A máquina que permite fazer protótipos de carros em uma fração do tempo atual

Por , em 9.07.2013

Em processos industriais, qualquer ganho de produtividade (seja de alguns minutos, seja de algumas horas) pode resultar em uma vasta economia de energia, tempo e dinheiro. Com isso em mente, pesquisadores da Ford trabalham para criar uma máquina de fazer protótipos capaz de terminar em três dias algo que levava meses para ser feito.

Uma placa de metal é “amassada” com precisão por duas ferramentas parecidas com canetas (vídeo) até atingir a forma desejada. A tecnologia usada atualmente nesse tipo de processo, além de mais demorada (e, portanto, mais cara), é mais eficiente para produção em larga escala, uma abordagem desnecessária na fabricação de protótipos e de peças personalizadas.

O novo processo, chamado Ford Freeform Fabrication Technology (F3T), poderá ser usado no futuro não apenas na indústria de automóveis, mas também nas de aviação e transportes e na fabricação de ferramentas.[Ford]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Diogenes Luca:

    Temos que fabricar carros com esta tecnologia preferencialmente eletricos e com material 100% reciclavel de preferencia incorporavel ao meio ambiente( virar adubo, ou outras utilidades…um material mil e uma utilidades!)

Deixe seu comentário!