Galáxia próxima da Via Láctea pode ter roubado estrelas de sua vizinha

Por , em 5.11.2012

Astrônomos tiveram que dar uma de Sherlock Holmes para desvendar um verdadeiro crime galáctico envolvendo centenas de estrelas roubadas. E eles acreditam ter pego o ladrão em fragrante. O suspeito é uma galáxia próxima da Via Láctea, a Grande Nuvem de Magalhães, que pode ter roubado estrelas de sua galáxia vizinha menor, a Pequena Nuvem de Magalhães.

Os astrônomos chegaram à cena do crime enquanto pesquisavam estrelas da galáxia grande, que fica a 160 mil anos-luz de distância, com o telescópio Victor M. Blanco, no Chile. A equipe descobriu que mais de 5% das estrelas da galáxia estavam girando na direção errada. Além disso, análises mostraram que essas estrelas têm uma composição química muito diferente das demais.

Os astrônomos perceberam que a composição dessas estrelas é muito parecida com as que fazem parte da Pequena Nuvem, o que sugere que elas foram arrastadas gravitacionalmente para a galáxia maior.

Cientistas acreditam que as duas galáxias se aproximaram muito uma da outra cerca de 1,2 bilhões de anos atrás. A separação das estrelas pode ter ocorrido durante um longo período de tempo, talvez centenas de milhões de anos. Acredita-se que esse tipo de roubo estelar seja comum no universo. [LiveScience/EmDiv]

• Val Brand:

Roubo é um tipo de crime que acorre mediante ameaça. Neste caso não foi roubo, foi furto

• Marcelo Cardoso Cardoso:

Daqui a milhares de anos a Via Láctea vai se deparar com a gigantesca ândromeda nessa circunstância ambos roubaram estrelas, se fundiram, jogaram estrelas para fora do âmbito galático, se ainda existir o sol talvez este e todo o sistema planetário seja expulso do braço do espiral da Via Láctea e vagará por todo o resto de seu tempo solitário.

Mas que galáxia gananciosa! Não gosta de dividir as suas estrelas e ainda passa seu braço espiral em mais algumas!

• Renato Almeida:

Linda imagem , pena que aqui do Brasil o ceu nao é assim se nao eu ia dormi emcima da minha casa só olhando

• JLKLEIN:

ME LEMBROU DOS POLITICOS BRASILEIROS, COMO UMA GRANDE GALAXIA, AFANANDO O POVÃO, SO Q AI C CONTINUAR ASSIM UM DIA ELES VÃO TER Q C AFANAR ASSI PROPIOS, POIS NÃO IRA MAIS TER QUEM RRRUUOBAR.

Amadora se comparada com a sua mestra: A Via Láctea. De algumas satélites a nossa galáxia nem sequer se contentou em roubar estrelas: as engoliu quase que por completo, restando apenas alguns aglomerados estelares na periferia de nossa espiral. Mas mesmo a nossa espiral manda-chuva aqui no pedaço não se equipara as Gigantes Elípticas como M87, canibais natas, elas são antigas e não produzem mais estrelas, mas crescem roubando ninhos de outras desafortunadas das suas redondezas. A Maior galáxia conhecida, a Lenticular IC1110, parece também ser um grande devorador cósmico.