Game controlado pelos olhos é criado por pesquisadores

Por , em 8.03.2012

Pesquisadores da Universidade De Montford, em Leicester (Inglaterra) estão se esforçando para proporcionar uma alegria sem tamanho a crianças com deficiência física: um jogo de computador controlado apenas por movimentos dos olhos. O objetivo é criar um sistema simples, de custo baixo e de fácil operação para jovens que não podem manusear um mouse e um teclado.

A partir de um raio infravermelho, o jogo será capaz de identificar em que direção o usuário está olhando. Exclusivamente com o olhar, o jogador poderá mover um cursor e “apertar” botões. Este dispositivo, no entanto, não serve apenas para jogos: os pesquisadores esperam que ele possa servir de base para criar ferramentas educacionais às crianças com necessidades especiais.

Os cientistas explicam ter tomado como base o desenvolvimento das tecnologias touchscreen. E afirmam que será possível, em um futuro não muito distante, aumentar o realismo e a interatividade entre usuário e máquina com este “touchscreen ocular”. O desafio, conforme contam os pesquisadores, é produzir esta tecnologia a custos acessíveis para a população. [BBC]