Frequência de terremotos é normal, de acordo com cientistas

Por , em 12.04.2010

t

Sim, parece que estamos tendo muitos terremotos ultimamente, mas segundo cientistas, isso não é um sinal que o mundo está acabando, que 2012 está se aproximando, ou qualquer que seja a sua teoria. A freqüência desses fenômenos no mundo está normal.

De acordo com os pesquisadores, não é a freqüência e nem a intensidade dos terremotos que está diferente, apenas o desastre está maior. Como? É porque os abalos estão acontecendo em lugares mais populosos.

Para Seth Stein, especialista da Universidade de Illinois, o fenômeno natural só se torna um desastre quando acontece no meio de um grande número de pessoas. Segundo ele há vários terremotos por ano, com forças comparáveis à mostrada pelos tremores no Haiti e no Chile – só que normalmente eles acontecem em lugares mais desertos.

Terremotos que atingem a magnitude 7 na escala Richter, como o que aconteceu no Haiti, ocorrem de 15 a 20 vezes por ano – mas, em sua maioria, no Oceano.

O maior número de detecção de tremores também pode ser esclarecido: a ciência está melhorando e, com isso, é mais fácil detectar terremotos em vários lugares. Além disso, Stein declara que nos importamos mais com os abalos depois das tragédias do início do ano do que nos importaríamos normalmente, e isso faz com que saibamos de mais terremotos que, antes, teriam passado em branco.

Ele também deixa claro que é difícil saber se o número de terremotos está aumentando ou diminuindo por que as medições só começaram a ser feitas há apenas 100 anos – pouquíssimo tempo em termos geológicos.

Fonte: CNN

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

19 comentários

  • sumaia da novela:

    terremotos é rerigoso

  • Milton Mourão:

    Em tempo:
    Nada contra a ciência, somente contra certos cientistas “pretenders”. Ao invés de procurarem as verdadeiras causas dos fenômenos, procuram desculpas evasivas!

  • Milton Mourão:

    Ah bom… Então está tudo normal ! Terremotos fortes em sequencia, as encostas do Rio derretendo e matando quase mil pessoas, enchentes devastadoras no sul e sudeste de nosso país ! Chuvas torrenciais, enchentes devastadoras na Austrália, na Ásia incluindo tsunamis violentas… Temia que houvesse algo errado com nosso planeta.
    Mas os senhores cientistas dizem que esta tudo normal…
    (Vão pentear macaco seus enganadores)

  • Jorginho:

    Ricardo Bellanda, perfeito comentário.
    Claro não menosprezando os demais.

  • Ricardo Bellanda:

    De fato, é inevitável olhar para a instabilidade do nosso planeta e dizer que é tudo normal, dizer que agora nós conseguimos medir melhor. Isso é uma grande bobagem… faça uma análise apenas do último século e vc vai constatar que realmente estamos com um grande problema no planeta. Um dos princípios da ciência é a observação e cá entre nós, não precisa ser cientista para “observar” que a coisa está indo de mal a pior como nunca antes. Agora vem me dizer que está tudo normal… estão chamando os leitores de imbecis?!

    Essas medições abaixo não foram feitas apenas em regiões habitadas como disse a matéria.

    TERREMOTOS NO ORIENTE MÉDIO
    Décadas do Século XX Número de terremotos por década
    1900 – 1909 141
    1910 a 1919 154
    1920 a 1929 321
    1930 a 1939 358
    1940 a 1949 347
    1950 a 1959 467
    1960 a 1969 1.205
    1970 a 1979 1.553

    TERREMOTOS NO JAPÃO
    Períodos de 10 anos Número de terremotos
    1885 a 1894 69
    1895 a 1904 127
    1905 a 1914 149
    1915 a 1924 229

    Esta é a constatação que realmente os terremotos aumentaram.

    agora me permitam expor o que penso. Eu acredito na Bíblia, acredito em Deus como o grande criador e soberano, sem precisar de explicações científicas, até pq até hoje a ciência não consegue explicar o que a Bíblia explica (só acredita quem quiser, eu particularmente creio).

