Foto: Sh2-239, região cósmica formadora de estrelas

Por , em 11.12.2011

Essa imagem mostra uma região cósmica de formação de estrelas.

A mistura sedutora de poeira e nebulosas escuras, catalogada como Sh2-239 e LDN 1551, encontra-se perto do extremo sul do complexo Taurus, nuvem molecular cerca de 450 anos-luz distante.

A região se estende por quase 3 anos-luz, cheia de objetos estelares jovens que circulam ao redor. Incluído perto do centro da imagem, há um rastro vermelho de gás hidrogênio próximo da fonte de infravermelho IRS5, conhecida por ser um sistema de protoestrelas rodeadas por discos de poeira.

Logo abaixo dele, estão as asas brilhantes de HH 102, um dos muitos objetos Herbig-Haro (jatos de matéria brilhantes emitidos por protoestrelas jovens) da região, nebulosidades associadas a estrelas recém-nascidas. Estimativas indicam que a região formadora de estrela LDN 1551 contém uma quantidade total de material equivalente a cerca de 50 vezes a massa do sol.[NASA]

• Aline Laitarte:

Linda, linda, linda!!!
    Deus, além de Criador, é Artista!! Parece que usou um pincel nesta arte abstrata natural!!

Perfeição Divina!!!

Quanta beleza no espaço…. Fascinante!

• Walter:

Belíssima imagem por si mesma sem comentários..

Um safari pela galáxia seria repleto de imagens lindas e inesquecíveis como essa, assim como dos aglomerados estelares, nebulosas planetárias e estrelas cefeides. Essas regiões de nascimento de estrelas são chamadas regiões H2, onde o hidrogênio quente e ionizado forma os filamentos rosados, lilazes e vermelhos.

• Capitão Caverna:

Cara, o qe vc estudou para saber tanto sobre astronomia?

• Rone:

A teoria de formação das estrelas é até bem bolada ( simulada em super computadores) . A análise indica que estrelas são formadas basicamente de hidrogênio e hélio. Mas a afirmação de que ” outros elementos químicos como carbono são criados devido a explosão de estrelas ” , me parece que estão simplificando demais o assunto.

• SevenSins:

Alguem poderia me dizer oque acontece quando uma estrela morre.Queria saber se ela implodi e se transforma em um buraco negro ou se ela cria uma nebula ao seu redor .

Depende do tamanho e da massa dela. Quanto mais energéticas as estrelas, maior a chance da vida delas acabar em uma grande explosão conhecida como “Super Nova”, que expele matéria, luz e ondas ionizantes a grandes distâncias. Estrelas pequenas simplesmente queimam seu combustível e “apagam”.

• Capitão Caverna:

Essa imagem é uma das mais lindas imagens astronômicas qe já vi.