Os humanos podem causar terremotos?

Ano passado, uma reportagem mostrou que tremores podem ser impulsionados pela extração de petróleo. Como? Fazendo com que rochas se desloquem para espaços vazios deixados pelos fluidos extraídos.

Recentemente, espalhou-se um boato de que fãs de futebol americano provocaram atividade sísmica em Seattle, EUA.

Não queremos saber o que eles estavam fazendo para conseguirem tal façanha, mas não podemos deixar de perguntar: afinal, os humanos podem ou não causar terremotos?

A resposta é sim. A natureza não está sozinha nessa. Segundo especialistas, existem muitas maneiras da atividade humana provocar terremotos.

A principal delas é através do preenchimento de grandes barragens. O peso da água que se acumula em uma represa exerce uma enorme quantidade de estresse sobre a terra abaixo dela. Ocasionalmente, a terra se desloca.

Na década de 1930, por exemplo, a construção da represa de Hoover, no Arizona, EUA, desencadeou uma explosão de atividade sísmica nas proximidades, que atingiu a magnitude 5 na escala de Richter. E em 1963, um grande terremoto de magnitude 7 abalou o reservatório de Koyna Dam, na Índia, logo após sua construção, matando 200 pessoas em uma cidade próxima.

Injetar fluido na crosta do planeta também pode induzir tremores de terra. Por um período de três anos na década de 1960, o governo americano injetou subprodutos (líquidos residuais) em fraturas de rochas nas Montanhas Rochosas, Colorado. Muitos terremotos começaram a ocorrer perto de Denver, e o governo teve que parar.

Da mesma forma, os projetos de energia geotérmica avançada fazem o chão tremer. Este processo envolve o bombeamento de água pressurizada para dentro da Terra para, em seguida, sugar o líquido aquecido para fazer turbinas a vapor que gerem eletricidade. Mas como as pessoas em Basel, na Suíça, descobriram em 2006, por vezes a fase de injeção pode provocar terremotos, especialmente quando o bombeamento está centrado em uma área já geologicamente ativa.

A extração de substâncias a partir do solo é outro fator que colabora para os terremotos. No final dos anos 1970 e 1980, a extração de gás natural em Gazli, Uzbequistão, causou três grandes terremotos de até 7,3 de magnitude, o maior evento sísmico já registrado na Ásia Central.

Só para terminar (mas é claro que não é o fim…) até mesmo arranha-céus podem perturbar a terra. Cinco anos atrás, dois abalos ocorreram em Taipei, Taiwan, logo após a construção do que era então o maior edifício do mundo, o Taipei 101. Os geólogos suspeitaram que o prédio e seu pequeno peso de 700.000 toneladas reabriram uma antiga falha, provocando os tremores. [LifesLittleMysteries]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

16 respostas para “Os humanos podem causar terremotos?”

  1. O problema não é a atividade humana, mas a atividade humana sobre falhas geológicas. Não basta erguer um arranha-céu ou construir uma barragem para provocar um terremoto, tanto o arranha-céu quanto a barragem tem que estar nos lugares certos para isto acontecer.

  2. E pra aquels que defende a ciência e vão contra a espiritualidade, deixarei aqui o registro de uma leve alfinetada: a Bíblia relata, em detalhes, a quedas das muralhas de Jericó após os fiéis cumprirem as instruções de sitiarem a tal cidadela, marcharem algumas voltas em torno dela (7, se não estou desatento!) e ao término disso, soprarem, a plenos pulmões suas trombetas… Pois bem, armamento sonoro! Vibrações contínuas causadas pelas marchas com patas de cavalos, asnos, peso de equipamentos e humanos somado ao ataque final de ondas sonoras resultando em destruição das muralhas! a física pode explicar o princípio… A fé pode aceitar a total sincronia da ocorrência! Impressionante, não?

  3. Aaah sim, ressonância! Meu professor de Física já deu essa aula e devo dizer que foi uma das mais interessantes do ano, tem um vídeo que me custar achar agora, mas é muito interessante, pois mostra uma grande ponte caindo por causa de ressonância.

    Mas isso aí de injetar fluídos eu não sabia, muito legal!

  4. Tony Amorim

    essa informaçao é valida sim e ja ocorreu , um exercito n pode merchar sobre pontes pois a frenquencia das marchas fazem que a ponte vibre na msma frequencia (ressonancia) fazendo ela vibrar , rachar ou até mesmo cair .

  5. Tem também aquela história (não sei se verdadeira) de que um exército não deve atravessar uma ponte marchando, pois as vibrações resultantes poderiam entrar em ressonância com a frequência natural dela, provocando, de rachaduras até a queda da ponte.

  6. Só me lembro que no meu curso de engenharia tinha um problema no qual tinha que calcular os efeitos que o deslocamento de um comboio ferroviário causavam sobre nosso globo.

  7. o maiores causadores do desiquilibrio da terra, é a retirada de petroleo e a extração de mineiro de ferro,o petróleo causa um grande vasio no fundo da terra e o mineiro de ferro traz o desiquilibrio na grostra terrestre.

  8. Há muito tempo vejo algumas pessoas que insistem em colocar a culpa em Deus pelos desastres ambientais. Sempre argumentam que pelo fato de Deus ter o poder de controlar a natureza torna-o culpado pelos desastres climáticos, mas podemos perceber com estudos como este que as catástrofes ambientais não estão ligadas exclusivamente a vontade de Deus, pelo contrário elas são resultado da irresponsabilidade humana diante do nosso planeta. Que assim possamos refletir mais em nossas atitudes ao invés de na primeira tragédia atrelarmos a Deus a culpa das mesmas.

Deixe uma resposta