    Em Mateus 24 e Lucas 21 esse aumento de grandes terremotos já estava previsto, acompanhado de fomes e grandes pestilências e também perseguições as pessoas que cressem em Jesus. Tudo isso vai acontecer antes da 2ª vinda de Jesus. Essas coisas já tem acontecido em nossos dias, não no Brasil, mas em vários lugares do mundo pessoas são mortas por professarem sua fé em Jesus.

    Agora, no que é mais fácil acreditar?
    que está tudo bem, tudo normal…
    ou ser franco e pelo menos ver o que a Bíblia diz a respeito?

    Obrigado pela liberdade de expressar no que creio.
    um abraço a todos.

    II Pedro 3:3-4
    3 – Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências,
    4 – E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.
    II Pedro 3:9-13
    9 – O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
    10 – Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.
    11 – Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade,
    12 – Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?
    13 – Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.

  • juliete:

    Os cientistas mentem!
    Quem acredita em tudo que cientista diz é mais lesado do que eles!
    A verdade está lá fora….

  • terremoto:

    É que os cientistas possuem bola de cristal para adivinhar a frequência de terremotos no passado…

    Se antes os terremotos não podiam ser registrados e não havia pessoas para vê-los, como é que os especialistas podem afirmar que eles já estavam ocorrendo com a mesma frequência? Se não havia ninguém para vê-los e não há registro, não se pode afirmar que eles já aconteciam tanto quanto hoje e nem que não aconteciam. Um erro crasso e primário de lógica…

    Aumento de terremotos, vulcanismo e da temperatura global estão sendo causados por Hercolubus-Nibiru-Nemesis. Nós, os gnósticos, sabemos disso desde a década de 60 e não nos espantamos com o fato.

    Logo virão tsunamis, furacões e radiações mortais. O eixo da Terra irá verticalizar totalmente. A falha do Atlântico Norte irá se rasgar de vez, esquentando o Atlântico e deixando o clima mundial mais louco ainda. O círculo de fogo do Pacífico e a caldeira do Yellowstone irão explodir e tudo irá pelos ares, não sem antes as negociações de paz falharem e as explosões nucleares contaminarem tudo. Ignoram os céticos que a Terra sofre extinções em massa periodicamente.

    Quero ver o que dirão os céticos que riem de Hercolubus. Vamos ver onde irão parar vossas risadas.

  • joao Paulo:

    _Terremotos acontecem todos os dias nos quintais das casas dos cientistas, por isso afirmam ser normal.

  • joao Paulo:

    _A morte de fato não existe, é isso mesmo por mais que alguém te diga isso lhe parece pura insanidade, mas quando morremos apenas aguardamos o dia do juizo final, muitos viverão novamente para um segunda chance, esta escrito nos evangelhos,eu não tenho pressa de dormir, mas não fico apavorado.

  • joao Paulo:

    _De fato fazemos parte de um grande processo de reciclagem espiritual, nosso corpo mortal acaba sofrendo pela distancia entre o pai celestial e nós, devido ao pecado de nossos primeiros pais segundo relato do evangelho, vivemos aqui um curto periodo de tempo levando em conta que deveriamos ter vida infindável, fato esse abordado pela ciência na questão da s células e seu funcionamento, mas a vida nesse atual sistema não significa o fim e sim um começo para uma nova vida os que detêem a fé baseado nas palavras do Sr. Jesus, mais um pouco e será aniquilada toda a maldade na terra e Deus restabelecerá a nova ordem numa terra pacífica e ele mesmo fará nova todas as coisas, podes crer nisso, no poder do aLtíssimo soberano do universo?

