Garrafa incrível usa raios UV para esterilizar água

Por , em 4.08.2010

A invenção que ganhou o Prêmio James Dyson desse ano (na competição nacional da Inglaterra) – se você não sabe, é uma premiação para invenções que têm um ótimo design e facilitam sua vida ao mesmo tempo – é uma garrafa de água que usa raios UV para esterilizar seu conteúdo. A água sai da garrafa completamente livre de qualquer substância suspeita em apenas dois minutos.

Outros métodos para esterilizar a água são os tabletes com base de cloro e iodo que deixam seu refresco com um gosto meio estranho.

A lâmpada UV que vem acoplada na garrafa usa sua energia para iluminar a água. Antes de chegar a esse estágio, a água passa por uma série de filtros presentes, também, na própria garrafa.

Timothy Whitehead, o estudante de design que criou a garrafa, conseguiu provar que seu método elimina 99,9% das bactérias presentes no líquido. Se a invenção de Whitehead ganhar a etapa internacional do prêmio Dyson, ela poderá ser produzida e comercializada normalmente. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

5 comentários

  • Bruno Marques:

    Estranho… não é possivel que essa garrafinha aja como uma autoclave de laboratório…pois algumas bactérias resistem a grandes pressões e calores realmente intensos lá pela casa dos 120ºC para mais… é estranho pensar que raios UV façam isso!
    Até pq “esterelizar” é um termo que significa Zero de contaminação!

    • Gabriel Fernandes:

      Raios UV matam bactérias por radiação e não por temperatura.

  • Jin:

    Legal, esse método é usado em estufas de laboratório para esterilização.

    A invenção deve vir com manual e medidas de segurança. Pior que UV é a corrente alternada que nós lidamos o tempo todo e é altamente letal.

    • Gabriel Fernandes:

      Altamente letal: eu vou pra praia e morro.

  • Jose Henrique:

    Vai ser lindo ver a galera hidratada, cega e com cancer de pele… Antes de entrar em contato com lampadas UV, deveriamos entende-las melhor…

Deixe seu comentário!