O Google espionou você por três anos

Por , em 17.05.2010

Se serve de consolo, a gigante da internet pede desculpas por isso. O fato é que por alguns anos você foi espionado pela Google Street View (ou seja, “Vista das Ruas da Google). Eles estavam mapeando as ruas, coletando nossas informações Wi-fi e reunindo dados de nossos pagamentos.

Segundo o Google, nenhum desses dados foram usados nos produtos da empresa. Depois que um auditor analisou os dados recolhidos pelo programa Street View, percebeu que a gigante reuniu um “pouco mais de dados do que pretendia”.

Supostamente, o Google não pretendia ter acesso a esses dados, e irá tentar controlar o sistema do Street View para que ele não colete dados privados.

No entanto, nenhuma informação sobre o armazenamento dos dados já coletados foi divulgada. O mistério permanece. [Gizmodo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

28 comentários

  • Esquadros:

    A questão não é fazer ou não algo de errado, é apenas de direitos. A partir do momento que damos direito a essas empresas e aos governantes de nos monitorarem, eles possuem neste momento grande poder nas mãos. E não, desde os primórdios dos tempos não era assim, desculpem mas no Egito Antigo o Faraó não buscava no google onde comprar suas jóias ou lápis de olho. O problema é a proporção que isso está tomando. Governos e pessoas fazem tudo por poder, e gente, saber o que uma pessoa faz na China estando nos EUA em menos de segundos, isso é um poder incrível, e nas mãos erradas, bem… preciso prosseguir?

  • Esquadros:

    Ok, agora nos conte uma novidade. Alguns aqui tem uma memória muito curta kkkk

  • vicente:

    aff eu nao matei ninguem entao to de cabeça fria

  • darlesson:

    essa google é como eu FO-DA

  • glaucio:

    Penso que a espionagem não é o grande problema, sempre fomos espionados e sempre seremos, o problema na minha opinião, qual o objetivo de se espionar pessoas comuns? Nenhum, não há sentido nisto, partindo da idéia das conspirações, não precisa de nenhum aparato ultra moderno para espionar ou controlar uma pessoa ou país. Vejam bem, quando é permetido que empresas estrangeiras se instalem em um país (não sou contra isto) e cormecializam os mais variados produtos (cocacola, carros, vacinas, computadores, etc) já somos de uma maneira nada sutil espionados e controlados. A Google não faz nada que não permitamos que ela faça, assim como compramos uma cerveja ou comemos no BurgKing, nós queremos isto e aceitamos passivamente e o pior defendemos tudo isto. Não quer ser espionado ou controlado? Não use mais a internet, não abra uma conta no banco, não tire seu titulo de eleitor, não compre uma casa financiada, não pague a conta no McDonalds com seu cartão de crédito e principalmente não assista mais Televisão. Vá mora na floresta de preferencia enterrado se não o Google Earth te acha.

    • jodeja:

      Também não tenho medo, pois não faço nada errado,logo… A minha vida é um livro aberto, mas, claro, escrevo em código.

  • JUMENTO:

    Para Rita B. :

    Que interesse os Mormons (obrigado pela correção) tem eu particularmente nem faço ideia. Tento presumir que seja por boas causas ideologicas.
    Ao meu ver, pode estar relacionado a influencia mundial e predominancia.

    Há anos, aprendiamos francês nas escolas… predominancia Europeia.
    Hoje, aprendemos ingles… continua como base a predominancia europeia mais enfatizada pela Norte-Americana.

    Já observou a predominancia mundial da Lingua Inglesa?
    Culturalmente isso é menos impactante (pelo menos por enquanto)… daqui a alguns anos, talvez o Halloween seja um feriado nacional ou ponto facultativo..rs.

    Um dos ditos norte-americanos voltado a guerra é que:
    CONHECENDO O INIMIGO, PODE-SE TIRAR MAIS VANTAGENS… Talvez vejam o Mundo como Inimigos..rs.

    Pena que meu estilingue não consegue mandar uma pedrada nesses satelites.

    Tem momentos que chego a “Viajar na Maionese” … por exemplo:

    Se o Telescopio Hubble pode “enxergar” e “fotografar” a milhares de Anos-Luz (é longe hein…???) da Terra… o que aconteceria se fosse voltado seu foco para nosso Planeta? Será que daria pra ver um “átomo”.

    Qdo sair de casa, dá um tchauzinho pra sua vizinha que te espiona, e lembre-se de dar um tchauzinho para o céu tbm…rs.

