Foto: O Trio do Leão

Por , em 7.08.2011

A impressionante imagem mostra o famoso Trio do Leão – uma família de três galáxias que podem ser observadas em um único campo de visão, na direção da constelação de Leo.

As três grandes galáxias espirais são a NGC 3628 (topo), a M66 (esquerda) e a M65 (direita). Elas podem fornecer uma visão prazerosa mesmo quando observadas por telescópios modestos.

As galáxias tendem a parecer diferentes porque os seus discos galácticos estão inclinados em diferentes ângulos com relação a nossa linha de visão. A NGC 3628 é vista de lado, com faixas de poeira obscurecidas cruzando o plano da galáxia, enquanto a M66 e a M65 estão inclinadas o suficiente para podermos observar sua bela estrutura espiral.

As interações gravitacionais entre as galáxias do grupo podem ser comprovadas por sinais indicadores, incluindo o disco dobrado e inflado da NGC 3628 e o desenho dos braços espirais da M66. Essa deslumbrante imagem de campo profundo da região foi feita pelo novo telescópio VLT Survey, localizado no Chile. O campo abrange mais de 500.000 anos-luz da distância estimada do trio, de 30 milhões de anos-luz. [NASA]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • Capixi:

    Imaginem se elas viram uma de frente pra outra ai acontece algum tipo de energia e acontece algo seria maneiro

  • Ailson Borges:

    Sou completamente apaixonado pela astronomia

  • Lex:

    Lol… Diz ai qual o angulo pra mim posicionar meu telescopio pra ver-las OOO só na vontade, Apaixonado pela beleza do espaço!

  • Ercio:

    Stephanie, creio q erraram as descrições das galáxias.
    NGC 3628 é a q esta à esq, a M66 à dir, e a M65 acima.

    • Wagner Lima:

      Correto! Também pensei a mesma coisa.

  • vicente:

    caraca essa foi fundo deu vontade de comprar um telescopio agora

Deixe seu comentário!