Os ambidestros são mais sugestionáveis

Por , em 22.02.2011

Um estudo da Montclair University, de Nova Jersey, revelou que as pessoas ambidestras, aquelas que escrevem e realizam outras atividades do dia-a-dia com as duas mãos, são mais sugestionáveis.

A responsável pelo estudo, Ruth Popper, contou que os ambidestros são mais fáceis de serem persuadidos a sentir algo do que os destros. Para verificar se a ambidestria tinha alguma relação com a estabilidade emocional de cada um, Ruth tentou influenciar o estado de espírito de pessoas destras e ambidestras, pedindo que eles pensassem coisas alegres, tristes ou que as deixasse preocupadas, enquanto escutavam diferentes tipos de música clássica.

A pesquisadora descobriu que os ambidestros reportaram que assim que entraram no laboratório, tiveram sensações negativas, sugerindo que seu humor foi influenciado pelo ambiente. Eles também estiveram mais propensos a mudar de humor durante os experimentos. Os destros foram mais consistentes em seu humor, tiveram um fluxo menor de emoções.

“Ambidestria pode ser um sinal de como o cérebro de uma pessoa é organizado”, diz Ruth. Segundo ela, estas pessoas têm o corpo caloso – estrutura que conecta os hemisférios esquerdo e direito do cérebro – mais largo. Por causa disto, há uma comunicação maior entre as duas metades do cérebro e isso poderia explicar a facilidade de persuasão.

Quase 90% das pessoas são destras. Já os outros 10% se dividem em canhotos e ambidestros. Aos ambidestros, fica o alerta: melhor pensar duas vezes antes de seguir o conselho de alguém! [NewScientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

11 comentários

  • Katia Santos:

    ..cont . Essa hipersencibilidade pode ter causado a sensação das “cobaias” como mencionam “ao entrar na sala o ambidestro sentiu uma sensação negativa”. Pelas minhas próprias experiencias e observações ao meu comportamento e o de minha filha, temos um comportamento parecidos em alguns aspectos da hipersensibilidade, e raramente nos influenciamos por opiniões de outros, desejamos sempre mudar a opinião dos outros, sempre que possível. Nossa maior dif é identificar “virar a direita ou…

  • Katia Santos:

    Sou ambidestra natural e minha filha mais velha tb é, a pesquisa relatada aqui, assim como muitas que já ouvimos falar com o passar do tempo e evolução de tecnologia mudam os parâmetros, Lembram de COOPER, o cientista que criou a febre do corredor, posteriormente veio a publico retificar que o corpo humano não foi feito para grandes impactos. Bem o que não dá pra generalizar que “todos” os ambidestros são sugestionáveis a palavra correta pelos relatos deveria ser hipersencivel,

  • David Rogério Ecke:

    Michelangelo, Nicolas Tesla, Einstein, Trumman entre outros gênios eram ambidestros…..isso sim merecia um estudo

  • Joao Bosco Petroni:

    Sou ambidestro espontâneo desde criança. Nunca ninguém me forçou a escrever com esta ou aquela mão. Jogo tênis com a mão direita e desenho e jogo snooker só com a esquerda, com a qual sinto mais firmeza. Indistintamente, escrevo com as duas com boa caligrafia. Afora isso, acredito muito em mim e no que faço, pouco me importando com a opinião dos outros. Na maioria das vezes tenho acertado, o que me dá mais certeza de não estar errado. Sou detalhista e não faço amizades relâmpagos. Sinto-me muito bem da maneira que sou. Ser ambidestro, para mim, é um privilégio de poucos.

  • wenderson:

    sou destro mais comecei a treinar minha mão esquer da a 2 anos e agora sou anbidestro porque faço tudo com a mesma abilidades com anbas as mões mais acho que se a pessoa queiser ser anbidestra o melhor e trinar muito mesmo

    • Hahaha:

      Treinou pra ser ambidestro e esqueceu de estudar o português. =/

  • Miguel:

    Eu uso a mão direita para escrever, e várias pessoas acham a minha letra horrivel (eu não partilho a mesma opinião, acho que é só vontade de reclamarem com alguma coisa e acho que a minha letra percebe-se perfeitamente).
    Mas há imensas coisas que faço com a mão esquerda e não consigo fazer com a direita.
    Nunca fui forçado a usar a mão direita, eu uso-a desde sempre para escrever. Duvido que seja ambidestro, mas desde sempre uso a mão esquerda para umas coisas e a direita para outras.

  • cybergirl:

    Eu escrevo com a direita, mas faço quase todas as outras coisas com a esquerda.
    Detalhe: minha letra é horrorosa…
    Será que sou ambidestra? Ou sou apenas uma canhota que foi “forçada” a usar a direita para escrever na infância?

  • Eterno leigo:

    E nós, os canhotos?

  • Gabriel:

    Oh Oh!

  • Lucas:

    Ainda bem que sou destro!

Deixe seu comentário!