Fungos destroem filmes raríssimos na Inglaterra

Por , em 14.09.2010

O reino Fungi, não satisfeito com suas aparições na nossa rotina (tais como bolor tomando conta parede, pães mofados ao ficarem fora da geladeira e roupas precisando de naftalina), corroeu valiosos filmes históricos na Grã-Bretanha.

Fica então o recado para você, se ainda tiver objetos assim em casa: filmes fotográficos e películas de rolo, se não forem armazenadas corretamente, podem acabar emboloradas como algumas raridades de posse da Universidade Metropolitana de Manchester, na Inglaterra. Os filmes prejudicados, em sua maioria, tratavam de cenas das décadas de 1910 e 1920, onde se destacam alguns raríssimos registros sobre a Primeira Guerra Mundial. E há outros materiais: documentários, filmes que retratam cenas urbanas, industriais e familiares da primeira metade do século XX. Infelizmente, os filmes danificados não poderão ser recuperados mais.

E os responsáveis pelo acervo ainda levaram sorte: alguns dos primeiros filmes produzidos na história, feitos em 1897 e de autoria dos próprios Irmãos Lumière (que inventaram o cinema dois anos antes), ficaram intactos. Devido ao risco de que novos filmes embolorem, novos procedimentos estão sendo adotados para proteger o material.

Como o vilão do problema é a umidade e temperatura do ambiente em que os filmes eram armazenados até então, foram construídas cápsulas especiais para armazená-los. Os filmes agora serão colocados em uma câmara com temperatura inferior a 0° C, e com umidade do ar inferior a 35%. Dos mais de 20.000 filmes disponíveis no acervo, cerca de 100 foram afetados. Segundo um dos responsáveis, atualmente não há nada que se possa fazer para reconstituí-los, embora ainda haja esperança para o futuro. Sabe-se de antemão, no entanto, que a solução não será barata, seja ela qual for. [BBC News]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • Rodrigo:

    CLARO QUE ELES TEM CÓPIAS.

    Concordo com o Big Bang, apesar dele ter feito uma comparação tosca, a idéia central esta correta.

    O preju ai não foram os filmes, estes tem cópias, eu creio né, mas sim o fato de serem originais, ou seja, peças históricas.

  • John Marks:

    Isso são filmes e não quadros pintados a 500 anos, imbecil

    Acervo multimidia pode ser digitalizado, e nunca se perde.

    Que comparação idiota vc fez hein?

  • big bang:

    Provavelmente eles tem copias, mas o q conta e o original, afinal se fosse assim, tirariam uma foto da monalisa tava tudo certo.

  • Paulo:

    Por que não passam os filmes pra DVD?Pelo menos se acontece algo com os originais, fica a cópia.

  • Afonso Basso:

    É uma pena que tenha ocorrido com filmes tão valiosos, podemos culpar o Reino Fungi, mesmo parecendo um tanto defensivo demais em relação ao descuido dos responsáveis pelo correto armazenamento de um acervo tao raro.

Deixe seu comentário!