Foto espacial: uma incrível galáxia se espalhando pelo Universo

Por , em 8.09.2010

O que há de tão especial nessa foto, além da beleza óbvia da galáxia? Você consegue perceber os círculos de poeira espacial mais apagados, ao redor da NGC 4911? Eles são sinais de que a bela galáxia em espiral está sendo esticada.

A 4911 está em meio a um aglomerado de outras galáxias, conhecido como Aglomerado Coma, e está sendo puxada por suas vizinhas. Provavelmente ela irá acabar como elas: amarelada e elíptica, perdendo sua camada de poeira espacial, gás e suas “galáxias satélites” (galáxias que se comportam como nossa Lua, orbitando um corpo com maior campo gravitacional). Mas não tema – o processo está só no início e irá demorar alguns milhares de anos até estar completo.

A foto foi tirada pelo satélite Hubble e, além da 4911 você também pode ver o resto do Aglomerado Coma, que, pelo que astrônomos supõem, deve ter mais de 1000 galáxias. [Nasa]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

34 comentários

  • Wallace Silva:

    Na verdade, no bom e velho universo a paz existe em alguns lugares. Por enquanto… Exemplo? A nossa jovem Terra. O processo que tornou a Terra abitável ja acabou a muito tempo(Não posso dizer exatamente quanto, por nem eu nem você estava lá para saber), e em um futuro, acredito que distante, o caos retornará da mesma maneira qu os sistemas solares se formam… O “combustível” do Sol irá acabar e quando ele se for… nós também vamos…

    • Filipeh Souza:

      e so que voce nao viu o lado positivo o sol vai virar um tipo de bola de cristal do tamanho do planeta terra e vai ficar azul (acho que celeste :D) mas ele nao vai poder aqueçer os planetas sobreviventes 🙁

  • Renis alves:

    Nem todos os seres humanos tem as suas crenças,seja ela acreditar em Deus ou não,não e preciso divulgar ao mundo que voçê não acredita em Deus,ou algo relacionado!.Motivos?,temos varios motivos em acreditar na existencia de um criador,tenho certeza que se eu existo foi alguem que me criou,assim como o homem criou os ciéntistas,posso não saber muito,e lamento por isso,mas não duvido nem de um nem do outro,os ciéntistas tem o seu papel,e Deus o criador e nisso que eu acredito,teve e tem um grande papel nas nossas vidas!.
    Talvéz eu possa estar errado,e não estou em tal nivel pra jugar alguem ou alguma coisa!.
    Apenas tenho Deus no coração!.

  • joao paulo:

    A ciencia tem o papel dela,a religião a o seu, não é nescessário transformar tudo em guerra, a paz tem de prevalecer sempre, somos iguais perante Deus, homem ou mulher, o fato mais angustiante é achar que a religião esta absoleta com bases em experiencia flustrante que alguns tiveram no passado com o fato religião, e começam a pensar que religião e ignorancia andam juntos, mas a religião imterpletada tem nada a ver, os lúcidos não se deixam levar pelo vão ensino buscam sabedoria em fonte segura e vive com a ambundancia do conhecimento, não frequentam locais onde existe muitos ruidos e pouco conhecimento, a biblia se refere a barulho pra fazer cócegas nos ouvidos, e não para alucidar.

  • Andre Reis:

    Querido João Paulo!

    Que Deus ilumini seu coração e que possamos sempre encontrar nossas respostas e caminhos, seja na ciência ou em nossa devoção…

    Novamente me curvo diante da frase do Rony… “Tudo o que é divino, nao elimina o que é racional”

  • Diego Uchiha Doppler:

    “_Daniel, esta é uma escolha que faz hoje, porque nada esta determinado para hoje, mas se tivesse, imploraria de juelhos para ser salvo.”
    ^Momento mãe dináh.

  • joao paulo:

    _Daniel, esta é uma escolha que faz hoje, porque nada esta determinado para hoje, mas se tivesse, imploraria de juelhos para ser salvo.

  • Daniel Esperidião:

    Eu não quero salvação.

  • joao paulo:

    _Ninguem deve ou pode impor nada a outros, todas as coisas são livres aos olhos de Deus, até a data do juiso final quando ele mesmo irá determinar as coisas, apenas dialogamos os nossos pontos de vista não há mal algum nisto, criticas devem ser compiladas em bases sólidas, e não em concepção pessoal como vejo aqui, ninguem é Sr. de absolutamente nada, então não venham impor limites com insinuações, devem crer naquilo que jugarem aos olhos crer, mas o respeito deve ser cultivado não importa o que nossa van filosofia nos ensine. Buscar a Deus por si só, é o mesmo que dizer eu não quero saber de Deus para não ter de lhe prestar contas de nada, mas saibam que isto no mundo com toda a tecnologia é impossivel, e o criador mesmo estabeleceu, que “A porta por onde fluirão todas as naçoes ficará firmemente estabelecida no alto do cume do monte e todos passarão por ela” então não existe alternativas só se não vir a existir, pois deve a ele a dádiva de sua existencia, que pode durar um tempo ou viver indefinidamente, e não tenho pendencias com a ciencia, mas é preciso saber que ela tem seu papel mas não o de SALVAR.

