Foto: esqueletos zumbis da Irlanda

Por , em 27.09.2011

Estamos vivenciando uma febre zumbi: os mortos-vivos são personagens principais desde vários filmes e séries até eventos especialmente dedicados a eles, como o Zombie Walk Walking Dead. Mas a fama e o temor por essas criaturas não é de hoje.

Foram descobertos dois esqueletos da época medieval na Irlanda com grandes pedras encravadas em suas bocas – prova de que se temia que esses indivíduos sairiam de seus túmulos como zumbis.

Os esqueletos foram exumados como parte de uma grande exploração que fez escavações pela Irlanda. De acordo com pesquisadores, a boca era vista como o portal principal para a alma sair do corpo após a morte. Às vezes, a alma poderia voltar ao corpo pela boca e reanimá-lo, ou um espírito maligno poderia fazer isso, trazendo a pessoa de volta à vida. [Life’sLittleMysteries]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

23 comentários

  • Drawph:

    Bom para começar na verdade… o ser humano usa apenas 10% de sua capacidade mental o ser humano a capaz de fazer coisa q se achavam incomum ou errante como a Falsa Gravidez… pense nisso vamos supor, que em 06/09/2011 o Mundo acabe, Fique com isso na cabeça mesmo q as pessoas falem q nada vai acontecer você vai ficar com medo ou até tentar se matar talvez.
    Em termos de Biologia eles estão tentando criar um tipo te Vírus ou melhor estudando a Fusão do Vírus da Gripe com a Raiva ou Gripe e a Varíola com Raiva ( Sim ainda a Um reserva de varíola para uso de defesa caso ela volte ou outra coisa parecida para como se diz uma vacina )
    Vejamos a seguir em 3 motivo para a descoberta de tal coisa.
    1.:> A Gripe por sua mutação rápida e sua facilidade de ser espalhar entre todos… tem fácil infecção
    2.:> A raiva faz com q um cachorro ( por assim dizer) ataca e infecte outro cachorro Seu nome diz o que você já sabe sobre ela
    3.:>A varíola foi uma das doenças mais perigosas que já aconteceu.(pelo o que eu sei o corpo humano ficou imune a ela eu acho)
    Uma combinação delas ou entre elas é ainda um esquema que ainda não foi projetado.

    • Gustavo J C. S.:

      “Bom para começar na verdade… o ser humano usa apenas 10% de sua capacidade mental…” Já começou errado amigo.. Quantos anos você tem?

  • nml:

    As pedras simplesmente provam que funcionaram para estes 2 zumbis aí! Deu certo! Genial!

  • nml:

    Eu não acreditava em zumbis. Pensava, pôxa, quanta imaginação desse povo… Mas eu fui crescendo e passei a reparar em uma questão fundamental: o ser humano não tem tanta imaginação assim como eu pensava. É um tipo influenciável, maria vai com as outras… Fui percebendo q tudo ou tinha um fundo de verdade, ou baseado em algo (seja real ou por engano), ou influenciado. Resumindo, hoje eu NÃO DUVIDO da possibilidade de zumbis (ou tbém enganação envolvendo isto), assim como sei q existe a tecnologia arma de guerra hologramas e muitas outras. “Morro e não vejo de tudo ainda”, “quem viver, verá”.

  • Renê A.:

    Zombie Walk?. Será q ela se referiu a série Walking Dead?
    Se eu estiver enganado me corrijam.

    • Fernando M.:

      Zombie Walk é o desfile anual que acontece em muitas cidades do mundo, com milhares de pessoas fantasiadas imitando zumbis… procure no youtube

    • Lulu8:

      O que acontece é que a redatora do artigo se enganou. O nome da série de zumbis é “The walking dead”…

    • si:

      Zombie walk é um evento onde varias pessoas se vestem de zumbi e vão pela rua fazer um “passeio” acontece em várias cidades do Brasil e do mundo 1x por ano.

