Foto espacial: o incrível aglomerado de galáxias Abell 1689

Por , em 24.08.2010

O que são todos esses pontos brilhantes? Uma revoada de vagalumes? Não – cada ponto de luz amarelo é uma galáxia inteira, como a nossa Via Láctea (que contém o sistema solar, que contém a Terra e que, por sua vez, nos contém – deu para se sentir minúsculo?).

Apesar disso a imagem distorce algumas das galáxias, por causa da lente gravitacional usada. Análises feitas por computadores indicam que, além da matéria que podemos ver nas galáxias, o aglomerado deve conter uma quantidade significativa de matéria escura. Como essa foto foi alterada, os cientistas estimam que a matéria escura esteja nessa área destacada em roxo.

A formação atual do Abell 1689 é um mistério, pois nenhum modelo astronômico consegue conceber, exatamente, como a matéria escura conseguiria interferir com as galáxias formando esses arcos. [Nasa]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

9 comentários

  • Marta Evans:

    Concordo plenamente,e ainda me lembro de há alguns anos dizer a mesma coisa…
    Se os cristãos defendem a sua teoria, pq é que não há nem sequer uma linha que fale disso!Nem indirectamente!Nem tinham, mas nunca deram provas de que essa teoria era verdadeira…

  • Ozzy Osbourne:

    Nunca vi uma passagem Biblica destacando que a Terra é o centro do universo… mas concordo que mesma nela há coisas erradas…mas muitos textos maravilhosos escritos a milhares de anos, logo, é muito ruim ser um religioso fervoroso que defende tudo a ferro e tambem um cético total..
    Que a força estejam com vocês, hehe

  • Roberto:

    [Linda imagem!]² parece um coração haha

  • Atilada!:

    Linda imagem!

  • geraldinho:

    Mania desse povo de citar versos biblicos! Se você acredita na biblia, deveria combater essas fotos, diga que elas sao montagens, desqualifique a notícia cara, seja coerente!

    Afinal, na biblia só existe a terra, que é o centro do universo, e todo e resto de matéria que existe no espaço é só para decorar o céu.

  • Wanderley Araujo:

    Pequenos e Privilegiados Ana. Em Gênesis 1:16 temos a prova do Autor de toda a criação.Deus. E Ele fez tudo para o homem apreciar e maravilhar. Um abraço fraterno a todos.

  • walter scolari:

    acho estranho os senhores ‘ ‘ falarem que somos pequenos frente ao universo, somos criaturas filhos do criador, em condições de nos angelizarmos ou nos endemoniarmos, isso só depende de nossa evolução, ou não?????

  • Marcos:

    Olá Ana,
    e o homem ainda se acha o dono e o único dotado de inteligência no Universo 🙂
    Abraços

  • ana paula camoesas:

    realmente não dá para perceber,mas é maravilhoso e ao mesmo tempo assusta.Somos tão pequenos no meio disso tudo!!!

Deixe seu comentário!