Seu gato está manipulando você, veja como

Por , em 14.07.2009

A expressão “balaio de gatos” é famosa por uma razão: é difícil controlar um gato e obrigá-lo a fazer algo que ele já não queira fazer.

Mas eles não parecem ter nenhum problema em obrigar seres humanos a fazerem suas vontades, de acordo um relatório publicado na Current Biology que mostra que mesmo biólogos estão preocupados com futuras relações humanos-felinos.

Aparentemente gatunos engenhosos aceleram o enchimento de recipientes de comida enviando um sinal cruzado: um miado urgente combinado com um ronronado que em outra ocasião seria prazeroso. Humanos acham irritante e difícil de ignorer. Não é primeiro de abril nem dezembro, então calibre sua confiança de acordo.

“A incorporação de um choro dentro de um chamado que nós normalmente associamos com contentamento é um meio bastante sutil de incitar uma resposta”, afirma Karen McComb da Universidade de Sussex. “Um ronronado solicitatório é provavelmente mais aceitável aos humanos do que um miado escancarado, que pode fazer com os gatos sejam retirados do quarto.” Ela sugere que essa forma de comunicação felina manda um tipo de mensagem subliminar, que atrai uma sensibilidade inata que os humanos e outros mamíferos tem para detectar deixas relevantes dentro do contexto de nutrir seus rebentos.

McComb afirma que ela foi inspirada pelo seu próprio gato, que constantemente a acorda pela manhã com um ronronado muito insistente. Ela aprendeu conversando com outros donos de gatos que alguns de seus gatos também haviam dominado o mesmo truque manipulativo. Como uma cientista que já havia estudado comunicação vocal em mamíferos, de elefantes a leões, ela decidiu que precisava investigar isso a fundo.

Entretanto, não foi algo tão fácil assim. Os gatos estão perfeitamente dispostos a usar seus choros coercivos em ambientes privados, mas quando estranhos estão por perto, eles tendem a se fechar imediatamente. O grupo da cientista então teve que treinar donos de gatos a gravar os choros de seus próprios gatos.

Em uma série de experimentos com tais gravações, eles descobriram que os humanos julgavam os ronronados gravados enquanto os gatos estavam ativamente buscando comida como mais urgentes e menos prazerosos que aqueles feitos em outros contextos, mesmo que eles mesmos nunca tivessem tido um gato.

“Descobrimos que um fator crucial determina os níveis de urgência e prazer que ronronados recebem era um elemento atípico, em alta frequência – reminiscente de um choro ou miado – incorporado dentro do ronronado naturalmente baixo,” McComb explica. “Participantes humanos em nossos experimentos julgaram os ronronados com altos níveis desse elemento particularmente mais urgente e desagradável.” Quando o grupo re-sintetizou os ronronados gravados para remover o choro incorporado, deixando todo o resto inalterado, os níveis de urgência para aqueles chamados diminuiu significantemente.

McComb afirma que ela accredita que este choro ocorra em um nível menor em um ronronado normal de um gato, “mas achamos que gatos aprendem a exagerar dramaticamente quando isso prova efetivamente gerar uma reposta dos humanos.” Na verdade, nem todos os gatos usam essa forma de ronronado, ela disse, notando que isso parece se desenvolver mais frequentemente em gatos que tem um relacionamento direto com seus donos e não entre aqueles que moram em lares cheios, onde seus ronronados podem passar despercebidos por pessoas mal-treinadas em reconhecê-los.

Nesses casos, ela afirma, gatos parecem achar mais eficiente se ater ao miado tradicional. [Scientific Blogging]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

18 comentários

  • Maria Raquel Cristovao Cristovao:

    LINDO ! são seres extraordinários ; adoro gatos tenho 7 são tudo isto e companheiros inteligentes acho q são mais inteligentes q o cão!…

  • Fabricio Longuim:

    Eu acho que essa bióloga precisa é de um psiquiatra.

  • Jaiana Gomes:

    “McComb afirma que ela foi inspirada pelo seu próprio gato, que constantemente a acorda pela manhã com um ronronado muito insistente.”
    Realmente, minha gata me acorda todas as manhãs, 8:00h em ponto. Mas, nem reclamo. É meu segundo despertador. :3

  • coelho mau:

    um som que odeio e esse de gatos e um som assim que causa assim um arrepio odeio mesmo!
    otima reportagem!

    • Saprugo:

      Acho que devia ser muito mais irritante e nojento o som que você fazia quando era recém-nascido e estava com fome.

