Foto: sol laranja cintilante

Por , em 17.11.2011

O nosso sol está se tornando um lugar bem agitado ultimamente. Só na semana passada foi capturado um grande número de características interessantes em nossa estrela, incluindo um dos maiores grupos de manchas solares já registrados: o AR 1339, visível na imagem acima à direita.

No ano passado o sol emergiu de um momento pouco comum de calmaria que durou anos, conhecido como Mínimo Solar. A foto acima foi registrada em uma única cor de luz chamada de Hidrogênio Alfa. Ela foi invertida e colorida de maneira falsa.

Espículas cobrem grande parte da face do sol na imagem. O gradual aumento de brilho em direção das bordas do sol é causado pelo aumento na absorção do gás solar relativamente frio e do chamado escurecimento do limbo.

Acima das bordas do sol, é possível ver algumas proeminências cintilantes se sobressaindo, enquanto as faixas em evidência que aparecem na face da estrela são vistas como listras de luz. Possivelmente o mais interessante de tudo visualmente seja as regiões magneticamente ativas que contem manchas solares frias.

Com os ventos do campo magnético do sol apontando para o Máximo Solar nos próximos anos, o aumento da atividade solar provavelmente irá criar momentos em que a face do sol ficará cada vez mais complexa e turbulenta. [NASA]