Golfinhos “pegam carona” em baleias jubarte [vídeo]

Por , em 17.01.2012

Encontros recentes entre baleias jubarte e golfinhos mostram o lado brincalhão e divertido dessas interações.

Em dois locais diferentes no Havaí, cientistas observaram golfinhos “montando” nas cabeças das baleias. As baleias levantavam os golfinhos para cima e para fora da água, e então eles deslizavam de volta para baixo.

As duas espécies parecem cooperar entre si e não apresentam sinais de agressão ou sofrimento. Aparentemente, uma atividade social divertida como essa é extremamente rara entre as espécies. Já nas águas havaianas a interação parece mais comum, pois baleias e golfinhos foram vistos juntos mais de uma vez.

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

9 comentários

  • Cesar Grossmann:

    De fato, a jubarte e o golfinho não tem relação de presa e predador. De fato, eles não tem relação alguma, são só “vizinhos”.

    O que ocorre é que na natureza a maior parte das relações são de presa e predador, e este caso é uma exceção interessante.

  • Thays Henriques:

    Ela estava brincando com a comida…

  • Guaraná Taí !:

    Desde quando golfinhos e baleias jubarte possuem uma relação presa/predador??? Que matéria sem-vergonha!!! Nem o vídeo é vídeo de verdade…

  • Emerson Brito:

    Muito interessante !

    Mas quando o título da matéria fala em “vídeo” temos a impressão que iremos assistir realmente um vídeo dessas brincadeiras, o que não é verdade. Aparecem apenas fotos.

    Então o correto seria SLIDE, ao invés de vídeo…

  • Dasson:

    Quem escreveu esse texto parece que não sabe que baleias jubarte só comem Kril, um minúsculo camarão, creio que os golfinhos não brincariam com Orcas, seus predadores.

  • ADRIANO:

    Quem disse que só os gatos brincam com a comida.

    • Bruno Ramos Godinho:

      Bom… Eu não acho que os golfinhos comam as baleias…

      Mas isso é facilmente comparável aos seres humanos usando cavalos como montaria.

    • Wesley:

      Nós usamos o cavalo para nos locomover, acho que não é a mesma situação. Eu diria que é mais comparavel a um homem brincando com um cachorro, uma interação social entre espécies diferentes

    • Bruno Ramos Godinho:

      Os humanos provavelmente começaram apenas se divertindo com os cavalos, pra depois descobrir que era algo muito útil e começar a usar pra locomoção.

Deixe seu comentário!