Galáxia próxima da Via Láctea pode ter roubado estrelas de sua vizinha
Astrônomos tiveram que dar uma de Sherlock Holmes para desvendar um verdadeiro crime galáctico envolvendo centenas de estrelas roubadas. E eles acreditam ter pego o ladrão em fragrante. O suspeito é uma galáxia próxima da Via Láctea, a Grande Nuvem de Magalhães, que pode ter roubado estrelas de sua galáxia vizinha menor, a Pequena Nuvem de Magalhães.
Os astrônomos chegaram à cena do crime enquanto pesquisavam estrelas da galáxia grande, que fica a 160 mil anos-luz de distância, com o telescópio Victor M. Blanco, no Chile. A equipe descobriu que mais de 5% das estrelas da galáxia estavam girando na direção errada. Além disso, análises mostraram que essas estrelas têm uma composição química muito diferente das demais.
Os astrônomos perceberam que a composição dessas estrelas é muito parecida com as que fazem parte da Pequena Nuvem, o que sugere que elas foram arrastadas gravitacionalmente para a galáxia maior.
Cientistas acreditam que as duas galáxias se aproximaram muito uma da outra cerca de 1,2 bilhões de anos atrás. A separação das estrelas pode ter ocorrido durante um longo período de tempo, talvez centenas de milhões de anos. Acredita-se que esse tipo de roubo estelar seja comum no universo. [LiveScience/EmDiv]
6 comentários
Roubo é um tipo de crime que acorre mediante ameaça. Neste caso não foi roubo, foi furto
Daqui a milhares de anos a Via Láctea vai se deparar com a gigantesca ândromeda nessa circunstância ambos roubaram estrelas, se fundiram, jogaram estrelas para fora do âmbito galático, se ainda existir o sol talvez este e todo o sistema planetário seja expulso do braço do espiral da Via Láctea e vagará por todo o resto de seu tempo solitário.
Mas que galáxia gananciosa! Não gosta de dividir as suas estrelas e ainda passa seu braço espiral em mais algumas!
Linda imagem , pena que aqui do Brasil o ceu nao é assim se nao eu ia dormi emcima da minha casa só olhando
ME LEMBROU DOS POLITICOS BRASILEIROS, COMO UMA GRANDE GALAXIA, AFANANDO O POVÃO, SO Q AI C CONTINUAR ASSIM UM DIA ELES VÃO TER Q C AFANAR ASSI PROPIOS, POIS NÃO IRA MAIS TER QUEM RRRUUOBAR.
Amadora se comparada com a sua mestra: A Via Láctea. De algumas satélites a nossa galáxia nem sequer se contentou em roubar estrelas: as engoliu quase que por completo, restando apenas alguns aglomerados estelares na periferia de nossa espiral. Mas mesmo a nossa espiral manda-chuva aqui no pedaço não se equipara as Gigantes Elípticas como M87, canibais natas, elas são antigas e não produzem mais estrelas, mas crescem roubando ninhos de outras desafortunadas das suas redondezas. A Maior galáxia conhecida, a Lenticular IC1110, parece também ser um grande devorador cósmico.