Foto espacial: Nasa divulga imagem impressionante de nebulosa

Por , em 15.06.2015

A página Astronomy Picture of the Day, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), é um prato cheio para quem gosta de imagens que revelam toda a majestosidade do que está lá fora. Fotos de aglomerados de estrelas, nebulosas, supernovas e até mesmo imagens de satélite do nossa planetinha azul são fortes candidatos a entrar no seu top 5.

Na última semana, foi a vez da nebulosa planetária NGC 3132 brilhar em um registro estonteante.

Foi a estrela fraca, e não a brilhante, perto do centro da NGC 3132 que criou esta nebulosa planetária estranha, mas bonita. Apelidada de Nebulosa do Anel Sul, o gás brilhante teve sua origem nas camadas externas de uma estrela como o nosso Sol.

Neste imagem representativa colorida, a piscina quente de luz azul vista em torno deste sistema binário é energizada pela superfície quente da estrela fraca. Embora normalmente seja fotografada para explorar simetrias incomuns, são as assimetrias que ajudam a tornar esta nebulosa planetária tão intrigante.

Nem a forma incomum da “concha” circundante mais fria, nem a estrutura ou a posição das faixas de poeira filamentosas frias que atravessam a NGC 3132 são bem compreendidas. [NASA]