Foto: M6, o Aglomerado da Borboleta

Por , em 11.09.2011

As estrelas mais brilhantes da imagem formam o aglomerado aberto de estrelas M6, também conhecido como o Aglomerado da Borboleta. Esse nome surgiu porque, para algumas pessoas, o contorno do aglomerado se assemelha bastante com o inseto voador.

O aglomerado M6, ou NGC 6405, se estende por cerca de 20 anos-luz e é localizado a 2 mil anos-luz de distância de nosso planeta. Ele é mais bem observado em céu escuro, com o telescópio apontado na direção da constelação do Escorpião, e tem o mesmo tamanho no céu que teria uma lua cheia.

Como outros aglomerados abertos, o M6 é composto predominantemente de estrelas jovens azuis, embora a estrela mais brilhante seja quase laranja.

A estimativa é que o M6 tenha 100 milhões de anos. A determinação da distância de aglomerados como o M6 ajuda os astrônomos a calibrarem a escala de distância do universo. [NASA]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • chico:

    acho que não vi borboleta nenhuma

  • Jonatas:

    Os aglomerados abertos são assim chamados porque suas estrelas podem e provavelmente vão se separar, não estão tão unidas pela gravidade quanto os agolmerados globulares, ou fechados. O nosso Sol pode ter nascido numa nebulosa que originou um aglomerado aberto e teve como irmãs as estrelas da alfa centauro, que estão a 4,3 anos luz, e lentamente se separou delas.

    • Juliano:

      Vlw Jonatas, sempre quis saber o porquê de aglomerado aberto ou fechado, mas nunca pesquisei! Qnd li o título do post pensei em pesquisar após lê-lo mas não será necessário

    • Jonatas:

      Juliano, conhece as plêiades? popularmente conhecidas como sete estrelinhas muito juntas, ou setestrelo, que fica na constelação de touro. Elas são na verdade um aglomerado aberto e podemos vê-las a olho nu no verão como sete ou oito estrelinhas, dependendo da luz da noite e da boa visão de quem olha. Esse aglomerado tem entre 400 e 1000 estrelas muito jovens, azuis e quentes, e em volta a nuvem azulada são os restos da nebulosa onde nasceram, muito bonita, vale a pena dar uma olhada…

  • Flor de Lis:

    Lindo demais!!!! Nessas horas dá vontade até de voar!!!! Que inveja do Superman!

  • Lucas:

    Galera, sei que ninguém gosta de propaganda, é que estou postando todos memes do passado da internet, reunindo no meu blog, caso lembre de algum, comente em qualquer post, para acessar clique no meu nome, vlw

Deixe seu comentário!