Girafa “invisível” ganha prêmio de Ciência como Arte
Ciência e arte combinam? Sim, se você usar um microscópio potente, Photoshop e imaginação. Foi com essas ferramentas que o estudante Shaahin Amini, da Universidade da Califórnia (EUA), criou a réplica de uma girafa de apenas 0,05 milímetros.
O estudante de engenharia se surpreendeu quando ampliou uma mistura de níquel, alumínio e carbono com um microscópio de alta potência e viu o que parecia ser uma minúscula girafa. Ele usou Photoshop para colorir a imagem que surgiu por acidente e inscreveu o vídeo – que você confere abaixo – na competição Science as Art 2012 (em português, Ciência como Arte), que premia as melhores artes científicas do mundo.
A girafa minúscula é tão graciosa e inusitada que venceu a competição. “Olhar através do microscópio te dá a oportunidade de se separar desse mundo. Momentaneamente, vivemos em um paraíso em que a beleza microscópica pode ser encontrada em lugares inesperados”, disse Amini.
Se você se interessou pela arte microscópica e natural, confira também essa belíssima galeria de insetos fotografados em macrofotografia e os vencedores da competição Olympus BioScapes 2011.
Confira aqui os outros vencedores do Ciência como Arte. [Life’s Little Mysteries/The Huffington Post/Bits of Science]
2 comentários
Muito interessante!
Acho que as girafas estão por toda parte. Já olharam o mapa da Grande São Paulo? Sempre achei que parece com a cabeça de uma girafa.
http://www.apolo11.com/imagens/mapas/brasil/mapa_sampa.gif
É preciso ter muita imaginação para perceber uma girafa nessas imagens cinzas…
Mas ficou legal o resultado final.