  • Daniel Esperidião:

    Muito obrigado André, por entender que eu nunca me declarei ateu, e por entender o meu ponto de vista. Não entendo o motivo para mal dizer a ciência, quando é graças a ela (e não a religião) que as respostas aparecem…
    Também não vejo razão alguma para tentar impor suas crenças, é graças a atitudes assim que grande parte das maiores (e menores) guerras da historia aconteceram, uns tentando impor seus ideais sobre outros, e o cristianismo não escapa disso, de maneira alguma…

  • André Reis:

    Permitam-me me intormeter nessa discussão que mais parece uma batalha épica…

    O Melhor comentário aqui foi o do Rony.

    E o Daniel em nenhum momento criticou a existência de Deus.

    João Paulo, pare de impor a existência de Deus no coração das Pessoas, quem é você pra fazer isso??? As pessoas devem buscar a Deus, por si só… Deus nos deu o livre arbítrio, para fazermos o que quisermos de nossa vida, incluindo ser cientista!!! Sou uma pessoa que tem Deus no coração acima de tudo, e acredito que ele é o criador, mas não me deixo influenciar por versículos mal interpretados da bíblia, leio diariamente esta que contém os únicos e verdadeiros livros que realmente nos agregam algo… Também não acho justo você e outros religiosos, virem aqui e ficar criticando a ciência… Hoje meu amigo a ciência felizmente (E GRAÇAS AO PODEROSO NOSSO DEUS) está acima das religiões… Veja bem, eu disse acima das religiões e não de DEUS!!!… Nem os cientistas acham isso… Que estão acima de DEUS
    RELIGIÕES, pra mim não deveriam existir na forma como são hoje… Cada um fala uma coisa, cada um interpreta a bíblia de um jeito… Geram confusões, guerra, desgraça pelo planeta… As religiões são o pior veneno que nosso planeta ganhou…
    DEUS criou o homem, o homem criou a RELIGIÃO (A PIOR CRIAÇÃO)…

    DEUS criou o cientista, para que este nos ajudasse a compreender melhor nossa existência…

    Agora… criticar os cientistas porque eles descobrem coisas… Faça-me o favor…

    Poxa vida… Acredito tanto em Deus, amo a bíblia, leitura apaixonante e divina… Me tornei um homem melhor desde que comecei a ler…

    Mas chegar ao ponto de ignorar os fatos e acontecimentos da ciência é a maior burrice e tapadisse que o ser humano pode apresentar…

  • rony:

    Meu povo!nao vamos confundir as coisas.Tudo o que é divino,nao elimina o que é racional.É possivel ter fé e raciocinar ao mesmo tempo.Só porque a ciencia tenta explicar como as coisas acontecem no universo,nao muda o criador do mesmo.

  • Daniel:

    E como vc quer gerar respostas, sem ter perguntas? Eu fico extremamente feliz por saber que experiências geram perguntas, além de respostas.
    Pois é delas que vem as respostas, e das respostas, podemos tirar conclusões para resolver os problemas.
    Agora me responda, ó sabio João: De que adiantaria tirar o dinheiro das pesquisas, e comprar comida para todos aqueles que sofrem de fome? Vc acha que essa seria a solução final? Acha que eles se contetariam com alguns meses de comida? E depois que tais mantimentos estivessem acabados? O que seria? Teriamos perdido tempo de pesquisas, para simplesmente retardar o problema, ao invés de solucioná-lo.

  • joao Paulo:

    _È simples Daniel, quando atinge certo nível de conhecimento, passa a ser portador da luz e deve iluminar onde se faz nescessário, não entenda que isso trata-se de fanatismo,eu não quero convencer ninguem do que deve ou não fazer no que deve ou não crê, isso não vem ao caso, mas o que mais me intriga é esquecer da existencia de Deus e achar que a ciencia é que dará respostas pra tudo, sendo que a ciencia vaga na mais absoluta escuridão sob teorias, pois foi permetido a ela evoluir até aqui onde está mas não vai além, e o que é pior estão gastando furtunas em experiencias que no fim irá gerar mais perguntas do que própriamente respostas,dinheiro que pode resolver grandes problemas da humanidade, ja se falam em um novo LHC fiquei sabendo de participação do brasil No LHC 1 enquanto brasileiros não tem sequer direito a saúde pública básica.