  • João Paulo Roque:

    _ninguem deve, questionar a ciência como algo errado ou como elemento de conflito com a religião mesmo que alguns ciêntistas ignoram a existencia de um Deus soberano, pelo contrário ela ajuda a testificar as obras, e ainda faz melhor dar cabal depoimento de que o criador do universo nos colocou aqui, e isso fica inrrefutável levando em consideração que não existe vida alem do nosso minúsculo planeta terra ( ainda não provado mesmo na nossa via Látia) , e um outro fator é sobreviver nas catástrofes cideral neste imenso cosmos quanto mais avanços cientificos mais há de testemunhar a existencia de um ser poderossísimo e piedoso com a humanidade apesar de não serem merecedores.

  • gilmar:

    eu acredito na ciência!

  • João Paulo Roque:

    _Quem pode afirmar em sam conciência que estes frequentes tremores em lugares diferentes tem relação ou não com a volta de Cristo, pois os evangelhos relata claramente que isso sim seria sinal de sua presença, mas calma pois isso não tem nada que ver com o fim do mundo, e sim com o restabelecimento da nova ordem, pois ele precisa de seu povo vivo para honra o seu pai e grorificar, mas isso sim é sinal de sua volta, leia no livro de São mateus ou apenas livro de mateus para alguns, lá existe o relato dos atuais acontecimentos

  • Jorginho:

    Agora vem me dizer que essas seqüências de terremotos são normais e que a quantidade de vítimas é devido ao aumento da população? Kkkkkk!
    Muitos defendem a tese do esfriamento-planetário dizendo que ela (Terra) na verdade está esfriando!
    Mesmo que tivessem, não seria motivo de preocupação?
    Fico ao lado daqueles que diz:
    ”Na verdade haverá extremas mudanças climáticas. Teremos lugares próximos nevando e longo adiante 40°C!
    Aqui chovendo e mais adiante seca extrema!’’
    Isso não está ocorrendo?
    Não tem sido mais freqüente os desastres e com maior proporção?
    Isso me parece mais com os magos de Faraó que dizia que não se preocupasse e que poderia provar e repetir os feito de Moisés…
    Não é isso que estamos presenciando ”diariamente” ?
    Dizendo que tudo caminha contrário daquilo que presenciamos e, ‘’ tudo está sobre controle’’?
    ? Por que estão fazendo ‘’cercos’’ para que marés não atinjam Veneza e estudando meios para que ilhas não desapareçam ?
    Que dizer das geleiras derretendo, tempestades extremas e seca histórica na Amazônia , tendo morrido milhares de peixes ?
    Florestas transformando em serrado e outras já para desertificação?
    Areias (dunas) que estão tomando lugares aqui no Brasil , Canadá e mais lugares ?
    Camadas de gelo que derrete nos Andes e mais lugares ?
    Tornados , que diziam nunca atingir abaixo do Equador ou hemisfério Sul.
    Agora alguns vem dizer que os índices de terremotos é normal e as grande quantidades de vítimas é devido ao aumento populacional ?
    Isso é chamar o povo de cego e tongo ao mesmo tempo !
    Qualquer pessoal de são juízo ver e sentem as mudanças climáticas.
    Perai! Isso é querer demais!
    O homem se tornou extramente corrupto e muitos são as massas manipuláveis!
    Esse consumismo barato, cheio de inutilidades… Lixos tecnológicos e plásticos (inimigo da natureza) sem barreiras que a maioria das cidades não sabe mais onde colocá-los!
    Pra mim basta!
    O Planeta sofre e com ele todas as raças de vidas… E se nada foi feito com urgência , o planeta entrará em estado terminal !
    É preciso tratar esse câncer (consumismo) e nós mudarmos nossos hábitos de forma radical .
    Devemos respeitar a natureza e não jogarmos nossos lixões em alto-mar!
    Não devemos desejar mais que necessário .
    Sobretudo: Devemos amar a mãe Natureza como amamos e respeitamos nossa mãe!
    Deve haver um controle de natalidade, pois o Planeta oferecerá o suficiente pra todos e mais ainda da forma que estamos o tratando.
    Sou otimista: Ainda acredito na possibilidade (esperança) de resgatarmos tudo aquilo que perdemos .
    Por enquanto é o que tenho pra dizer.

