Gato resgatado é tão gordo que não consegue andar
Kroshik, um simpático gato ruivo de 14 anos da cidade de Perm, na Rússia, acabou perdendo a habilidade de andar após se transformar em um verdadeiro “peso-pesado” felino, atingindo 17 kg de puro amor… e gordura. O problema? Um excesso de carinho – ou melhor, de petiscos – oferecido por seus humanos generosos.
As imagens do robusto Kroshik circulam pela internet, depois que os voluntários do abrigo de animais Matroskin decidiram compartilhar o inusitado caso nas redes sociais russas. Em uma das fotos, uma jovem parece quase precisar de um levantador de peso olímpico para segurá-lo. Não é para menos, considerando que ele pesa três vezes mais do que seria saudável. A equipe do Matroskin foi acionada por funcionários de um hospital local, onde Kroshik vivia no porão há anos, encantando a todos e caçando alguns roedores por lá. Mas, com o tempo, os ratos passaram a correr livremente, enquanto o gato só corria para a tigela de comida. Eventualmente, Kroshik ficou tão “cheio de si” que suas patinhas simplesmente desistiram de sustentar seu corpinho de 17 quilos.
No hospital, ele era uma verdadeira celebridade. A cada turno, os funcionários traziam guloseimas para o mascote oficioso, o que acabou sendo uma overdose de afeto – e de comida. Sua dieta descontrolada fez com que ele deixasse para trás a vida ativa de caçador e se tornasse dependente de seu fã-clube humano. A situação saiu tanto do controle que ele precisou de uma “intervenção felina”.
Ao ser levado para o abrigo, os veterinários não hesitaram: Kroshik deveria pesar entre cinco e sete quilos, mas estava quase no triplo disso. Assim, foi colocado em uma rigorosa dieta e agora deve perder algo em torno de 100 a 170 gramas por semana, o que é praticamente uma maratona de perda de peso no mundo felino.
Além da nova dieta, os voluntários do abrigo improvisaram uma esteira aquática para Kroshik – em uma banheira! Ele, como um típico gato rabugento, detesta água, mas parece que não há outra escolha se ele quiser voltar a se mover com dignidade. Quem sabe, com muito esforço (e pouca comida), o “grande” Kroshik possa voltar a ser apenas grande em carisma, e não na balança. [Oddity Central]