Planeta gigantesco (e bizarro) é descoberto

Por , em 3.05.2009

Astrônomos descobriram um exoplaneta similar a Júpiter, que órbita uma estrela muito parecida com o nosso Sol.

O planeta apresenta uma órbita elíptica extremamente incomum. No ponto mais distante da órbita, ele fica à mesma distância do que a Terra do Sol de sua estrela. No entanto, no ponto mais perto, a distância entre ele e sua estrela chega a ser dez vezes menor do que a distância entre Mercúrio e o Sol.

O planeta foi batizado de HD80606b, e sua aproximação de seu sol acontece a cada 111 dias. Se um observador ficasse em um ponto alto desse planeta durante todo o ciclo, ele veria o “sol” no céu aumentar de tamanho 30 vezes e depois diminuir novamente.

A observação desses eventos deu aos cientistas informações detalhadas sobre a massa e a densidade do planeta.

Um fato diferente, por exemplo, é que ele tem o tamanho equivalente ao de Júpiter, mas sua massa é quatro vezes maior. Além do recorde de órbita mais excêntrica o HD80606b também tem o recorde de variação de temperatura mais absurda. Lá, pode fazer 3°C, uma temperatura aceitável para os padrões terrestres, como 1.200°C, algo absurdo.

Cientistas acreditam que a órbita bizarra deste planeta aconteceu porque ele e sua estrela fazem parte de um sistema binário. Sendo assim, ele teria sofrido muita pressão e “empurrões” de outros astros para que se configurasse desta forma. [BBC]

• well:

ainda tem gente que diz queDeus não criou tudo isso

• Vega:

Ainda tem gente que em pleno século usam a teologia como forma de explicar os fenômenos do universo…

• Vega:

só corrigindo “século 21*”

• AMERICO SERRANO:

caros amigos
    o vosso site é espectacular. Tem tudo para sabermos sobre ciencias.
    Gosto muito de pesquisar e todos os linkes são lidos.
    Obrigado