Gás carbônico pode tratar problemas respiratórios

Por , em 22.09.2011

Quando você esteve na escola primária, a professora deve logo ter contado que o ser humano inspira oxigênio e expira gás carbônico. Ao ouvir isso, muitas crianças já devem ter tentado inspirar o mesmo ar que acabaram de respirar, sem sucesso. Mas isso parece fazer sentido: o CO2, aparentemente, pode fazer um bem danado para o nariz. Segundo pesquisadores americanos, é indicado para aliviar coceira nasal, espirros e nariz escorrendo.

O gás carbônico aparece em várias situações. Incolor e inodoro, o gás está presente em refrigerantes, no gelo seco, e até na composição da atmosfera que propicia o efeito estufa. Mais do que isso, é liberado por nossos pulmões a cada respiração. A novidade, descoberta por pesquisadores da Universidade Creighton (em Omaha, Nebraska, nos EUA) é que o gás pode servir para combater alergias nasais.

O tratamento que se propõe com CO2 é simples. O gás é injetado diretamente dentro das narinas e começa a fazer efeito em cerca de 20 minutos, aliviando a alergia em questão. Os cientistas explicam que isso, a princípio, é apenas um paliativo, não a cura. Ninguém vai ficar livre de uma sinusite, por exemplo, com a injeção de gás carbônico no nariz. O que existe é apenas um alívio.

Os pesquisadores saíram a campo para tirar conclusões. Com um amplo leque de alergias, 348 adultos passaram pelo tratamento. Todos tiveram que parar com sua medicação regular antes do teste. Parte dos adultos recebeu a injeção de CO2 e outro grupo recebeu apenas um placebo. Entre 10 e 30 segundos, aqueles que receberam CO2 referiram alívio dos sintomas da alergia, enquanto nada mudou para os que tiveram placebo.

Se você quer ter uma ideia de como isso funciona, um dos criadores do procedimento fez testes em si mesmo antes da experiência com os participantes, e dá uma descrição. Sabe quando você está no meio de um gole de refrigerante, tranquilo, e alguém o faz rir bem na hora? Às vezes, o gás escapa pela via nasal e causa uma sensação de amortecimento nas narinas. O tratamento é basicamente assim. [WebMD]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

1 comentário

Deixe seu comentário!