“Fotógrafo felino” oferece visão da vida através dos olhos de um gato

Por , em 8.05.2011
Cooper é um gato doméstico normal, que mora em Seattle, Estados Unidos. Ele seria igual ao seu bichano se não fosse a sua “profissão”: fotógrafo.

Ele se tornou recentemente um dos fotógrafos mais comentados do mundo depois de seus donos terem amarrado uma câmera de disparo automático em volta de seu pescoço. A máquina registra as aventuras do dia-a-dia de Cooper.

Sua brilhante carreira começou no ano passado, quando seus proprietários, Michael e Deirdre Cross, decidiram fixar a câmera minúscula no animal, a fim de responder à questão que assola todos os proprietários de gatos: “onde será que o felino se mete todos os dias?”.

Tudo começou como um divertido experimento, mas quando Cooper chegou em casa no primeiro dia e o casal viu as fotos incríveis, eles ficaram completamente maravilhados. Michael e Deirdre perceberam que o experimento ia além de saber onde o animal de estimação peludo passa o dia e envolvia a beleza e a curiosidade de saber como a vizinhança se parece na perspectiva dos felinos.

A mini-câmera ao redor do pescoço de Cooper tira fotos a cada dois minutos, revelando tudo o que ele vê. Se ele corre atrás de outros gatos, se mete em um de seus vários esconderijos, seus espera a volta para casa de seus donos ou simplesmente fica deitadão ao sol, a câmera captura todos os seus passos diários.

Já surgiram algumas cenas bastante surpreendentes dessa iniciativa, que praticamente fez de Cooper uma estrela. A ideia também ajudou seus donos a entender mais sobre seu animal de estimação. Eles notaram, por exemplo, que Cooper passava muito tempo parado olhando para a porta de trás da casa. O casal percebeu que o gato fazia isso porque estava procurando um jeito de entrar de volta em casa. Então, eles providenciaram uma pontinha especial para gatos e notaram que Cooper ficou muito feliz.

A família dos Cross tem guardado o melhor do trabalho de Cooper e até mesmo já montou uma galeria de arte. Acredite ou não, há muitos amantes de arte, e de gatos, interessados ​​nas fotografias originais. Muitas delas são vendidas por até 320 dólares cada.

O gato de cinco anos de idade está, definitivamente, gostando de toda a atenção que tem recbido, mas tudo isso poderia ser acabar em breve. Cameron, o filho do casal Cross, já começou a engatinhar e seus pais têm intenção de dar uma câmera para ele também. Isso significa mais concorrência para nosso amigo peludo.

Enquanto isso, Cooper aproveita a fama. Ele tem seu próprio blog e 12 mil amigos no Facebook.

[OddityCentral]

17 comentários

  • Renata:

    Eu vi essa reportagem na época que foi lançada e AMEI!!!

    Poxa, queria fazer isso com meus beb~es, ter a visão que eles teem do mundo…

  • Maraysa Carvalho:

    Sempre tive vontade de fazer isso com meus gatos, principalmente um deles que passa horas
    fora de casa e volta faminto em todas as vezes… hehe.
    E o ângulo não é exatamente o ponto de vista do gato, afinal, a cam está no pescoço! Se fosse para dar uma melhor visualização, a cam teria que estar na altura dos olhos dele, quase um terceiro olho – mas isso é bem inviável, eu sei.
    Enfim, ideia genial que muita gente apenas tem vontade de fazer, mas nunca vai adiante. Adorei!

  • Amanda:

    Legal! Vou colocar ama câmera no meu gato ele some acho que vai parecer fotos de Marte

    • Alex:

      Se você mora no Brasil é provável que suma a câmera.

    • Ezio Jose:

      E alguém faça churrasquinho do Mimi…

  • Bruno Calzavara:

    Olá, pessoal.
    Para quem gostou e quiser saber mais informações sobre o gato fotógrafo, aqui vão:

    Facebook: http://www.facebook.com/photographercat
    Flickr: http://www.flickr.com/photos/michaelbenjamin/
    Site oficial: http://www.photographercat.com/

    =)

  • Danilo de Souza:

    Interessante; mais se for pensar bem, que ângulo ruim este da visão do gato, heim?!

  • Igor:

    Acho que vocês deviam confiar mais nos brasileiros. Ao invés de só considerar as notícias que saem nos jornais, dêem uma olhada nas pessoas que vocês conhecem, que estão ao nosso redor. Acho que têm muito, mas muito mais pessoas honestas que desonestas. Não sou inocente a ponto de pensar que tudo são flores mas precisamos valorizar mais nossa condição de brasileiros.

    • Júlia:

      Se é até comum ver casos de mortes de animais por envenenamento, imagine só, por que é que vou colocar um equipamento caro no meu animal de estimação? Para os dois sumirem?
      Só estou falando que é melhor não arriscar perder dinheiro e um amado felino em vão. Tudo pode acontecer, isso ninguém nega.

  • MOTUMBO:

    Se fosse meu vizinho a câmera ia pegar eu apontando uma espingarda de chumbinho pro gato.

  • Felix:

    Deve ter saído uma foto dele lambendo as bolas. Os gatos vivem fazendo isso.

  • Youth:

    se fizer isso aqui no brasil a camera so vai.. voltar q e bom nadaa.. hehehe

  • Guilherme Euripedes:

    Nossa que Espetacular!!!
    Essa idéia foi maravilhosa!!

    Vou pesquisar sobre ele pra ver todas as melhores fotos =].
    Só não faço isso com minha gatinha porque no mesmo dele ela deve voltar sem…Alguém vai roubar dela.

  • maycon:

    muito interessante!

  • D3lta:

    Muito interessante isso!

  • Milena Karla:

    Muito legal essa ideia,vou colocar uma câmera na minha gatinha!

  • Zoron:

    Miau! Muito bom, muito bom.

Deixe seu comentário!