  • Jonatas:

    Não, acho que depois da morte algumas partes de nosso corpo podem continuar crescendo, como cabelo e até dentes, devido a alguma anomalia hormonal. Outra coisa, conforme o ar vai saindo dos pulomões ele passa pelas cordas vocais e produz um som tenebroso… Muitas podem ser causas naturais das lendas dos mortos vivos, que vem de várias culturas, de indíginas a europeus.

    • Alan:

      Tudo tem uma resposta, mais o que move são as perguntas.

    • Tiago Moah Weimer:

      By: TV Futura!!!

    • zico:

      Os dentes é que é mais difícil crescerem.

  • Daniel Iserhard:

    Assistam esse programa do NetGeo que explica em detalhes essa história:

    http://www.youtube.com/watch?v=bk6e-B0RUO4

    Esse programa foi tem em Veneza, e acreditavam serem vampiros, por isso os tijolos na boca. Na matéria daqui, parece que o achado se deu na Irlanda, eram usadas pedras e acreditavam serem zumbis.

  • Luísa:

    Na verdade, essas pedras ( ou tijolos ) eram colocados na boca de cadáveres que se acreditava serem vampiros. Os vampiros são um mito de origem eslava, que remonta à antiguidade, e que se disseminou ao longo dos séculos pelo resto da Europa.

    • Glauco:

      Pode crer, eu já ouvi falar desse ritual outra vez, muito tempo atrás. Faz muito sentido, valew pela explicação!

    • Jonatas:

      De fato, mas figuras vampirescas vem de várias culturas, mesmo a que não tiveram contato com a eslava. Aqui em nosso Brasil, uma lenda tupi fala do “corpo-seco” um homem mau que espancava a propria mãe, e quando morreu foi enerrado mas até a terra o rejeitou, recugitando-o de volta. Tem tod a figura de morto vivo e vive grudado nos troncos podres de árvore, atacando os vivos pra sugar-lhe o sangue.

  • EltonPaes:

    Glauco viajou de novo, e o assunto tbm esta todo desinformativo ou errôneo (nem sei se existe essa palavra desinformativo ).
    Mas é o seguinte com a peste negra que assolava aquela época, muitas pessoas morreram, estimasse 200milhões, então as pessoas abriam covas e colocavam os mortos junto aos que já estavam mortos, muitos deles ainda estava em decomposição, primeiramente a unha deles cresciam, mas na verdade era só o dedo que murchava e dava a aparência de que as unhas tinham crescido, mesmo vale com barba e cabelo, o corpo todo estava em estado de composição, então seus órgãos internos produziam gazes que só saíra pela boca, ás vezes saia sangue junto, e as pessoas pensavam que eles tinham acabado de comer algo ou alguém, e enfiavam pedras na boca, pra tentar fazer com que o “zumbi” não coma mais.
    As pessoas não eram menos inteligente que nós naquela época, só não tinha informação correta…
    Mais fica aí, mais um mistério desvendado !
    ;D

    • Glauco:

      Parece que quem viajou foi você. A história da Luisa tá muito melhor contada do que a sua ou a da matéria.

    • EltonPaes:

      Exatamente mas a causa era essa, e vc não viu o “zumbi” entre parenteses ?

    • EltonPaes:

      E só pra constatar, não é história nenhuma, são dados retirados de uma reportagem que eu assisti no natgeo, então quem viajou foi os caras e eu ?
      aham claudia…

  • Glauco:

    Péssimo. De onde tiraram a idéia de que esse povo fazia isso por medo de zumbi?? Que literatura indica que zumbis eram “conhecidos” nessa época por esse povo, sendo que a história original dos zumbis veio do Haiti?? E se fosse apenas algum ritual mortuário mais parecido com as moedas sobre os olhos dos gregos??

    Tem coisa aí…

    • EltonPaes:

      Zumbi só foi um termo usado, não leve tudo ao pé da letra…

  • eduardo:

    Resident Evil medieval……

Deixe seu comentário!