Software inovador transforma vídeos caseiros em obras-primas

Por , em 18.08.2008

O projeto da Universidade de Washington, nos EUA, possui uma abordagem inovadora para transformar vídeos de baixa qualidade em cenas de alta resolução. Sua nova tecnologia também traz vários outros efeitos que melhoram a qualidade de qualquer vídeo de diversas maneiras diferentes.

Câmeras de vídeo possuem uma capacidade limitada. Mas fotografias têm maior resolução e melhor exposição. O novo software consegue trazer os benefícios da fotografia estática para melhorar a qualidade dos vídeos em cenas com movimento. No vídeo abaixo é possível ver como o aplicativo transferiu qualidade de exposição para o vídeo.

Alterando um único quadro do vídeo ao inserir a foto o programa é capaz de propagar esta alteração para os demais quadros do vídeo em movimento, inserindo também efeito tridimensional ao calcular as mudanças de ângulo.

É possível também aumentar a resolução de vídeos comuns ao inserir uma única foto da mesma imagem usando a nova técnica de fusão espaço-tempo. O novo vídeo consegue até preservar o reflexo em movimento em janelas na cena, aumentando a resolução da imagem central e dando uma qualidade realística indistinguível à cena. Agora é possível até adicionar zoom em movimento ao novo vídeo para ver os detalhes que foram capturados pela fotografia e não existiam até então no vídeo original. A resolução no exemplo abaixo é aumentada em quatro vezes.

O novo software também permite inserir várias fotos de ângulos diferentes para que a técnica de fusão espaço tempo consiga melhorar a resolução, iluminação, contraste, etc. de vídeos mais complexos como uma cena feita ao redor de um objeto à noite, em um dia chuvoso. Isso permite aumentar o realismo da cena.

O sistema também pode ser utilizado para estabilizar vídeos tremidos usando interpolação de visualização para criar uma tomada completamente estável, muito melhor do que os softwares atuais que apenas conseguem reduzir o tremor, mas não eliminá-lo.

Adicionalmente ao criar simples máscaras para certos objetos é possível adicionar uma série de efeitos na imagem como remoção de reflexo, transformação seletiva de cores para preto e branco, etc. Através de máscaras, juntamente com os efeitos espaço-tempo, também é possível remover grandes objetos da cena mantendo uma imagem perfeita. O programa preenche o fundo que antes era ocupado pelo objeto usando estimativas de profundidade e imagens dos quadros anteriores e posteriores.

Essa nova tecnologia mostra que a utilização de fotografias estáticas estará cada vez mais presente na melhoria da qualidade e na edição geral de cenas no futuro. [Página do projeto]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 3,75 de 5)

8 comentários

Deixe seu comentário!