  • António Toscano:

    Adeus terra antiga, vamos para terra moderno!

  • Rita B.:

    Tire o ponto de interrogação depois da ultima frase.

  • Rita B.:

    Nossa Jumento, até que vc não é Jumento como se auto define, gostei do que li. Eu sou espionada todos os dias pela minha vizinha da frente (uma senhorinha), mas disto eu acho até graça, coitadinha. E essa dos Mórmons? eu não sabia, que tanto interesse tem eles por aqui? Me responda Jumento?

  • JUMENTO:

    O programa Street View d Google não é no Mundo todo e sim nas principais cidades, principalmente as americanas. Ou voces acham que um cara da Google ia ficar com uma anteninha Wi-Fi dentro de um morro do Rio ou São Paulo?
    Que isso não é novidade todos nós sabemos. Os satelites que a Google usa são os mesmos que a Globo usa para transmissão de sinal, o Governo usa para Georreferenciamento e muitas empresas usam para alimentar seu GPS. Agora vem onde quero chegar… essas empresas (inclusive a Google) usam recursos de satelites que já estão disponiveis para “Dominio-Publico” (quem não souber direito o que é dominio-publico, consulte antes de se alarmar) nenhuma dessas empresa conseguem usar recursos que já não tenha sido projetado e usado. Os passos de cada pessoa aqui embaixo ja é espionado desde que satelites existem no ceu pelas Forças Armadas Americanas. Claro que eles não vão ficar espionando o Zé da Esquina que vende aquele pastelzinho de gato que pega no fundo do quintal. O Governo Americano e as Forças Armadas Americanas (que foi os pioneiros) perceberam que com os recursos de cada satelite projetado e em uso lá em cima poderia ser “consorciado” por redes privadas comerciais e ancoraria um bom faturamento para ancorar recursos para novos horizontes espaciais e o resultado está aí… muitas empresas “somente alugam” os recursos que os satelites foram projetados. Bom… o assunto é vasto e resumindo, já somos (o mundo todo não só os brasileiros) espionados a anos (e por anos nisso).
    Ah, um detalhezinho… um ato de espionagem “pelo menos eu vejo assim” já é feito muito, mas muito antes da existencia de satelites. Quem tem cartório de registro civil ou tem amigo dentro pode ratificar o que vou dizer: Uma religião americana visita todos os cartorios do Brasil e do Mundo (onde pode é claro) para saber quem nasceu, quem morreu e pegar mais alguns dados e com autorização federal de cada país. Quem? OS MORMOS.
    Desde que cada brasileiro nasceu, eles ja sabem que existe e onde existe.

    Ufa…

  • Fernando Sávio:

    O fato é que não é só a google que faz esse tipo de coisa..
    E ninguém vai fazer nada contra isso… Ninguem nunca fez..

  • Rafael:

    Alguém disse 1984?

  • Oráculo:

    Tá bom José, “eles” são todos alienígenas então?!

    ahaha

    Então, já que a google tem acesso a todos estes dados.. correto? e não é divulgado, mas está armazenado, correto?

    Quem garante que quem hakeou a google na china não tenha acesso a estes dados?
    e poior ainda, quem garante que quem hakear ela não terá acesso a estes dados futuramente????

    Neura neura e neura, mas é uma questão de segurança pessoal, estadual, nacional, e até mesmo, mundial…

  • @AtomicBlue:

    FALANDO DE MICROSOFT… Quero compartilhar aqui a minha experiência.

    Utilizo com muita frequência os mais diversos serviços online, principalmente quando se trata de web 2.0, e assim que foi anunciado, comecei a testar o Windows Live Skydrive. O fato é que, com o tempo, explorei amplamente o serviço, e comecei a colocar todo o tipo de coisa que salvava na internet, principalmente imagens – e algumas músicas -, porque meu computador estava com seu hd de míseros 40 GB lotado.

    Diferentemente do que sempre aconteceu nos demais serviços que usava, inclusive os do Google, a microsoft, que garantia privacidade total aos meus dados, bloqueou meu acesso ao meu próprio Skydrive.
    Me vi sem todas as imagens, desenhos e fotos que salvava do DeviantArt, animes, yaois e alguns vídeos. Mandei prontamente um email pedindo explicações, e a justificativa é que eu tinha material impróprio no Skydrive. O problema se extende, mas em linhas curtas, reclamei, perguntei sobre que tipos de materiais exatamente eram impróprios – embora eu já soubesse que eram os mangás yaois -, e argumentei sobre o caso da lésbica norte-americana que foi EXPULSA da rede XBox Live por ser Lésbica.
    Reativaram minha conta, e me deram acesso.
    Mas foi temporário. Em pouco tempo, já estava completamente bloqueada – de novo -, e dessa vez eles não estavam pra conversa.

