Foto: região de formação estelar S106

Por , em 9.11.2011

A estrela massiva IRS 4 está começando a expandir suas asas. Ela nasceu aproximadamente 100 mil anos atrás, e material ejetado por essa estrela recente está formando uma nebulosa chamada de Nebulosa Sharpless 2-106, ou S106, vista na foto acima.

Um grande disco de poeira e gás que orbitam a chamada Infrared Source 4 (IRS 4), visível em vermelho escuro e próximo ao centro da imagem, dá à nebulosa a sua bela forma de borboleta ou ampulheta.

O gás da S106 próximo à IRS 4 atua como uma nebulosa de emissão, uma vez que emite a luz após ela ser ionizada, enquanto a poeira longe da IRS 4 reflete a luz da estrela central e então age como uma nebulosa de reflexão.

Uma inspeção detalhada de imagens como essa tem revelado centenas de estrelas de pequena massa do tipo anã marrom espalhadas no gás da nebulosa. A S106 se expande por aproximadamente 2 anos-luz e localiza-se a aproximadamente 2 mil anos-luz de distância na direção da constelação do Cisne (Cygnus). [NASA]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • Flor de Lis:

    Sem palavras pra descrever… a beleza do universo é simplesmente fascinante!

  • Lucyano Valdez:

    E por ser parecida com uma bunda, o que seria aquele penduricalho mais para baixo??

  • Lucyano Valdez:

    É muito bonita, mas se “viajarmos” nessa imagem, ela parece mais uma bunda vista por debaixo, na qual as pernas estão abertas lateralmente.

  • Jonatas:

    Mais uma imagem de peso entre as Nebulosas mais Bonitas. E tão grande que ocuparia metade do caminho entre o Sol e o triplo sistema de Alfa Centauro. A imagem revela que o espaço também está cheio de estrelas que não ascenderam, as anãs marrons.

Deixe seu comentário!