Foto: galáxia NGC 474, liquidificador cósmico

Por , em 27.07.2011

O que está acontecendo com a galáxia NGC 474? As múltiplas camadas que ela emite parecem estranhamente complexas e inesperadas, dada a aparência relativamente homogênea da galáxia elíptica em imagens menos detalhadas.

A causa das conchas é atualmente desconhecida. Porém, os cientistas acreditam que restos de forças de maré relacionados com a absorção de inúmeras pequenas galáxias nos últimos bilhões de anos têm a ver com o fenômeno.

Alternativamente, as conchas podem ser como ondas em um lago; no caso, uma colisão ainda em curso com a galáxia logo abaixo da NGC 474 está causando ondas de densidade em volta da gigante.

Independentemente da causa real, a imagem acima destaca dramaticamente o consenso crescente de que pelo menos algumas galáxias elípticas se formaram no passado recente, e que os halos exteriores da maioria das grandes galáxias não são realmente lisos, mas tem complexidades induzidas por interações frequentes com (e acréscimos de) menores galáxias próximas. O halo da nossa própria galáxia Via Láctea é um exemplo de tal complexidade inesperada.

A NGC 474 abrange cerca de 250.000 anos-luz e situa-se cerca de 100 milhões de anos-luz distante da Terra, na direção da constelação do Peixe.[NASA]

• franciele:

é um maximo aida mais aquele da primeira foto do telescopio mais avansado.

AAAAADDDDDDDOOOOOOOOORRRRRRRRRREEEEEEEEEIIIIIIIII!!!!!!!

BEIJO,DAQUI A UNS TEMPOS QUERO VER MAIS ESPERO QUE JÁ TENHAM DESCOBERTO UM JEITO DO SER HUMANO IR ATÈ UM OUTRO PLANETA,DE PREFERENCIA AO MAIS PERTO DO SOL OU O MAIS LONJE.ADOREI ESSE SITE,OBRIGADO PELE EXPLICAÇÃO!

PQ ELES CENSURAM???
    Ora, vc acha q eles gastam milhões para fazer as imagens e simplesmente cedê-las em toda a sua riqueza de detalhes aos seus concorrentes de outros programas espaciais?

Evite pensar em conspirações!

Pense em imperativos capitalistas e empresariais: manter vantagem sobre a concorrência.

Não parece mais simples do que simplesmente achar q censuram o universo?!?!

Em todo caso, talvez a censura seja pq numa dessas imagens apareçam as partes íntimas de Deus… Americanos são muito puritanos…

Estou inteiramente de acordo com o que foi dito sobre a galáxia. Seu formato deve ser mesmo devido a colisões de galáxias. Quanto a nasa estar escondendo alguma coisa, deconfio que não. Agora observem que as galáxias estão em constantes colisões e isto não seria normal em um universo em expansão. Será que o universo não se expande e que a energia escura não existe. Estes estudantes de fisica deveriam prestar mais atenção neste fato para tentar bolar outra teoria mais lógica sobre a criação do universo

Por que a NASA censura algumas fotos do universo? Já vi muitas censuradas.

• rodrigo gomes:

partes do céu por vezes nao são capturadas, n faz sentido censurar uma imagem, era mais facil editar ela… além do mais qualquer astronomo amador pode dar uma olhada na parte faltante com o telescopio caseiro

Mas eu vi uma que colocaram uma tarja preta bem no meio da foto.

• Flavio:

Caro amigo, vc eh um desses caras que adoram uma conspiracao?
      Bem se ve que vc nao entende muito da coisa: a tal tarja preta que vc viu nada mais eh do que um “buraco” na hora de editar a foto. Sim, editar pq qdo eles tiram as fotos nao sai uma foto lindinha e ja pronta para sair compartilhando! As vezes eles tem que “colar” uma com as outras. Se esta tao intrigado va ateh a Nasa inquirir sobre o que eles escondem!rs. Desculpe a falta de acentuacao, tc do celular…

• Tundra:

cara como vc é burro! deixe a ciencia em paz fazendo sua parte para a humanidade!

