A frase mais persuasiva da linguagem humana

Por , em 20.12.2016

O cientista do comportamento Nicolas Gueguen, da Universidade da Bretanha do Sul, na França, testou como uma pessoa poderia obter mais facilmente o que quer.

O resultado aponta que tem uma frase simples que apela na psicologia do ser humano.

“Você provavelmente vai recusar, mas …”

320 homens e 320 mulheres de aproximadamente 30 a 55 anos de idade foram recrutados nas ruas de duas cidades na costa sul da Bretanha para participar do estudo.

Os voluntários foram parados e os pesquisadores solicitaram dinheiro para uma organização de caridade que atuava na saúde de crianças. Na condição experimental, as pessoas ouviram a frase “Você provavelmente vai recusar”, e então foram convidadas a fazer uma doação. Na condição de controle, os participantes apenas ouviram o pedido de dinheiro.

Os resultados mostraram que mais participantes cumpriram o pedido na condição experimental (cerca de 39% das pessoas, versus 25% na condição de controle).

A teoria da reatância foi usada para explicar o fenômeno. Estudos anteriores já haviam demonstrado que a sensação de que alguém é livre para cumprir ou não um pedido é um requisito para obter conformidade.

Explicamos

Quando alguém diz que você vai provavelmente recusar algo, é como se estivesse tirando seu senso de liberdade. Para recuperá-lo, a pessoa se torna mais propensa a fazer exatamente o que alguém disse que ela iria recusar.

Também, qualquer ameaça à autoimagem das pessoas é uma boa técnica para ajudar a reduzir sua resistência.

Esse tipo de manipulação funciona com outras frases também, como “Não se sinta obrigado, mas…” ou “Você é livre para aceitar ou recusar” e “Faça como desejar, mas…”.

Você pode ler o artigo de Nicolas Gueguen sobre o estudo (em inglês) aqui. [BusinessInsider]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (9 votos, média: 4,33 de 5)

5 comentários

  • Edgardo Prado:

    Natasha já leu o livro kkk

  • Tibulace:

    ÓTIMA matéria!Como DETESTO ser manipulado,ao ouvir ” você provavelmente vai recusar”, direi:Tem TODA a razão, recuso, MESMO, sem dúvida!

  • Lizzard Medeiros:

    Mentira! A frase mais persuasiva é: “Eu duvido que vc consiga fazer isso!”.

  • Gabe:

    Li um livro “genial” (de acordo com meu julgamento, rs) ensinando persuasão.
    O que me da medo, é como vão usam isso. Uso pra me defender.

  • Alessandro P. Moura:

    Poder da persuasão!

Deixe seu comentário!