    Vale lembrar que sou um Homem de 19 anos de idade, e tenho certeza que o problema nasceu simplesmente do preconceito Dentro da empresa. Não tem desculpa em relação à política: E daí que tem imagens e desenhos de dois homens se beijando? Eu por acaso estou divulgando-as na internet? O Skydrive é meu, os arquivos ficavam disponíveis somente para mim – sendo a única coisa q eu tinha compartilhada, era com uma mulher de 22 anos de idade que também escreve e desenha os mangás -, e eu, como adulto, tenho todo o direito de por a parafernalha que quiser ali, desde que não inflinja nenhuma lei. E eu achei que desenhos – e imagens – de romance entre homens não iam contra nenhuma lei.
    Mas, olhando para as medidas tomadas em relação a pessoas e conteúdo homossexual, dá pra ver que a microsoft trabalha com leis próprias.

  • Jose A.:

    Bah, isto já tá virando neura, “Eles” fazem isto já faz tempo, desde os primórdios da civilização.

  • É didícil mesmo…:

    Poderia ser uma farsa do EUA para de certa forma mapear todas as áreas do mundo… já imaginaram se hitler,mussolini e os japoneses tivessem as coordenadas exatas com tal facilidade que se tem hoje? No futuro numa guerra talvez os EUA sendo a matriz dessa empresa pode ter em suas mãos muito mais do que meras imagens e mapas não é mesmo? Numa guerra muitos generais dos terceiro mundo vão tentar consultar os mapas rápidos e práticos,será que vão conseguir?
    Mudando as hipóteses apocalípticas,vamos pôr um pouco de humor nessa matéria?
    Será que eles também filmaram de boa, as regiões do Afeganistão,Paquistão,Irã,Iraque,Coréia do Norte,Cuba,China,Rússia ou outros amiguinhos? Entnedem? Pq esses países se preservam?

  • yuji:

    eeeeeeee , está chegando o super Big Brother , bancos , votos , cartões eletrônicos , daqui a pouco , vão saber o que você compra , come , onde vai , quanto tem na conta , o que faz no dia a dia , sei lá viu .

  • Elyson:

    Dominar o mundo… vocês estão assistindo demais o Pink e cérebro. Ainda existe livre arbítrio sabiam?

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Não entendi a estória deles terem acesso a dados de pagamento… quais dados de pagamento sendo que o Google não tem vendas… ele tem o serviço Checkout, que é um Paypal do Google… será que é a isso que o artigo se refere?

    • vicente:

      é que eles viam vc indo para casa loterica ow qualquer outro lugar qhe vc poderia visitar para paga as contas

  • Dimas:

    Além disso tá mal traduzido… Fui ler o artigo em ingles e não fala nada sobre pagamento (payload não significa pagamento…)

  • Dimas:

    Mas que artigo mal escrito… falou, falou, falou, mas não disse nada…

  • Davi Dalben:

    Em breve: Google Street View Real Time – veja o que está acontecendo agora, em qualquer lugar do mundo, em tempo real.

    Para quem ainda não percebeu: eles JÁ dominaram o mundo.

  • Anderson:

    Isso é velho…

    A Microsoft faz isso ha muitos anos e não é divulgado. Ou você pensa que o tio “Bill” não sabe que vocês está usando software pirata? Ele nunca dá ponto sem nó…

    Como vocês são inocentes… rs

    =D

  • Tchuco:

    Mais uma empresa prestes a “dominar” o mundo e mudar nossos costumes, assim como a coca, o mac donalds, wallmart, e por ae vai. Essas empresas vão se expandindo e decidindo o que vamos comer, beber, e agora com a google….

    …¬¬

  • hp:

    kkkk…google nao vai dominar o mundo… jah dominou..
    pense bem…hje em dia o mundo virtual vale mais que o real.
    quem te indica o caminho? qm te da as respostas? gooooooogle…
    assustador a dependencia q a gnt cria d uma tranqueirinha destas…

  • thestorniolo:

    uau
    sera que,não estamos mesmo seguros!?
    primeiro o google coleta nossas informações,depois,a dos presidentes,depois,DOMINA O MUNDO!!!
    TÃM,TÃM,TÃ,TÃÃÃÃ!

Deixe seu comentário!