Foto: estonteante aurora sobre o Artic Henge em Raufarhöfn

Por , em 2.05.2012

A foto acima, de autoria de Stephane Vetter, mostra a Aurora Boreal sobre o recém construído Artic Henge.

O Artic Henge, em Raufarhöfn, Islândia, é uma construção inspirada no poema edda Völuspá (Profecia da Vidente), com o “caminho dos 72 anões”, cada um representando 5 dias do ano. Cada anão tem um nome e características, e os visitantes podem encontrar o seu próprio Anão de Aniversário (que fica na data do seu aniversário).

Se você seguir as linhas dos ápices dos monumentos, encontra o norte celeste. E no dia do solstício de junho, a mesma linha vai apontar para o “Sol da Meia Noite”, que se encontrará sobre o monumento. Um cristal no topo de uma coluna de 8 metros irá iluminar todo o Henge.

A imagem acima foi feita no último mês de março, durante uma belíssima tempestade de auroras boreais. Uma tempestade de auroras boreais é a rápida sucessão de subtempestades de auroras boreais, e ocorrem em curtos períodos, geralmente em um só dia, durante uma tempestade geomagnética.

As tempestades geomagnéticas acontecem quando o campo magnético da Terra interage com algum fenômeno magnético espacial, como a onda de choque de uma tempestade solar, ou a interação com uma nuvem de campo magnético. Em março aconteceram as tempestades solares mais fortes dos últimos 5 anos, proporcionando esta e outras imagens maravilhosas de auroras.

[NASA, Artic Henge, Artic Henge (2)]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

7 comentários

  • giuan:

    muito linda um dia eu ainda vou presenciar um fenômeno desse.

  • Andre Luis:

    Auroras são incríveis!

  • Glauco Ramalho:

    Ixi, o César é empregado da Hypescience agora? Bom, tomara que faça matérias sobre o espaço melhores que as do passado!

    • Carlos:

      Sorte que é ele, e não vc…

    • JHR:

      Será que tem uma vaga pro Jonatas???

  • Paulo Eduardo:

    Um conjunto perfeito! Adoro auroras boreais é meu segundo fenômeno natural preferido, em primeiro é as nebulosas!!

  • Jonatas:

    Que fantástico, eu adoro auroras boreais são o máximo. E esses monumentos também são muito legais. Aos apreciadores de viagens e aventuras, aí está um bom lugar a visitar. 🙂

Deixe seu comentário!