• Luis:

Vocês tirar isso do site da nasa, do ” Astronomy Picture of the Day ”

• adelimar:

a nasa pra mim e incopetente ,deveria ser extinta ,so fica com este bla bla bla de astronomia que ja deu ate teia de aranhas nos meus houvidos ,nao tem moral com a politica americana , de exigir do governo verbas para realmente ir a lua , e instalar la um laboratorio permanente , telescopios lunares , penso numa intalaçao lunar subterranea , porcausa dos inpactos de meteoros , ja que nao temos mais as antigas mao de obra dos escravos , teremos que aproveitar o maximo do que a tecnologia pode nos oferecer ne , naves quiadas por controle remotos , sem astronautas a bordo , desculpe_me se me acham meio deb_ loid sonhador .

• HlhD:

Acho que muito do que é descoberto, não é divulgado.

• Tigre:

Bem…
      1) Se não fosse a NASA nós não teríamos o Hubble e nem as descobertas incríveis que ele fez.
      2) Como o campo da astronomia apenas traz resultados a longo prazo, o governo dos EUA decidiu dar menos prioridade à NASA, principalmente com tantos problemas financeiros no país.
      3) Acredito ser mais fácil contruir estruturas na superfície da Lua, imagine o trabalho e o custo de levar equipamento para fazer uma base subterrânea lá. Além do mais a Lua é um ótimo lugar para construir um telescópio, pois como ela não tem atmosfera, não ocorre a distorção que acontece aqui na Terra.
      4) Para levar alguma coisa para o espaço é necessário muito dinheiro, atualmente o preço está +/- US$35 mil por 1kg se não me engano, e os EUA não podem gastar tanto no momento.

Caso exista algum erro no post, alguem mais entendido poderia me corrigir? Vou tentar o vestibular pra Física esse ano e tentar Astronomia depois de formado =)

• rodrigo gomes:

se nao fosse a NASA teria a russia pra cobrir!

ai vc diz: ams a russia eh lascada, ai respondo: imagine o tanto d naçõe sq estudariam em parceria com os russos e fariam maravilahs tecnologicas…

acredito ser mais uma questão “mercadológica” ja tem a NASA q faz, e contribui com estudos, então ela foca em outras coisas, mas mesmo assim os russos com todo o “atraso” tecnologico e dificuldades economicas, fa zum dos mais belos trabalhos na área aero-espacial. a unica tragédia deles q conheço eh a lata voadora TUPOLEV.

tema idna a china q vai lançar esse ano o primeiro módulo da sua própria estação espacial. n sei se vai dar muito certo. falaram q eles n enviaram modulos pra a estação internacional devido as especificações diferirem, ou seja, ou realmente a especificação da tecnologia desenvolvida eh diferente, ou eh um lixo em termos d segurança como tudo q eh fabricado na china eh.

• Van.der.lei:

vô te dar um conselho irmão:
      Em 1º lugar, vá acessar sites de fofoca, big brother, que pelo teu vocabulário é mais ‘a sua praia’ e deixa a ciência pra quem gosta e precisa dela.
      Em 2º lugar, é M antes de P e B e ‘houvidos’ é sem H, então vá estudar mais pra falar de gente que tem mais importância real do que você, provavelmente…
      E em 3º lugar, parabéns a NASA e a todas as agências espaciais pelo belo e inspirador trabalho que fazem, e parabéns a toda a equipe do hype science por reunir tanta informação legal em um só lugar.
      E só.

Cara, se fossem somente esses errinhos… Mas praticamente todas as frases contem erros de portugues…(intalação, porcausa, inpacto,’mão de obra de escravos????” de onde ele tirou isso? KKKKK

• Flavio:

Adelimar(ai…), se vc nao curte astronomia entao pq perde tempo aqui? Vai ler Caras, assistir novelas e BBB!

• Isa:

Eu gostei,sempre gostei da Galáxia,shoow!!!

Gosto de site,póis tem curiosidades muito bom!!!

• The Solar System:

Bela Galáxia.