Futuro Presente

Por , em 13.09.2009

futuro presente
Capa do livro Futuro Presente, a venda na internet

Os contos reunidos neste livro são endereçados a todos os leitores, jovens ou adultos, que não se contentam apenas com o aqui e o agora. Essas narrativas são viagens no tempo e no espaço destinadas aos leitores que não se cansam de admirar o macro e o microcosmo, os sinais do desconhecido e a engenhosidade humana sempre muito atrevida, sempre muito curiosa.

Leia aqui o conto Uma Carta para Guinevere, escrito por um dos autores do livro, mas escrito especialmente para o HypeScience.

Mergulhando no futuro distante, Andréa del Fuego e Maria José Silveira nos levam a conhecer estranhas civilizações extraterrestres, interessadas na simbiose pacífica ou, ao contrário, na belicosa expansão territorial, como acontece também no conto de Roberto de Sousa Causo, cuja trama ocorre numa guerra nas estrelas gótica.

Da mesma maneira que esses autores-desbravadores, Maria Alzira Brum Lemos, Hilton James Kutscka e Ataíde Tartari também viajam longe no tempo. Mas não encontram alienígenas cordiais ou cruéis. Isso não significa que a espécie humana esteja livre de perigos (Hilton) ou que, na melhor das hipóteses, nossa individualidade não esteja sob ameaça (Ataíde). Isso também não significa que nossa espécie não seja ela mesma, agora, muito mais alienígena do que poderíamos imaginar (Maria Alzira).

Passeando pelo futuro próximo, Luiz Bras e Ivan Hegenberg nos apresentam protagonistas mal-adaptados tentando manter a identidade e o equilíbrio numa sociedade cambiante. A realidade virtual, a inteligência artificial, a clonagem humana em larga escala e o aquecimento global desenfreado agora fazem parte de nosso cotidiano. Também ambientado nesse momento próximo, no conto de Luiz Roberto Guedes nosso planeta entrou em colapso e não há para onde fugir. Ou há? Na narrativa de Paulo Sandrini outra Terra, nova e verdejante, pode ser nosso melhor destino.

Ainda passeando por esse futuro próximo povoado por máquinas engenhosas e velhos hábitos, vamos conferir como o totalitarismo (no conto de Edla van Steen) e nossos impulsos mais primitivos (no conto de Charles Kiefer) estão moldando o admirável mundo novo. O amor e o humor também estão aí, flertando, comungando, iluminando a rotina universitária (no conto de Deonísio da Silva).

No futuro que pode ser amanhã mesmo, André Carneiro, Mustafá Ali Kanso e Márcio Souza revelam que figuras estranhas e traiçoeiras estão entre nós. Nos devorando, nos envolvendo amorosamente, propondo enigmas. A sua origem? Quem realmente sabe? Pode ser a própria Terra, pode ser o espaço…

Nesse mesmo amanhã, a expansão da mente e do corpo, a sondagem do átomo e das galáxias são o tema da narrativa de Carlos André Mores. A paranóia e a perseguição psicológica do conto de Rinaldo de Fernandes derramam mistério nesse futuro com jeito de passado e encerram nosso passeio.

Se depender da fantasia desses autores, o futuro será espantoso e maravilhoso, com certeza. Mas também muitas vezes estranho e terrível. O exercício da imaginação literária é capaz, por exemplo, de nos levar às estrelas ou de trazê-las até nós. Ele é capaz de fazer do futuro presente. Algo como um agoramanhã, ou um amanhagora.

Apertem o cinto e boa viagem.

Nelson de Oliveira

lançamento do livro Futuro Presente
Livro Futuro Presente: convite de lançamento

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

8 comentários

  • maicon figueiredo:

    Pelo que eu li ficou muito bom, vocês estão de parabéns!
    Abraço.

  • Dirceu Neves de Souza:

    Gostaria de indicar um livro que mudou minha vida. Chama-se “Meu Livro é Você”.

    o site:
    http://www.meulivroevoce.com.br

    Recebi este livro presente de meu filho, ele me deu de presente de aniversário, chorei muito quando lí.
    Foi um dos melhores presentes da minha vida. Vale a pena dar um livro presente. Lembrei de dias felizes que passamos juntos.

  • paulo f.m santos:

    outro assunto que me facina ( muito lokko) como diz um amigo meu como sempre os redatores estao de parasbensssss

  • ALEX CARVALHO NUNES:

    KD O RESULTADO DO SORTEIO?

  • Raysa:

    Bacana…
    Parece ser bem interessante…

    Quando será o sorteio do livro? [2]

  • Juka:

    É mesmo, quando será o sorteio? O livro parece ser muito bom.

  • ALEX CARVALHO NUNES:

    UMA COMPILAÇÃO BELA E SURREAL DE TUDO QUE TEMOS PRESENCIADO MUITO ABRANGENTE E CHAMA A ATENÇÃO E NOS PRENDE POR SUAS NUANCES

    MARAAVILHOSO
    ALEX

  • Rogério:

    =]
    Quando será o sorteio do livro?

Deixe seu comentário!