Foto: Estrela brilhante e galáxia anã

Por , em 13.01.2012

A estrela na parte superior da foto é tão brilhante que pode ser difícil perceber que existe uma galáxia anã ao fundo. A bela estrela é chamada de Régulo, a mais brilhante da constelação de Leão, e a galáxia anã é a Leo I.

Régulo faz parte de um sistema de estrelas múltiplas, com uma estrela companheira visível no canto inferior esquerdo da jovem estrela principal. Leo I é uma galáxia anã esferoidal que fica no chamado Grupo Local de galáxias, que também inclui nossa Via Láctea e M31.

Régulo está localizado a cerca de 75 anos-luz de distância, em contraste com a galáxia Leo 1, que fica a cerca de 800 mil anos-luz de distância. [APOD]

• Reis Gonzaga:

Quando poderemos ter uma nave interestrelares para nós fazermos uma viajem por estes lugares em!Será q se viajarmos a 1 ua/hora dará pra vizitar algumas delas?.

• licar:

Nunca vi uma esplosão forma alguma coisa, pois ela só destroi. Mas um grande arquiteto YHWH poderia forma todo o universo.

• licar:

Tudo é criação de um ser inteligente. Concordam?

• carlos manuel da silva simoes:

Será que o Big Bang, que tanto respeito e admiro, merece mais honrras do que as já tem?

• Capitão Caverna:

Esta foto ficou muito boa.
    #VOLTAGLAUCO

E a campanha ‘volta Glauco’ está ganhando força!

Capitão Caverna, vc é namorado dele? Só pode… o doido fala que o sol é feito de rocha sólida e que tem ets em Marte…

isto, volta Glauco pra gente rir um pouco, com as asneiras de que existem marcianos….

• Lulu:

Essas estrelas brancas azuladas são minhas preferidas…
    Regulus e Rigel…

Tenho verdadeira paixão pela estrela Rígel, é com certeza a minha favorita. Supergigante Azul, 70 vezes maior que o Sol e 60.000 vezes mais brilhantes, algo como 15 a 20 massas solares. Outras azuis:
      Archernar, do Erídano, azulada da sequência principal
      Agena, beta do Centauro, Gigante Azul
      Deneb, do Cisne, Super Gigante Azul

e o peso pesado:
      Eta Carinae, Carina, Hiper Gigante Azul, 100 massas solares, 4 milhões de vezes mais luminosa. E binária, a companheira de Eta Carinae foi descoberta por um astrônomo brasileiro.

• Ione Mancera:

A constelação de Orion e Cocheiro são as minhas preferidas. A estrela Auriga também é muito brilhante.É a sexta mais brilhante do céu.

• Lulu:

Daqui de SP as estrelas de Órion são as únicas q consigo enxergar…

Um céu límpido e estrelado só mesmo no interior, longe da poluição luminosa das grandes metrópoles. Já conheci história de gente que se assusta ao ver um céu tão espetacular. As estrelas brilham tão livres que numa noite sem luar o planeta Vênus chega a projetar pequenas sombras.

• Lulu:

Saudade de quando morava em MG…

Só para complementar, Leo I é, acredita-se, a mais distante galáxia-satélite da Via Lactea.

Régulo é uma estrela múltipla, na verdade são quatro estrelas, a principal, A, é branca-azul da sequencia principal 8 vezes mais pesada que o Sol e 150 vezes mais brilhante. Sua companheira binária Regulus B é uma anã branca e a 100 UA (1 UA = distância da Terra ao Sol) há mais um binário de uma anã vermelha e uma anã laranja. Bem colorido o conjuto…

Régulo significa “coração do leão”.