  • Jorginho:

    Agora vem me dizer que essas seqüências de terremotos são normais e que a quantidade de vítimas é devido ao aumento da população? Kkkkkk!
    Muitos defendem a tese do esfriamento-planetário dizendo que ela (Terra) na verdade está esfriando!
    Mesmo que tivessem, não seria motivo de preocupação?
    Eu estou do lado daqueles que dizem:
    ”Na verdade haverá extremas mudanças climáticas. Teremos lugares próximos nevando e longo adiante 40°C!
    Aqui chovendo e mais adiante seca extrema!’’
    Isso não está ocorrendo?
    Não tem sido mais freqüente os desastres e com maior proporção?
    Isso me parece mais com os magos de Faraó que dizia que não se preocupasse e que poderia provar e repetir os feito de Moisés…
    Não é isso que estamos presenciando ”diariamente” ?
    Dizendo que tudo caminha contrário aquilo que presenciamos e, que tudo está sobre controle?
    ?Por que estão fazendo ‘’cercos’’ para que marés não atinjam Veneza e estudando meios para que ilhas não desapareçam ?
    Que dizer das geleiras derretendo, tempestades extremas e seca histórica na Amazônia que morreu milhares de peixes ?
    Florestas transformando em serrado e outras já para desertificação?
    Areias (dunas) que estão tomando lugares aqui no Brasil , Canadá e mais lugares ?
    Camadas de gelo que derrete nos Andes e mais lugares ?
    Tornados que diziam nunca atingir abaixo do Equador ou hemisfério Sul.
    Qualquer pessoal de são juízo ver tal mudança climática.
    Podemos confiar nessa logística que diz aquilo que quer e ainda mais, contrário aquilo que estamos vivenciando, muitas vezes manipuladas por governos ?
    Perai! Isso é querer demais!
    O homem se tornou extramente corrupto e muitos são as massas manipuláveis!
    Esse consumismo barato, cheio de inutilidades… Lixos tecnológicos e plásticos (inimigo da natureza) sem barreiras que a maioria das cidades não sabe mais onde colocá-los!
    Pra mim basta!
    O Planeta sofre e com ele todas as raças de vidas … e se nada foi feito com urgência , o planeta entrará em estado terminal !
    É preciso tratar esse câncer (consumismo) e nós mudarmos no mínimo 70% de nossos hábitos.
    Devemos respeitar a natureza e não jogarmos nossos lixões em alto-mar!
    Não desejar mais que necessário .
    Sobretudo: Devemos amar a mãe Natureza como amamos e respeitamos nossa mãe!
    Deve haver um controle de natalidade, pois o Planeta pode não oferecer o suficiente pra todos e mais ainda da forma que estamos o tratando.
    Sou otimista: Ainda acredito na possibilidade (esperança) de resgatarmos tudo aquilo que perdemos .
    Por enquanto é o que tenho pra dizer.

  • Manuel Bravo:

    Fazem sentido as afirmações, mas não deixa de ser
    preocupante.

  • Edison:

    Sabemos bem mais hoje sobre as forças da natureza e as medimos e podemos até rastrear. Sabemos também que vivemos nesse contexto e que temos um limite de vida. O que nos faz pensar é o por que de em determinadas áreas ou países, tenha que acontecer mortes aos milhares. Parece que alí ocorreu castigos ou, na verdade, se o homem hoje sabe que em certas áreas ocorrem por dia mais de 100 pequeninos tremores e em outras não, é notório se constatar que são de risco, então porqué não se toma providências para que tal fatalidade não ocorra e mate tantos. Será que a vida para quem conhece bem a ciência, não tem valor algum?

  • :P:

    vai ver que vc abriu duas abas e nem viu………

    to brincando Ernaninho….

    ^^

  • Ernani:

    Esse artigo já foi mostrado, não?

Deixe seu comentário!