Astrônomos avistam a galáxia mais distante já encontrada

Por , em 24.10.2010

Cientistas descobriram a galáxia mais distante já detectada no universo. Esta coleção de estrelas, nomeada UDFy-38135539, fica tão longe que a sua luz leva mais de 13 bilhões de anos para chegar a Terra.

Segundo os astrônomos, nós vemos essa galáxia como ela era apenas 600 milhões de anos após o Big Bang.

Os cientistas ainda não têm muitas informações sobre a galáxia. Mas eles dizem que ela parece ser pequena, muito menor do que a Via Láctea. Provavelmente, ela tem apenas um décimo a um centésimo de estrelas da Via Láctea. Isso é parte da dificuldade em observá-la, porque se ela não é grande, não é brilhante.

Os astrônomos estão muito interessados em provar estas grandes distâncias, porque a partir disso eles poderão aprender como o início do universo evoluiu. As descobertas vão ajudá-los a explicar por que o cosmos tem a aparência que tem agora.

Segundo os astrônomos, esses objetos distantes ajudam na compreensão da formação das galáxias, porque os seres humanos os vêem em seus estágios iniciais e, portanto, em sua versão mais simples.

Em particular, eles querem encontrar mais evidências de populações antigas de estrelas, as primeiras do universo. Estes gigantes quentes azuis teriam crescido a partir do gás frio neutro que permeava o cosmos no seu início.

Estes gigantes teriam “explodido” em vidas brilhantes, mas breves, produzindo os primeiros elementos pesados. Eles também poderiam ter “fritado” o gás neutro em torno deles – que quebra elétrons de átomos – para produzir o plasma intergalático difuso detectado em estrelas mais próximas hoje.

Assim, a galáxia recém-descoberta é de grande interesse porque é incorporada diretamente neste período de tempo – a “época da re-ionização”. Neste momento inicial, a teoria indica que o universo não era totalmente transparente. Ele teria sido preenchido com uma “neblina” de átomos de hidrogênio que absorviam a luz ultravioleta que saía das galáxias jovens.

Somente quando essas galáxias ionizaram este gás neutro que as suas luzes começaram a cruzar todo o cosmos. Um dos aspectos mais intrigantes da descoberta da nova galáxia distante é que o seu brilho não teria sido forte o suficiente por si só para escavar um caminho através do nevoeiro opaco de hidrogênio.

Isto significa que deve haver outras galáxias, mais fracas e menos massivas, invisíveis aos telecóspios, ajudando a “limpar” a área para que a luz passe.

Os astrônomos têm outros candidatos de objetos espaciais de distância similar à essa galáxia que esperam confirmar em breve. No entanto, o verdadeiro avanço na observação da época da re-ionização provavelmente vai ter que esperar até que telescópios e técnicas mais potentes sejam desenvolvidos. [BBC]

• Esio Pereira:

Note a foto em deep field. As galáxias não são diferentes em cores das galáxias mais próximas de nós. Isto significa que marcar distancias pelo red shift, não é confiável. Estas galáxias deveriam serem vista já em infravermelho ou não deveriam ser vistas, já que a frequência da luz seria invisível, esta distância.
    Leia o blog: “Olhando o universo” e veja como somos enganados pela ilusão de ótica e como a energia escura é falsa. Leia também sobre a matéria escura e vários segredos do universo, inclusive como o universo nasceu sem um big bang.

Não, Alberto Campos, a foto foi feita com um telescópio que trabalha na faixa do INFRAVERMELHO.

Ou seja, tudo que você escreveu aí e todas as conclusões que você chegou SÃO FALSAS.

Um pesquisador honesto, depois de descobrir que está errado, ele trata de rever sua posição, e se corrigir. É a diferença entre corrigir um sábio e um estulto.

• Tundra:

Pelo que eu ja li, antes do big bang ocorrer existia outros universos em paralelos, para ocorrer o big bang esses paralelos se encontram causando essa gigantesca explosão chamada de big bang, e pelo que se imagina , sempre foi assim.

• giovanni:

• iury:

a ciencia esta evoluindo muito , e como eu adoro o espaço e eu semprequis ir la entao daqui a alguns anos vao aparecer muitas novidades e eu acredito nisso

nao acredito que possa haver vida emm outro planeta,por que a terra e o universo juntos somam mais de 5 bilhoes de anos de existencia ,ou seja, se houvesse vida em algum outro lugar ja teriam se manifestado como nós,ou no minino, pelo tempo que os cientistas estudam e observam o universo, ja teriam encontrado laguma coisa bem pequena que fosse!

