Google vai usar seus e-mails para direcionar anúncios

Por , em 1.04.2011

O Google vai utilizar os dados dos e-mails que você troca para direcionar os anúncios que aparecem na sua caixa de entrada do Gmail. Este novo sistema de publicidade significa, basicamente, que você vai se deparar com propagandas mais relevantes, ao invés daquelas aleatórias.

A empresa disse que o sistema usará sinais similares aos utilizados pela função “Caixa de Entrada por Prioridade”, lançada em agosto do ano passado e tenta selecionar quais dos seus e-mails são mais importantes. Estes sinais incluem quem te mandou a mensagem, se você leu ou não, e as palavras-chave da mensagem.

Por exemplo, se você troca e-mails com seus amigos sobre cozinhar, e você lê as respostas, o Gmail pode começar a mostrar anúncios relacionados à cozinha, receitas ou objetos para cozinhar. O Google disse que melhorar o sistema existente de propagandas, o número de anúncios reduziria um terço.

Mesmo assim, parece estranho pensar que seu e-mail vai ser investigado. Contudo, o Google avisa que o sistema será totalmente automático, nenhum humano vai ler suas mensagens e nenhuma informação pessoal será enviada aos anunciantes. Eles só querem aumentar as chances de você clicar em algum banner. Claro, estas são as declarações oficiais.

Como vários outros destaques do Google, este novo sistema é acionado automaticamente, mas você pode desabilitá-lo nos ferramentas do servidor de correio eletrônico. [Msnbc]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 1,00 de 5)

4 comentários

  • Thiago Luiz:

    Sou Cientista da Computação e digo que SIM, isso é possivel. Através de algoritmos de mineração de dados, conceitos de WebSemantica, onde baseado no historico de acesso e buscas realizadas por cada usuario, os desenvolvedores do Google podem implementar filtros, que analisem somente aquilo que voce acessa com maior frequencia, direcionando emails e anuncios especificos pra voce.

    Essa ideia ja ocorre em sites de compras (Submarino, MercadoLivre, etc), onde baseado em suas buscas dentro do proprio site, pelo “rastro” que voce deixa ao acessar os produtos, os algoritmos utilizados nos sites, “filtram” o que voce acessou e passam a compor um universo de informações (metadados) que será direcionada a consumidores e usuarios que possuam aquele perfil determinado.

    Isso, pra quem le e estuda, ja nao é nenhuma novidade!

    OBS: Todo mundo sabe que Papai Noel existe…e sabe tbm que ele nao usa Treno! (#FAIL)

  • Gyver:

    Isso já está a acontecer. Ainda esta semana troquei mensagens de ferias e no ad words do lado direito lá estava ads de ferias.

  • Alex Keher:

    Não entendo essa paranóia.
    O Google oferece serviços excelentes como o Gmail e o Maps e sua receita advém de propagandas.
    Simples assim.
    Fazem o possível para que as propagandas sejam mais eficientes aumentando a receita e deixam isso bem claro.

    “Não existe almoço grátis”.
    E pesando os prós e contras, acho o que o Google oferece bem barato.
    Se a MS quisesse me dar um Win7 de graça com algumas propagandas eu aceitaria também.

  • jose51:

    ah tah…Acredito tambem em Papail Noel…

Deixe seu comentário!