Foto espacial: eclipse solar visto do espaço

Por , em 19.10.2010

O Observatório Solar Dynamics (SDO), da Nasa, capturou essa imagem incrível quando a Lua passou entre ela e o Sol. O eclipse é parcial, mas mesmo assim tem um efeito muito bonito.

Cientistas acreditam que a imagem vai além da beleza – eles pretendem usá-la para entender como a difração pode alterar a “visão” dos telescópios e corrigir esse efeito.

A bordo do SDO está o Instrumento de Imagens Heliosísmicas e Magnéticas , que, como o nome já diz, mede campos magnéticos assim como ondulações na superfície do Sol causadas pela zona de convecção da estrela. Esses dados ajudam os astrônomos a compreender a influência do Sol sobre a Terra.

O SDO foi lançado pela Nasa em fevereiro desse ano, a bordo da Atlas V. [NeewScientst]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

12 comentários

  • Fernando Antonio Almeida:

    No céu a assinatura de DEUS ! Não tenho no pescoço a coleira de nenhuma religião, mas acredito em um ser Supremo !

    • Cesar Grossmann:

      A sombra de uma pedra sobre outra pedra? Não tem nada de fantástico nisso. É bonito e tal, mas não precisa de superpoderes nem para prever isso…

  • Danilo Lopes:

    eu vi a olho nu

  • felipebleichvel:

    entao ta geraldinho, todos os alunos iriam andar 18 quilometros para poder ver uma maquete do sistema solar completo, e claro todos maoires que a terra para poder ser mais realista. Nao sei como ninguem nunca pensou nisso antes!

  • alejandro:

    without words

  • HiLLER:

    É MARAVILHOSO O FENOMENO OTICO QUE NOS CAUSA, OBSERVADO AQUI DA TERRA

  • kevin wesley:

    odorei esses comentarios muito muito mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiittttttttttttttttttttttttttttttttttoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooosou louco por planetas acho muito interesante tchal

  • CID CLOVIS CERV I:

    DE UMA BELEZA INCRIVEL. E MUITOS NÃO ACREDITAM EM DEUS .

  • nina:

    é obvio que sai lagrimas,ninguem consegue olhar para o sol!

  • Marcos Souza:

    Reinaldo,

    Na verdade ver isso a olho nu só faz sair lágrimas porque você irá ficar cego !!!

  • geraldinho:

    Nos livros de escola mostram os astros colados uns aos outros, fazendo até sombra, isso é errado, pois na verdade, tudo está tão distante no sistema solar que, comparativamente, os astros seriam do tamanho de ervilhas separadas por no mínimo 2 quilometros de distancia uns dos outros (com exceção das luas)

    No entando, olhando por essa perspectiva parece que os dois astros cabem na palma das suas mãos, não se percebe a distancia incomensurável que estão um do outro, e a diferença de tamanho, a lua é insignificante se comparada ao sol.

    Como disse o Reinaldo, deve ser incrivel ver isso a olho nu, ver a lua flutuando na frente do sol como se não fosse nada, como se nem peso tivesse!

  • reinaldo:

    imagina ver isso a olho nu! sai lagrimas!

Deixe seu comentário!