Fumaça passiva de cigarro pode provocar perda auditiva em adolescentes

Por , em 19.07.2011

As leis criadas pelo Brasil para proibir o fumo em ambientes fechados têm uma boa razão para existir: quem quer fumar deve prejudicar só a si mesmo, certo?

Recentemente, cientistas descobriram mais uma desvantagem na lista das muitas do fumo passivo: perda de audição em adolescentes.

Os pesquisadores testaram mais de 2.000 adolescentes em busca de cotinina, um indicador de exposição à fumaça do tabaco. Depois de eliminar os fumantes do estudo, eles ficaram com 799 não fumantes, cujos níveis de cotinina indicavam exposição ao fumo passivo, juntamente com 754 que não foram expostos à fumaça de cigarro.

Após o controle de muitas variáveis, eles descobriram que quanto maior o nível de cotinina no sangue de um participante, maior a probabilidade de que ele tivesse algum tipo de perda auditiva.

Mais de 17% no grupo com níveis de cotinina mais elevados apresentaram perda auditiva em baixas frequências.

Os pesquisadores ainda não podem afirmar com certeza de que forma a exposição ao fumo passivo pode causar o dano, mas o tabaco é conhecido por afetar o fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos menores, do tipo que o ouvido interno depende.

Segundo os cientistas, a maioria das crianças, cerca de 85%, nem sequer tinha conhecimento de sua perda auditiva. Sendo assim, que tal os pais buscarem ter? Principalmente os fumantes.[NewYorkTimes]

• Claudio D’Amato:

Pôxa. Então eu sou surdo e não sabia.

• Márcio M:

Os cientistas devem aprofundar essa pesquisa que é de extrema importância para todos, não somente (neste caso) o problema de perda auditiva, mas também se existem outros problemas. Ótima iniciativa dos pesquisadores, pois existir o interesse é um dos primeiros passos para o desenvolvimento científico.

• Matheus Emanoel:

Milena Karla, eu sei bem como é essa sensação, odeio quando meu pai faz isso, e o pior não é só ele, minha irma tbm fuma, e ela nao respeita os outros faz questão de fumar dentro de casa, e quando eu vou reclamar ela fuma mais ainda. Desde pequeno eu respeitava meu pai, até que ele ficou muito doente passou 3 Messes internado fez cirurgia na cabeça, depois de sair d hospital passou alguns dias, eu fui falar cm ele, e peguei ele fumando, naquele momento eu senti ÓDIO, IRA, e nunca mais olhei ele nos olhos nem dirijo mais a palavra a ele. Ele sabe disso percebe que nao gosto, mais parece que o cigarro é mais importante do o filho e a esposa…

• Milena Karla:

Meu pai fuma.E não quer admitir que está prejudicando toda a família.Ele fuma na varanda e quando entra em casa a respiração dele deixa a casa inteira enfestada de catinga de cigarro.
    Eu tenho vontade de pegar todo maço de cigarro que ele compar e jogar fora.Ele e todos os fumantes são BURROS E IDIOTAS!