Hubble capta imagem com detalhes impressionantes do Retângulo Vermelho

Por , em 12.04.2016

A estrela HD 44179 é cercada por uma estrutura extraordinária chamada de Retângulo Vermelho. Ela ganhou este nome por seu formato e cor aparentes quando observados da Terra.

Esta imagem incrivelmente detalhada foi captada pelo Hubble no início do mês de abril e mostra como a nebulosa na verdade tem formato de X, e não de retângulo. Ela também mostra estruturas complexas de linhas de gás brilhante conectando as “perninhas” do X, como se fosse uma escada.

A luz vermelha originada de hidrogênio foi captada pelo filtro F658N e colorida de vermelho. A luz mais alaranjada com comprimento de onda maior foi captada por filtro F625W e colorida de azul. O campo de visão é de cerca de 25 por 20 arco-segundos.

A estrela no centro é semelhante ao sol, mas está no fim da sua vida, liberando gás e outras substâncias que compõem a nebulosa. É essa liberação que permite a formação desse formato tão distinto. O Retângulo Vermelho fica a 2.300 anos-luz da Terra, na constelação de Monoceros (Unicórnio).

O Retângulo Vermelho é um exemplo singular do que é conhecido como nebulosa protoplanetária. Essas são estrelas antigas que estão se tornando nebulosas planetárias. Assim que a expulsão da massa se completa, uma estrela anã branca muito quente continua ali. Sua radiação ultravioleta brilhante faz com que o gás ao seu redor brilhe. [PhysOrg]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!