Gol de falta de Roberto Carlos é explicado pela física
Um dos gols mais famosos da história foi decifrado por físicos. Em 1997, Roberto Carlos, jogador do Brasil, fez um gol de falta na seleção da França, durante o Tournoi de France, um campeonato internacional. Até aí, tudo bem. Porém, a bola fez uma curva tão forte que a jogada ficou conhecida e virou polêmica. Seria esse gol possível? Foi de propósito? Foi sem querer?
Segundo físicos, não foi pura sorte. Os cientistas até descreveram uma equação para explicar a trajetória da bola nesse gol. Inclusive, disseram que a jogada pode ser repetida, desde que atenda certos pré-requisitos, como a certa força do chute, o giro adequado, e, principalmente, a distância correta do gol.
Os cientistas explicam que a trajetória de uma esfera é espiral, como um caracol, sendo que a curvatura vai ficando maior conforme a bola avança. Como Roberto Carlos estava a 35 metros do gol quando chutou a bola, a maioria da trajetória espiral do objeto foi visível.
O caminho percorrido pela bola, que parecia “desafiar” a física, era apenas um movimento natural da curva de uma esfera. Nada de efeitos de turbulência do ar ou gravidade; apenas pura física da trajetória de uma esfera em curva.
Em um campo de futebol, essa curva espiral ideal não é muito visível porque é modificada pela gravidade. Mas se os jogadores chutarem tão forte quanto Roberto, é possível minimizar os efeitos da gravidade. Porém, se o jogador estiver mais perto do gol do que Roberto Carlos estava, as pessoas só verão a primeira parte da curva. [BBC]
15 comentários
Ah, sim!! Praticamente em todos os jogos alguém faz uma curva dessa, facinho.. =/
Dá-lhe TIMÃOOO!!!!
Legal a matéria. Parabéns. Uma sugestão visite a página http://www.atitudejb.com.br e dê uma olhada na esplicação do efeito Magnus proposto pelo Professor Mestre em Física Altair Lorencete da Escola Estadual João Bley, Castelo, ES, sobre o mesmo lance.
NÃO SERIA MELHOR EXPLICAR A CURVA QUE A BOLA FAZ AO INVÉZ DE FICAR FALANDO DE FULANO OU SICRANO, TODOS OS DIAS AO VER UMA PARTIDA DE FUTEBOL VEJO VÁRIOS CHUTES DESENVOLVEREM CURVAS,UNS MAIS OUTROS MENOS MAIS A EXPLICAÇÃO É A MESMA.
O chute e poderoso igual o timao
O gol foi muito bonito. Isso é o que realmente importa. O futebol arte.
http://www.youtube.com/watch?v=jGZ8NwqiSGY
Não disse nada que eu ja não sabia sem ser um fisico !
A explicaçao que eu conhecia não era essa da matéria…
Tinha a ver com o sentido de rotaçao da bola, associado ao sentido do deslocamento da bola em relaçao ao ar…nas condiçoes certas, o ar passaria mais rapido de um lado da bola que do outro, gerando um gradiente de pressão e forçando a bola a fazer uma curva no ar…mais ou menos do mesmo jeito que funciona a asa de um avião…
por favor mais explicação cientifica
menos pagação de p4u pro roberto carlos corintians
podiam colocar a foto da curva da bola ao inves disso ai
tem tambem a do branco
muito mais famosa
Cara o RC eh foda mesmo(não sou corintiano)se descorda, te convido a fazer um gol desse.
Eu pensava que o vento(turbulencia no ar)fosse a causa da curva. Menos um engano meu, contabilizado. Grato.Seria interessante inserir um link do gol.
Como aspirante a físico digo:
Ele estava mesmo mesmo mesmo a pensar no spin a aplicar à bola tal como a força para que ela entrasse daquela maneira…
Quem estuda isto não tem mesmo nada que fazer à vida!
R.Carlos 06 é timão , todo poderoso
que falta de assunto !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!