas no dezerto americano, a apolo 11 ficou em orbita da terra até se completar o tempo da mentirosa viagem de ída e volta da lua, salienta ainda que se tivessemos tecnologia nos anos 60 não estariamos ainda com absoletos aviões civis e militares. O projeto lunar tripulado foi abondonado pelos americanos e soviéticos mas, antes várias nações estão fazendo subterrâneos secretos para uma classe dos poderosos se esconderem das quedas dos meteoros mais a grande erupsão solar que irá assolar a terra pois estão escondendo as verdades aos civis que irão morrer queimados, eles sabem que nosso planeta não tem campo magnético para suportar tamanha radiação solar inclusive isto também é bíblico assim falou. Ficaram as perguntas por que não houve mais viagens para a lua tanto americos como os russos? o que eles descobriram em filmagens e fotos dos satélites que orbitaram a lua? qual o mistério nisto e o que escondem da sociedade terrena? estas e outras verdades chegarão a tona para os desenformados que será tarde demais, os que sabem das verdades ocultas da classe dominante se torna loucos em dizer as verdades e serão taxados de insánia pela mídia forçada pelos líderes das nações bem como correrão risco de vida para si e os famíliares. Quem tem ouvidos ouça as verdades destes últimos dias desta velha terra. Meu shalom para todos.

  • Carlos Machado:

    essa foto nº7 é espetacular!

  • Tiago:

    CHATO! Já sabia de todos.

  • Ze da Feira:

    Outro dia mesmo tinha um post enfatizando que a proximidade da lua no dia 19/03 não tinha nada haver com o terremoto do japão. Agora informam que a lua pode sofrer terremotos por causa de sua relação gravitacional com a terra. porque o contrario não pode ser verdade ?

  • Emerson oliveira:

    Lendo este artigo,mais fico convicto,que o criacionismo é a “teoria”mais exata de se creditar,pois acabamos de ver a exatidão do posicionamento do lua em relação a terra,isso é muito exato para ser um um acaso,isso nos mostra um Deus perfeito que faz e rege todas as coisas com perfeição.

  • Amanda:

    Adorei a matéria. Muito boa mesmo *—*

  • Darcy Brito:

    A lua agradecerá se homem não consegui habitá-la. Já basta os estragos que ele faz por aqui.

  • Nuno:

    Mas será que só tem anormais fazendo Rating??? Como podem dar tanto voto negativo para uma pessoa que coloca isto: “Estou maravilhada, incrível!”
    Get a life, bastards!!

  • Thiago_czz:

    Só pa constar, esta ultima imagem é uma foto do lado oculto da lua, é fácil notal como ele é muito mais acidentado que a face que vemos todas as noites, é interesante ver como a lua “nos serviu de escudo” contra todos esses corpos celestes.
    O fato da lua nos mostrar sempre a mesma face está ligado à dois motivos, um deles é que a sua rotação em volta do seu próprio eixo é 6 vezes mais lenta que a da terra, e a outra porque o seu centro gravitacional não está no mesmo ponto do seu centro “geométrico”, há um deslocamento na direção do nosso planeta

  • Toneto:

    Valeu Cesar, pela paciência e tempo dispensados ao escrever e consequentemente me acrescentar informações.

  • Cesar:

    Toneto, a hipótese do Big Splash, para explicar a origem da Lua, é a mais aceita por que está de acordo com todas as descobertas até hoje feitas sobre a composição do solo lunar. Na verdade, quando começaram a vir os primeiros resultados das análises de solo feitas pelas sondas Surveyor, precursoras das missões Apollo, foram descartadas várias outrs hipóteses, como a da co-formação, e a da captura. A hipótese da emergência, que diz que a Lua separou-se da Terra por causa da alta rotação da Terra primordial tem um problema grave que é justamente “onde foi parar todo este momento angular”. A hipótese do Big Splash hoje é aceita como verdadeira por causa, principalmente, da composição do solo lunar, que é tão semelhante à da crosta terrestre que praticamente não resta outra explicação exceto que foi uma colisão com um planeta menor. E a recente descoberta de dois planetas compartilhando a mesma órbita deu força à hipótese do Big Splash, ou seja, não estamos falando de fantasias, mas de fatos que já foram observados.

    Sobre o afastamento da Lua, desde a década de 60 que são feitas medidas da distância da Terra à Lua usando raios laser. No início foram feitas medidas com raios laser refletidos pelo próprio solo lunar, mas com a primeira missão Apolo, os cientistas contaram com um espelho posicionado na Lua, que reflete de 10 a 100 vezes mais que o solo lunar (e que acaba sendo outra prova de que as missões lunares realmente aconteceram, que o homem realmente pousou na Lua em 20 de julho de 1969). Usando pulsos cronometrados, e detectores de fótons ultra-sensíveis, chegamos à fantástica medida de afastamento da Lua: 3,8 cm por ano.

    Sobre a Lua estar no céu de dia, vocês podem verificar isto hoje mesmo, de manhã cedo: no lado oeste, a Lua ainda não se pôs.

  • KVAZ:

    Você acredita nisso?

  • Toneto:

    Quanto a formação da lua.
    Essa é só uma das teorias possíveis, não é algo conclusivo.

  • vaelsom taveira ferraz:

    Fascinante

    Como é bom poder se interar mais das coisas do nosso e de

    outros planetas. É uma cultura a parte que adquirimos pa-

    ra os nossos conhecimentos.

  • josé gilvar gonzaga:

    adorei essas fotos. lindas, lindas, lindas

  • Túlio:

    Bem, pessoal conheçam aonde vocês irão morar, porque com tantos desastres ambientais e o ser humano “sem importar” com nada disso, a lua será a nossa nova casa, rsrs…

  • Jessica:

    Estou maravilhada! Incrível.

  • Henry:

    Sempre quis morar lá.

Deixe seu comentário!