deveria ter como apagar ou corrigir o proprio comentario

corrigindo:

o levantamento do rodrigo é bem plausivel, tambem ja tinha atentado a este fato
    MAS a teoria do big bang tenta explicar o inicio do universo, e nao antes dele… se houve ou se nao houve uma força externa pra ele acontecer, já é outra historia

o levantamento do rodrigo é bem plausivel, tambem ja tinha atentado a este fato

MAS o big bang nao tenta explicar o inicio do universo, e nao antes dele… se houve ou se nao houve uma força externa pra ele acontecer, já é outra historia

O problema em identificar galáxias distantes por incrível que pareça é a velocidade da luz: a luz não viaja tão rápido quanto gostaríamos e até chegar às galáxias mais distantes, elas já deixaram de existir. Vale lembrar que essas imagens que vemos pelo telescópio são do PASSADO das galaxias e não como elas são hoje. E sobre Stephen Hawking, ora o cara se diz ateu ora se diz agnóstico, não dá pra saber qual é a dele. Antes ele dizia que somente um ser supremo poderia ter dado início a tudo, agora ele já mudou de idéia… Gostaria que ele explicasse de onde surgiu a força gravitacional EXTREMA para causar o Big Bang. DO NADA? Alguma coisa surge “do nada” na natureza? Não…

É exatamente o que os astrônomos apontam, estamos observando o passado, e as observações tem confirmado as teorias que temos sobre a origem e evolução do Universo.

Sobre a posição do Stephen Hawkins, uma das marcas das mentes inteligentes é mudar de posição quando acham que estão errados sobre alguma coisa. E a posição particular dele sobre deus ou deuses não tem nada a ver com as conclusões científicas dele.

• Davidson Lima:

Interessante esse artigo, mas algo não faz sentido: será que ao longo de 13 bilhões de anos-luz não existe NENHUM OBJETO bloqueando a visão, isto é, como eles fotografaram esta galáxia, sendo que temos milhares de corpos no Universo podendo ficar na frente da imagem?

Temos? Davidson, se o universo fosse tão densamente povoado de galáxias (ele já foi assim), não haveria escuridão noturna.

• Bruno Juncklaus ([email protected]):

Z3hr0_C00l

o próprio stephen hawking diz que os números tornam isso impossível. TEM que existir vida em outro planeta.

porém, na minha opinião, não existe ._.
    eu amo o universo, leio muito sobre, ia fazer pós em astronomia e tudo..
    na minha opinião poderia até ter EXISTIDO vida. acho que agora somos os últimos.
    sei lá pode ser coisa minha, pode ser que eu seja um asno como dissestes mesmo.. eu nem diferencio maiusculo de minusculo :S
    mas é o que eu penso né, e por incrivel que pareça, eu te respeito :O

• Joel Zacarias Marconcin:

Repito aqui: O homem procura nas aventuras distantes o esquecimento para os problemas de perto.

• Z3hr0_C00l:

Um cara que se diz pensante e afirma que so exista vida na Terra é digno de um asno! Me desculpe, mas so extremamente radicla enquanto a isso.
    É burrice demais achar que em um zilhoes de estrelas pelo universo e 5x mais planetas que estrelas, não tenha pelo menos 10 outras civilizações inteligentes.

• jorel:

Guiler, vc acredita na lenda de deus e jesus, e faz vista grossa para os fatos evidentes de extraterrestres em nosso planeta?
    Cada cabecinha hein!!!

• jorel:

Gulier, vc acredita na lenda de deus e jesus, e faz vista grossa para os fatos evidentes de extraterrestres em nosso planeta?
    Cada cabecinha hein!!!

• Genroperfeito:

Porque sogra é sogra…

O big bang, não ocorreu na periferia do universo. Isto não tem lógica. Como pode uma explosão ou expansão ocorrer na periferia? Se aconteceu um big bang, ele ocorreu no centro do universo e se extendeu até a periferia. Isto será visto na internet, em: “olhando o universo”.

Obviamente você não entendeu o Big Bang…

• nelson:

porque tantas maldades com sua sogra ela e tao ruim asim .ou voce nao presta pra filha dela cara?,,,,quanto a galaxia isso e muito com novas visao tenologicas.podemos logo saber se existe outras vidas no universo!!….

• Guiler:

Tantas descobertas,e continuamos pelo meu modo de acreditar,que somos mesmos,as únicas espécies de vida existente em toda esta imensidão do universo.Claro sem esquecer que acima de nós no meio de tudo isso ,vive e existe o nosso soberano Deus,Jesus e o Espírito Santo juntos com os anjos celestiais.

• Ivan:

Se for confirmada essa distância, com equipamentos mais potentes poderão ser visualizados sinais do próprio Big-bang, se as estimativas estiverem corretas, “só faltariam” 600 milhões de anos de expansão do universo para encontrarmos alguma galaxia no seu estágio inicial.

• ira:

O FAMOSO BIG BANG AINDA VAI RENDER,BEM,ATE UMA PRÓXIMA TEORIA
    ACADÊMICA.

• Jose51:

Vou mandar minha sogra prá lá…Viagem só de ida.