Geleira se rompe e cria gigantesca ilha de gelo

Por , em 10.08.2010

Um pedaço de gelo, do tamanho da cidade de Goiânia, desprendeu-se de uma geleira na Groenlândia. O rompimento aconteceu nas primeiras horas da manhã do dia 5 de agosto, e é a primeira quebra em uma geleira groenlandêsa desde 1962.

Esta nova ilha de gelo, que acaba de ser criada, tem 260 km² de área, o equivalente a 36.400 campos de futebol! Além disso, possui 220m de altura, a metade do edifício Empire State Building, de Nova Iorque. Não há dúvidas de que se trata de um grande pedaço de gelo. A Geleira Petermann, de onde se desprendeu o gelo, fica localizada a cerca de 1000 km ao Sul do Pólo Norte. Esta geleira é uma das únicas duas que ainda se conectam a plataformas de gelo, algo cada vez mais raro nesta época de derretimento de calotas devido às mudanças climáticas.

A água doce armazenada nesta calota polar que se desprendeu, segundo os estudiosos, é suficiente para manter a água que corre nas torneiras dos Estados Unidos por quatro meses. E todo esse bloco, agora, está em movimento. Os cientistas preveem que a ilha de gelo se encaminha para o estreito de Nares, uma passagem de água que desemboca num arquipélago onde há ilhas de verdade, muito menores que esta calota.

Como não há espaço suficiente para a passagem da calota, ela não chegará inteira a esse arquipélago. Podem acontecer duas coisas: ou a ilha irá entalar em algum trecho mais estreito, bloqueando a passagem, ou se quebrará em pedaços menores. Dentro de dois anos, estes eventuais pedaços estarão no Oceano Atlântico. Agora, não há nada a fazer a não ser acompanhar a trajetória desta ilha de gelo recém-nascida. [[Live Science]]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • Frank.Black:

    Não acredito que tem gente que não vê o resultado do aquecimento global.
    O que são 3.000 cientistas comprados pelas usinas, fabricas, etc. Vocês que acham que isso é brincadeira…melhor para vocês…A é não tem aquecimento global..que isso, as geleiras derretendo, furacões, terremotos..aah não tem nada de errado com o PLANETA.
    Algum idiota vai dizer…ah isso sempre aconteceu…sim aconteceu é natural, mas nessas proporcões…Não é mesmo.
    Eu sofreria menos se eu fosse ignorates como vocês
    Jogue um sapo dentro de uma panela com agua quente, ele pula para fora. Coloque o mesmo sapo em agua fria e começe a esquentar a agua …veja oque aconetece

  • Jorginho:

    kako,Seu freezer derreteu devido ter congelado demais!
    Eddy, sê está com o demônio!
    Sae troço mal dessa alma despenada!!!
    3000 mil? Multiplique por 1 milhão e certamente deva chegar no valor que ganharam cada um !
    Os fatos está na sua frente e cego mesmo são aqueles que não querem enxergar!
    Está me vendo agora?
    Senão -caso perdido!!!

  • kako:

    O meu freezer derreteu ,sera fruto de tal aquecimento!

  • Eddy:

    Aquecimento Global… buuuuuu
    Câncer… buuuuuuuuuuuuuuuu
    Gripe refudida.. buuuuuuuuuu
    História da Carochinha… essa sim eu acredito.
    Porque será que 3,000 cientistas manifestaram que não existe tal aquecimento?

  • Jorginho:

    Vou esperar algum gênio profeta de Faraó dizer que o Planeta não passa por aquecimento e que esse deslocamento (quebra/degelo) é devido ao excesso de gelo.
    E o degelo nos pontos mais alto do planeta é devido a radiação do Sol ser mais intensa devido ser pontos alto e , que o mar aumenta seu nível devido o excesso de chuvas e , … e , …
    Que tudo isso é apenas um efeito inverso de nossa percepção animalescas e que tudo está nos conformes…
    E que tudo vai dar certo, bastando para isso fechar os olhos e, quando acordar, estará num mundo com 7 virgens dando-lhe uvas na sua boca… Dentro de uma mansão feita de ouro!
    Isso texto me lembra de uma piada que um cidadão chegou ao céu e lá viu tudo tranqüilo… e, do outro lado ouviu multidões gritando- Lá vem ela!!! Ele muito curioso… Mesmo sabendo que indo pro lado não poderia voltar, disse: Vou para outro lado, pois lá é muito mais divertido… Pois deva ter belas mulheres para minha diversão.
    Então pulou o muro e para sua surpresa, caiu num mar de merda e multidões gritavam – ” lá vem ela!” E todos mergulhavam devido uma gigasteca navalha que passava de tempo a tempo!
    Pois é exatamente isso que esses ”profetas de Faraó” pronunciam .

Deixe seu comentário!