Foto incrível: raio laser poderoso é disparado para o centro de nossa galáxia

Por , em 9.09.2010

Porque as pessoas do Very Large Telescope (VLT), no Chile, estão disparando esse enorme raio laser para o centro de nossa galáxia? Não, os cientistas não estão tentando destruir alienígenas ameaçadores ou então algum asteróide que está vindo em nossa direção – eles estão apenas tentando medir as distorções causadas pela atmosfera da Terra, que está em constante mutação.

A movimentação dos átomos nas maiores altitudes, aumentada pelo laser, torna possível que os cientistas meçam essa distorção. Essa informação é enviada novamente ao VLT, onde um espelho do telescópio é modificado para minimizar essa distorção e para que tenhamos informações mais exatas.

E não se preocupe com a possibilidade de acertarmos uma nave alienígena inocente que está passeando pelo centro da galáxia, ou com denunciar nossa posição para ETs mal intencionados – esse laser, depois de sair da atmosfera da Terra, é misturado com a luz que emana do Sol e parece apenas uma pequena alteração de luminosidade. [Nasa]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

17 comentários

  • Krypthus:

    Tomara que esses lazer sejam usados pra guerra, pow cade a 3nd guerra mundial ?

  • Mario Estrela Ferreira:

    Com a verdade me enganam,esperemos bem que não seja esse o objectivo,o qual eu dúvido muito.Alguma vez os americanos querem perder a supermacia de a potência dominadora?.E então logo nesta altura em que a eminência de uma (invasão),no bom sentido,alienigena está para acontecer,não acham isto uma intimidação?

  • Bruno Loukyz:

    Muito bom, que os cientista continue a descobrir o nosso
    universo adoro astronomia
    Vlw pelo post

  • SouliStaLe.*-:

    Aff Ta Na Cara q Isso e Um Pintura –‘

  • Astronomo Amador:

    Varios artigos interessantes sobre optica adaptativa.

    Ah, o laser é apontado na mesma direção do telescópio, e não pra o centro da galáxia.

    “The image was obtained in near-infrared light using adaptive optics which corrects, in real-time, for most of the distortions caused by turbulence in Earth’s atmosphere. The result is a view from the ground that rivals images from space”

    http://www.gemini.edu/node/196
    http://en.wikipedia.org/wiki/Adaptive_optics
    http://www1.univap.br/irapuan/Exame/

  • Astronomo Amador:

    Meio mal explicado esse artigo.
    A função do laser é, como o artigo diz, sondar a turbulência da atmosfera e dar informações pra o espelho corrigir as mesmas. Isso se chama óptica adaptativa e dessa forma é possível obter imagens de alta resolução muito parecidas com as que seriam possíveis se o telescópio estivesse no espaço. Tais imagens chegam a rivalizar com as do Hubble em alguns casos.

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    É uma foto tão bonita que se tem a impressão que se trata de uma pintura.

  • Eduardo:

    Comentários horrorosos produzidos por pessoas com mentes tacanhas. São ignorantes. Se dependessem desses, ainda viveríamos na era das trevas. Não entendem as implicações de nada do que os cientistas, estudando seus mais diversos e complexos mundos fazem em prol da humanidade, inclusive desses que têm em suas bocas idiotices para dar e vender.

  • nataly:

    isso e muito zika e grande adorei eu nao sabia q existia isso e uma coisa q nao da pra espricar e muito lindo

  • nataly:

    isso e muito zika e muito grande adorei eu nao sabia q existia isso e uma coisa q nao da pra espricar e muito lindo

  • nataly:

    isso e muito zika e muito grande adorei

  • Thiago_czz:

    @Franklin Ronald

    Concordo com vc no que diz respeito ao nível dos comentários, mas discordo da ideia de moderação, o que voc~e está vendo nestas páginas é o reflexo mais fiel do pensamento do internauta brasileiro mediano, todos os posts deve estar “mastigadinhos”, caso contrário os leitores não conseguirão interpretá-lo da maneira correta, aliás, muitos não o fazem do jeito como é colocado aqui!

    Esse é o nosso brasil, a inclusão digital chegou antes da educação básica.

  • Franklin Ronald:

    Ótima foto (com moderação de tratamento, o bastante para realçar o objetivo).

    Só realmente lamento o nível dos comentários aqui postados. Pessoal do Hypescience, implementar uma moderação não seria mal, muito pelo contrário, evitaria o fato da qualidade do portal ser questionada por causa de uma pequena parte frequentadora.

    Moderar não é censura. Moderar é garantir que tudo que seja expressado agregue ou ao menos seja racional dentro do contexto do post.

    Vocês estão de parabéns pelo portal.

  • Genivaldo:

    Grandes cientistas malucos e sua ideias mirabolantes, tantas coisas que ainda não foram feitas na terra e só olham para o espaço sideral. Tantos pobrelas esfrentamos aqui como a fome, a violência, as guerras, as secas, as pestes, a poluição, o desmatamento, as armas de destruição em massa. É uma raça de vibóras a maior parte da raça humana, mentirosos, traiçoeiros, covardes…fazem o mal como se fosse o bem e caminham para o abismo da perdição e ainda leva a muit

  • MatheusWs:

    Caiu uma espaçonave no meu quintal semana passada. Espero que não seja esse raio que tenha atingido ela, por que parece que eles só íam ali em Marte dá uma voltinha

  • Wagner Fafá:

    Muito interessante, mas acredito que o Chile deveria por exemplo pesquisar o fundo da terra ou do mar para conhecer melhor nosso planeta, e ai com este conhecimento viajar no espaço.
    Eles já estão entre nós ha algum tempo, e nos estudando, mas…

  • geraldinho:

    Até atingir alguma espaçonave, vai levar milênios, nem estaremos mais aqui.

Deixe seu comentário!