  • coelho mau:

    acho muito irritante o som de gatos me da assim ate nojo!
    otima materia!

    • Saprugo:

      Tá com nojinho dos sons dos gatos, deve ser uma “coelhinha má” então!

  • Por que os gatos ronronam? ‹ Hotel de Animais:

    […] Fica claro que o ronronar do gato serve para várias coisas. O estudioso do comportamento dos animais, Paul Leyhausen, que estudou os gatos por várias décadas, sugeriu que o ronronar é uma forma de comunicação dos gatos, que eles usam para sinalizar a outros que não pretendem brigar. E um estudo recente apontou que os gatos usam um tipo especial de ronronado quando querem que os humanos os alimentem. […]

  • Anne Suelen:

    Já tive vários gatos e gatas. E como sou eu realmente que cuido deles, conhece bem eles. O meu gato Donatello, de todos, é o mais chantagista e dramático. E tb é o gato que mais conversa. Acho que de tanto conversar com ele. Inclusive minha mãe e irmã falam com ele.
    Em realção a comida, sempre tenho que colocar de novo, mesmo que já tenha na vasilha. E não adianta balançar a ração como alguns donos aqui fazem, tem q ser nova, por causa do cheiro. E se eu demoro de colocar ele tem várias formas de me pedir, mas a pior é quando ele vai na direção da casa da vizinha e fica miando pra me mostrar que ele está indo pra lá. Ele vai andando bem devagar pra ter certeza que eu vou ver. Ele sobe no muro e fica andando e olhando pra cá. Imaginem ele andando e olhando com uma cara do tipo: veja pra onde estou indo… não vai me dar comida? Vou lá pedir. Vão pensar que vc não me dá comida. XD E eu no fim acho isto divertido. Pq já q o garfield não existe, eu tenho um gato que eu amo. 😀

  • Gabriel:

    Pfff…como se cães também não manipulassem os donos para ganharem comida.Quem assiste Dog Whisperer (o Encantador de Cães) vê isso e muito mais.

  • LAURA:

    meus gatos são super sarna, agente solta para eles andar de dia eles ficam na área e é só escurecer que eles somem é só agente pegar o pote de comida e chacoalhar que eles vem correndo e ficam miando parece que faz uma semana que eles não comem. Temos 4 gatos 2 filhotes(BILO E GARFILD).Os filhotes são cinza e tem uma gata preta(MIUCHA) e uma branca(LUNA) os pequenos são filhos da pretinha.

  • tainá rodrigues:

    andrea, tbm tenho gatos, sei q quando estão com fome são uma sarna, se eles se quer escutam o barulhinho da ração, a canbade de gato ver correndo e miando, se a ração já estiver lá, eu eu tenho q tirar, jogar denovo na tigelinha e balançar, pra ele comer….fala sério

  • Andrea:

    Bom, eu sofro mais então! Sério! Tenho uma gata, o nome dela é Mel, ela tem 07 anos e é minha companheira.
    Mas quando ela quer comer, ela me tira do sério!
    Ela não ronrona, nunca, para perceber seu ronronar, muito leve, é só tocando seu pescoço. E isso ocorre quando a gente vai dormir (ela dorme na minha cama).
    Enfim, o que ela faz para obter de mim, sua refeição é miar insistentemente de maneira irritante e arranhar objetos. Portas, móveis, ou qualquer outra coisa que houver! E faz isso até que eu me levante e lhe dê sua comida! Que as vezes até já está no pratinho, mas ela “gosta” de ouvir o barulho dos grãozinhos caindo ali!
    Só por Deus…

  • Adriano:

    Também sou um admirador desses pequenos felinos domésticos, sempre tive gatos desde a infância.

    Quanto ao miado incoveniente do gato, existe uma técnica, muito prática e até divertida, que pode amenizar o problema. Basicamente, envolve técnicas de arremesso de calçados objetivando a região do córtex do gato. Costuma funcionar.

    • Saprugo:

      Eu queria que alguém tivesse usado essa técnica de arremesso de calçados no seu córtex (ou seria moleira?), quando você era recém-nascido e berrava quando estava com fome, acho que isso teria nos poupado de ler suas asneiras!

    • Alice Ataide:

      JOGAR UM SAPATINHO NA SUA CABEÇA,QUE TAL???SRSR

  • Thiago:

    Falta pouco para chegarem a presidencia da republica do Brasil !!

    • Nathi:

      Thiago,
      O Brasil seria melhor se chegassem à presidência da república do Brasil.

Deixe seu comentário!