  • joao Paulo:

    _Vini, seu coração é o seu guia, até vc conhecer a Deus o criador e determinar que sim ele é o melhor guia do que o seu coração, mas não chegará a esta conclusão, por imposição de alguem, e sim por sua própria vontade, ele promete vida eterna há queles que o buscar a ele como espirito e verdade, e quando entregar de forma completa a Deus ele lhe revelará suas grandezas, e passará a sentir-se seu amigo fiel, eu estive em um momento muito conturbado de minha vida, tentava entender por que passava aquilo, pois sempre fui um bom garoto, então ja cansado das sequencias de acontecimentos ruins se explicação, assim decidi fazer um oração a Deus porque parecia que ninguem via os meus sofrimentos,então disse se alguem pode me ouvir este é Deus, entrei em meu quarto e pedi a Deus com toda fé que se eu tivesse mesmo que passar por tudo que passava, ele pelo menos me dava um pista do porque daquilo, par que não acabasse me desesperando, então no mesmo intante senti uma paz muito grande e dali em diante comecei a fazer planos e colocava Deus a frente de tudo, hoje não reclamo mais de nada, só agradeço a ele por me estender as suas mãos.

  • Vini:

    João, oks, porque devo pensar que deus exista?
    responda, minha pergunta é simples.

  • Daniel:

    Agora me explique João Paulo, por que tal necessidade de aparecer, de fazer com que todos fiquem sabendo no que você acredita, ou deixa de acreditar?

  • Daniel:

    É mais do que óbvio que essa discussão não vai dar em lugar algum. Nunca deu.
    A minha questão inicial não foi criticar se Deus existe, ou não.
    A questão, é sobre os posts religiosos que nada tem a acrescentar, a não ser pregar as suas crenças. Não vemos ateus falando que Deus não existe, sem antes aparecer um religioso para iniciar tal discussão.
    No que o primeiro post do João Paulo e do Genivaldo acrescentaram na discussão, a não ser as suas crenças? Essa é a questão. Os religiosos sempre querendo sobrepor as suas crenças as dos outros, sempre querendo mostra-la, mesmo quando não existe a necessidade do mesmo.

  • joao Paulo:

    _A cegueira nada tem a ver com a religião, e sim com pouco uso do raciocinio, cosequencias do pouco conhecimento.

  • joao Paulo:

    _Vini ,no mundo em que vc vive nada existe, só existe o que vc quer quer exista, somente.

  • Vini:

    João Paulo, a ciência realmente nunca vai poder explicar os acontecimentos de ordem espirituais POIS ELES NÃO EXISTEM FORA DA SUA CABEÇA.

  • Daniel:

    Mais fácil falar ‘eu não entendo, logo foi Deus quem fez’.
    Melhor, é falar ‘eu não entendo, logo pesquisarei, quem sabe não ache a resposta, mas não desistirei de tentar entender’.

    Pense sobre isso.
    Eu não tenho a falta de um lado espiritual. Eu tenho os meus conceitos e as minhas crenças, formulados por mim mesmo, em base do que eu acho lógico, e de análise.
    Não lí um livro, e aceitei tudo sem questiona-lo. Não aceitei ideias de outros, sem antes questioná-las.

    A religião cega SIM, e não há como discutir isso. Cientistas tiram a foto, explicam ela, e o que os religiosos fazem? “NOSSA! ISSO SÓ PODIA SER OBRA DO TODO PODEROSO!”

  • joao Paulo:

    _Daniel, a ciencia não quer admitir nada que apoia idéias religiosas, porque julga ultrapassada e antiquada do ponto de vista crer em Deus, mas esta ficando estreito essa situação, por isso vc ve eles fazerem comparação “em particulas de Deus” ou algo do gênero, acreditar piamente que não há um arranjo na criação simplesmente por que a ciencia não tem acesso a fatos comprovados, não prova nela argumentos válidos para descrença, mas o mais notável em tudo é que se ela defender este ponto de vista religioso ela tambem morre, pois a fé o milagre, e acontecimentos de ordem espiritual nunca poderam ser explicados pela ciencia, pois é mais complicado pra ela como o exemplo da dita existencia da matéria escura que nada de concreto ainda existe sobre isto, então isto faz sentido, de não aceitar a cituação , fugir é o remédio.

  • joao Paulo:

    _A algo interessante sobre,pontos de vista na perpectiva de quem olha, na realidade cegueira espiritual é uma mente que é capaz de vagar apenas por conceitos impostos pelos outros, imcapaz de usar o próprio raciocinio buscar respostas em fontes seguras antes de afirmar algo, acreditar em tudo menos naquilo que é o exencial acreditar, por outro lado vem os que julgam que os que tem visão espiritual são cegos, pois eu digo… um jamais entrará no entendimento do outro, a picuinha é infinita pois quem julga conhecer tudo afirma que religião esta para o ser como a bengala pro cego, mas não pode encontrar as respostas para tudo, porem não sabem o que os aguarda o futuro, pois este tambem esta limitado, pra que insistir em tirar agua da rocha, na verdade estamos vivendo no que podemos chamar de entendemos no máximo o que é atual, pois não sabemos do que virá no momento seguinte, tudo não passa de especulação, a biblia diz que o homem tem dominado homem para seu próprio prejuiso, por coseguinte ela nos afirma ser inspiração divina e não do homem que esta sujeito a todo tipo de falha. Mas isso da cegueira se aplica ao crente de visão limitada, que não é capaz de refinar suas pesquisas, tambem assim como aqueles que só acreditam naquilo que pode tocar ou ver, os verdadeiros São tomés, eu prefiro viver nas espectativas daquilo que anela o meu raciocinio lógico, pois é bem sábio, o que limita de visão é aplicado em quem atém apenas em um único foco, e não explora no geral, pois insitir incisivamente em algo e não ter respostas para tudo tambem significa tolice, ou acreditar em algo e depois distorcer para se ajustar, é profunda cegueira.

  • Daniel:

    Ah, e mais uma coisa… Agnostico Empírico, para ser mais exato. Logo, eu aceito sim outras idéias (caso queira saber por que, procure entender o que é um Agnostico Empirico), e muito melhor do que vc. A religião fecha a mente, a falta dela abre.
    Vc diz que os meus conceitos não servem para nada, e os seus, servem para algo além de te cegar, te tornar arrogante, e atrapalhar materias cientificas?
    Pense bem, vc diz que os meus conceitos não servem para nada, logo, quem tem a mente fechada é você.

  • Daniel:

    Em momento algum me declarei ateu. Eu sou agnostico.
    Em momento algum disse que é errado ser religioso. O que eu disse, é que é errado vir em um artigo científico impor idéias religiosas. Existe lugar certo para tudo. O que a religião tem aver com esse artigo? Como ela pode ajudar na discussão do mesmo?

  • joao Paulo:

    _Que irônico… Daniel foi um exelente profeta de Deus, desenpenhou um papel digno perante ao Deus verdadeiro, e foi livrado da boca dos leões quando o atiraram para ser devorado vivo na jaula.

  • joao Paulo:

    _Cuidado Daniel, aquilo que se rejeita na terra pode ser o que o esmagará, pense nisso não como uma ameaça mas como um fato concreto e absoluto, pois tudo teve incio de forma errada, agora precisa de concerto, e não tem saída pra ninguem, o homem distante de Deus é como avião sem combustível cedo ou tarde ele se espatifará no chão, é bom quem que não gosta disso, buscar mudar seus conceitos que pra nada serve, a não ser conduzir rumo a sua desgraça.

  • Daniel:

    PUTA MERDA! Eu já estava ficando feliz… Parecia que os tópicos relacionados a astronomia tinham se livrado de fanáticos religiosos que nada tem a acrescentar as discussões, a não ser as suas malditas imposições filosoficas. Que inferno! Por que 90% dos topicos cientificos tem um maldito religioso fazendo isso?!

    • Eloyr:

      Aí Daniel… Ao invés de entrar aqui para amaldiçoar os religiosos, pq. vc. não os ignora e expõe aqui os seus conhecimentos científicos para que nos assombremos e juntamente aplaudamos a sua grande sabedoria científica? Seria o fato de que TAMBÉM nada tendes para acrescentar à esta discussão? Sendo este o caso, restrinja-se à sua insignificância: científica e humana e todos nós seremos mais felizes. Obrigado.

  • Diego Uchiha Doppler:

    “Os Unicórnios Cor-de-rosa Invisíveis são seres de grande poder espiritual. Sabemos isto porque eles são capazes de ser invisíveis e cor-de-rosa ao mesmo tempo. Como em todas as religiões, a Crença do Unicórnio Cor-de-rosa Invisível baseia-se em lógica e fé. Acreditamos que eles são cor-de-rosa e logicamente sabemos que são invisíveis porque não os conseguimos ver.”

  • Genivaldo:

    O meu Pai celeste faz tudo maravilhoso. Baruch Hashem = Bendito seja o Eterno

  • Diego Uchiha Doppler:

    intão né…1ª lei da termodinamica…

  • joao Paulo:

    Grandiosas são as obras de tuas mãos ó soberano, quanta maravilha tu, só tu podes criar, devido a ambundancia de energia dinâmica.

Deixe seu comentário!